Prédios tortos de Santos: Perigos, Fotos e motivos da inclinação
Santos é uma cidade que fica no litoral do estado de São Paulo e é uma das mais importantes do país. Isso não apenas por conta do Pelé, Rei do Futebol, mas também por conta de seu porto, que recebe cargas do mundo inteiro.
No entanto a cidade que é bastante turística, também tem seus problemas. E um dos problemas é a questão dos famosos prédios tortos na cidade. Afinal de contas sempre existe o receio de acidentes e grandes tragédias.
E neste caso a maioria dos prédios tortos em Santos ficam na orla principal das praias da cidade. Além disso o processo de inclinação começou a acontecer no início da década de 1970.
Então isso aumento o perigo e a preocupação dos moradores. Felizmente nunca aconteceu nenhum acidente e nunca também ninguém se machucou ou teve alguma queda, apenas a inclinação.
Aliás quando se fala dos prédios tortos de Santos, é impossível não fazer uma relação com a famosa Torre de Pisa, na Itália, que tem uma forte inclinação. No entanto no caso italiano a inclinação é bem maior.
Prédios são vistos de longe
Quem está embaixo do prédio na rua talvez não perceba a inclinação. No entanto para quem está de longe, principalmente no mar, consegue ver exatamente alguns dos prédios inclinados.
Embora seja uma ‘atração’ para muita gente, é motivo de preocupação. Afinal de contas tem muita gente morando ali perto e, em um eventual acidente, iria acontecer uma grande tragédia.
Por isso ao longo dos últimos anos, diversos estudiosos e especialistas se debruçaram para tentar descobrir uma forma de parar as inclinações. E também, para descobrir o motivo para que isso tenha acontecido.
Na prática é possível que o solo arenoso da Baixada Santista seja o principal motivo de essas edificações ficarem com essa inclinação tão assustadora. De acordo com dados da própria prefeitura de Santos, a cidade tem cerca de 65 prédios ‘tortos’, onde pode afetar a vida de cerca de 16 mil pessoas.
E as inclinações ficam entre meio metro e 1,8 metro de lateral. Por isso se tornou algo tão preocupante para os moradores e para as autoridades da cidade de Santos. E é ainda algo desafiador para todos.
Força-tarefa para resolver
A partir de 2004 Santos começou a trabalhar, para valer, para resolver os problemas dos prédios inclinados. Então a cidade apostou em um projeto ousado e com uma engenharia avançada para tentar resolver esses problemas.
Na prática os engenheiros apostaram em equipamentos hidráulicos que ajudavam a levantar a estrutura dos prédios de uma forma bem lenta e gradual. Isso era em torno de 5 milímetros por dia. Então foram preenchendo os vãos com determinadas chapas de aço. Tudo isso até que o prumo fosse alcançado.
Na sequência novas vigas também foram fixadas em uma profundidade total de 55 metros. Consequentemente estruturas de concreto conectaram a antiga fundação às novas vigas, endireitando os prédios tortos de Santos.
Atualmente fica mais difícil encontrar algum prédio torto na cidade da Baixada Santista. Contudo é sempre bom tomar o máximo de cuidado. Isso porque se há esse problema de áreas arenosas, poderá acontecer também em um futuro próximo novamente e até com prédios mais novos.
História breve
Para quem não sabe muitos dos prédios mais robustos que existem na orla de Santos, começaram a ser construídos na década de 1950 na cidade. Desta maneira os prédios voltados para pessoas mais abastadas passaram a substituir os antigos casarões, que também fizeram muita história.
No entanto a construção desses prédios resultaram, muitas vezes, nesses problemas de ficarem tortos. Naturalmente isso não aconteceu com todos os prédios construídos em Santos.
Nos dias atuais com o avanço da engenharia e da construção civil, fica mais difícil de acontecer esse tipo de problema. No entanto sempre há a necessidade de uma forte fiscalização para evitar maiores problemas.
E isso não é algo apenas que se deve focar em Santos. Por exemplo em julho de 2024, um prédio condenado pela Defesa Civil desabou em Recife e deixou vítimas fatais e feridos.
No entanto não eram prédios inclinados, como os de Santos. De todo o modo serve de alerta para evitar que esses problemas possam vir a acontecer. Em Santos como dito acima, ainda não teve nenhum tipo de acidente, felizmente.
Mas a história dos prédios tortos, que não se repetiu mais nos tempos atuais, deixou muita gente nervosa e preocupada. Por fim as obras para resolver as inclinações em Santos aconteceram entre os anos de 2012 e 2014.
No total se gastou cerca de R$ 1,5 milhão, que foi bancado pelos próprios moradores, mas com linhas de créditos fornecidas pelo Governo Federal na época, minimizando os gastos e também garantindo maior celeridade no processo.
Atualmente há uma grande fiscalização e uma grande preocupação em Santos por conta dos prédios tortos e inclinados.
Prédios tortos de Santos: Fotos
O site mais atualizado de 2024!