OKR é uma das metodologistas por trás do sucesso das empresas
Google foi a pioneira na utilização da ferramenta de gestão
Grandes corporações como Google, Microsoft e Amazon já contaram com poucos funcionários e uma receita muito menor do que apresentam hoje. Além de produtos inovadores, e que revolucionaram o mercado, o que essas companhias fizeram para ter sucesso é manter uma gestão de negócios bastante estruturada, e que inclui desde a definição até o acompanhamento de metas.
Embora boa parte das empresas não divulgue a receita de bolo que as fizeram crescer tanto, algumas indicaram algumas ações e até metodologias que ajudaram a chegar onde estão. Muitas delas utilizam o quadro Kanban para obter melhor compreensão do processo e carga de trabalho. Por meio dele é possível visualizar problemas que podem impedir a conclusão de tarefas pela equipe.
Essa é uma das ferramentas bastante utilizadas por grandes corporações, já que permite um novo nível de transparência e a identificação de problemas que afetam a eficiência de todo o trabalho, em geral.
Já entre as metodologias mais citadas está a OKR que foi criada na década de 1970 e começou a ganhar notoriedade em 1999.
O que é metodologia OKR
A metodologia OKR é utilizada para estruturar as metas e objetivos de maneira clara. O O da sigla significa objetivos e representa os desejos qualitativos da companhia, como aumentar a receita. Já as letras OKR são resultados-chave, o que na prática significam o que se espera alcançar, mas de forma quantidade, por exemplo, para aumentar a receita, é necessário vender 15% mais do que no último trimestre.
A fórmula OKR é estruturada da seguinte forma: eu vou (objetivo) conforme medido por (quais serão os números que irão validar o objetivo). Há ainda um complemento a essa expressão que são as iniciativas. Além das metas em si, é importante ter em mente o que deverá ser feito para atingir os objetivos.
Em termos práticos, poderia ser assim: eu vou melhorar a satisfação dos clientes, conforme medido por 100 pesquisas de satisfação e, para isso, preciso diminuir o tempo de espera por atendimento. A ideia por trás da metodologia parece simples, mas muito eficiente para traçar metas tangíveis e que façam a diferença na organização.
Exemplos de empresas que utilizam OKR
Depois de entender o que é OKR, vale conhecer empresas que utilizam a metodologia. O primeiro deles é o Google, que foi a empresa responsável pela fama da metodologia. Em 1999, a companhia de tecnologia ainda engatinhava quando adotou a metodologia. O OKR deu tão certo por lá que passou a fazer parte da cultura, pois permite que toda a organização concentre esforços nas mesmas questões importantes, ou seja, nos objetivos que deseja alcançar.
Outra multinacional que ganhou bastante com o ORK é a Microsoft. Segundo o seu próprio fundador Bill Gates, quando ele abriu a empresa tinha dificuldade de lidar com algumas questões mais gerenciais. Porém, seguindo o exemplo de Andy Grove, que criou o método e que era uma inspiração para Gates, a Microsoft começou a colocar as ideias em prática. O fundador da Microsoft já chegou até a afirmar que deixou de realizar negociações porque não acreditava que os objetivos estavam claros o bastante.
Além do Vale do Silício, onde estão as principais empresas de tecnologia do mundo, outras companhias têm seguido a metodologia de gestão. No Brasil, por exemplo, o Nubank é um negócio que utiliza o OKR. Segundo esta entrevista com a CEO do banco Nubank, planejar apenas não basta. É necessário ter ferramentas para manter a motivação e saber exatamente como atingir um objetivo. Nas palavras de Cris Junqueira, é menos produtivo separar o objetivo de carreira do objetivo do negócio.
Aliás, por esse motivo também, uma das grandes premissas do OKR é que toda a organização participe da sua elaboração. É importante que os objetivos não sejam definidos apenas pelos líderes, mas discutido com os colaboradores, para que todos entendam onde e como chegar ao objetivo. Sem contar que faz parte da metodologia manter toda a equipe da mesma página, ou seja, ciente das metas estabelecidas.
Como visto, apesar de o OKR não ser uma novidade no mundo dos negócios, ela continua sendo uma ferramenta bastante útil para as organizações. Embora a metodologia seja mais famosa por conta das grandes empresas, ela pode – e é até recomendável que seja – ser usada por empresas que estão começando. Afinal, boa parte dos negócios de sucesso já foram pequenos, como é o caso do Google.
O site mais atualizado de 2024!