Painel Solar: Como Funciona e Como Instalar em 2024 

O painel solar é um equipamento que muitas pessoas estão começando a usar, embora já não seja uma novidade no mercado. No entanto, esse painel ajuda basicamente a ter uma grande economia de luz e, também, ajuda o meio ambiente.

painel-solar-como-funciona Painel Solar: Como Funciona e Como Instalar em 2024 

Afinal de contas, se trata de um produto com energia totalmente renovável, ou seja, que não vai extrair nada da natureza e nem prejudicar o meio ambiente.

Embora ainda seja uma tecnologia não muito barata, o painel solar é um importante aliado dessa questão mundial da sustentabilidade.

Por isso, quando alguém for instalar um painel solar em casa, poderá levar tudo em isso em conta como peso a favor, em detrimento do preço final do painel. Então, é um investimento que pode ser dos mais interessantes para as pessoas no dia a dia.

Vantagens do painel solar

Além de toda essa questão ambiental e de sustentabilidade, ainda tem a questão econômica. Apesar de o painel solar ainda estar longe de ser um item barato, ele pode compensar no futuro não muito distante.

Isso porque, ao usar o painel solar em uma casa, a estimativa é de se economizar até 95% no consumo de energia. Portanto, uma pessoa que gasta R$ 100 por mês de conta de luz, vai passar a gastar apenas em torno de R$ 5.

Naturalmente, isso é um exemplo, pois, as companhias de eletricidade costumam cobrar uma taxa mínima mensal, que normalmente é acima desse valor. No entanto, realmente o preço da conta fica mais barato e se torna muito vantajoso para o cliente.

Mas, para aquele consumidor que ainda está com dúvida e tem o receio de arriscar, uma boa dica é conversar com quem já tenha o produto em casa. Assim, poderá trocar ideias, ajustar algumas coisas e, quem sabe, ganhar a confiança necessária para instalar a energia solar em casa.

Inclusive, isso ia ajudar a diminuir muito a demanda de eletricidade das hidrelétricas e termelétricas, por exemplo. Assim, apenas o meio ambiente tem muito a ganhar com isso.

painel-Solar-como-funciona-e-como-instalar Painel Solar: Como Funciona e Como Instalar em 2024 

Luz elétrica continua

No entanto, o que muita gente não sabe, é que se colocar um painel solar em casa, terá também que continuar com a energia elétrica conectada. Isso porque ainda não se tem a tecnologia toda solar em uma casa e ainda existe a parceria com as empresas de eletricidade.

Outra questão importante para se mantar a energia elétrica como segunda opção é o período de chuvas.

Nestes casos, fica mais difícil o painel conseguir captar energia solar suficiente para o uso da energia em casa. Assim, a eletricidade precisa ser acionada para suprir essa falta do equipamento.

Desta maneira, o proprietário não vai ficar sem nenhum tipo de energia. Aliás, em alusão aos carros, podemos dizer que é uma casa ‘flex’, afinal de contas, pode usar a energia elétrica e a energia solar.

Atualmente, no mercado brasileiro, existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço e, desta maneira, as opções crescem cada vez mais. Consequentemente, a tendência é baixar também o preço do produto e até mesmo da instalação.

Outra questão importante é que uma casa com energia solar instalada também tende a se valorizar. Assim, quem for comprar uma casa que já tenha o benefício, não vai nem precisar se preocupar com isso.

Portanto, na hora de um proprietário vender um imóvel, poderá até mesmo aumentar um pouco mais o preço da venda, para garantir um bom argumento na hora de ter o lucro. Assim, é uma chance a mais de conseguir fazer um bom negócio.

Contudo, também precisamos ficar atentos às manutenções periódicas do seu painel elétrico. Afinal de contas, eventualmente eles também vão precisar de alguns cuidados, até para ter uma durabilidade maior.

E isso também tem um custo, que precisa ser pesado na hora da compra. Contudo, de um modo geral, vai valer a pena.

painel-solar-como-instalar Painel Solar: Como Funciona e Como Instalar em 2024 

Painel solar para empresas

Agora, o que também se tornou muito comum nos últimos anos é as empresas também aderirem ao uso do painel solar. Isso porque, naturalmente, vem gerando uma grande economia de gastos.

Assim, é cada vez mais comum também ver algumas grandes indústrias lançando mão do uso desse equipamento. Em muitos casos, os painéis solares ficam em cima do telhado das empresas e das casas.

No entanto, em outros casos, ficam colocadas e instaladas no chão, desde que seja em um lugar com muita incidência de luz solar, para melhorar o desempenho do equipamento. Por fim, a energia solar veio para ficar e esses painéis vão ser um grande aliado da sustentabilidade e também das pessoas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Painel Solar: Como Funciona e Como Instalar em 2024  O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário