Por que, por quê, porquê e porque: Quando usar e exemplos

A Língua Portuguesa é conhecida por despertar dúvidas. E uma das principais dela, certamente é em relação ao uso dos porquês existentes no nosso idioma. Você sabe quando usar e quais as diferenças entre o Por que, por quê, porquê e porque? Em caso de resposta negativa, o artigo de hoje foi feito para você.

Independe de estar se preparando para um concurso público, um outro tipo de processo seletivo ou se apenas por uma questão de curiosidade, continue com a gente até o fim, faça uma boa leitura, arrase no uso do Português e não erre nunca mais.

saiba-quando-usar-os-diferentes-tipos-de-porques-jpg Por que, por quê, porquê e porque: Quando usar e exemplos

O Português e o uso dos porquês

A Língua Portuguesa é considerada uma das línguas mais difíceis de aprender, em especial quando se trata de estrangeiros. Um dos motivos para isso está relacionada a existência de diversos significados para uma mesma palavra. Aquilo que chamamos de variação linguística também interfere bastante no aprendizado, considerando que além do significado, a pronúncia de determinadas palavras também podem sofrer alterações dependendo de onde são faladas.

O “aipim”, por exemplo, é conhecido também como mandioca ou macaxeira. Assim como sandália também é chamada de chinelo e tangerina de mexerica, além da guerra para decidir entre biscoito ou bolacha. No caso dos porquês, uma única palavra, usava de maneiras diferentes, possuem significados igualmente diferentes.

E embora pareça difícil, não significa que seja impossível compreender quando utilizar cada um deles. Em casos assim, é possível que você e sua mente juntos encontrem formas de decorar o uso das palavras, através de mapas mentais, ligações com músicas, entre outras ferramentas disponíveis. Você só precisa descobrir qual a ferramenta mais adequada para você e começar a usá-la. A partir do próximo tópico você vai começar a aprender sobre quando usar porque, porque, por quê e porquê. E mesmo que inicialmente você tenha dificuldade para decorar as razões, conhecer quais são elas é o primeiro passo para o seu sucesso nessa disciplina.

uso-dos-porques-aprenda-quando-usar Por que, por quê, porquê e porque: Quando usar e exemplos

Quando usar o por que e o por quê

Vamos começar com o por que, sem acento e separado.  Ele é utilizado para realização de perguntas, especialmente quando a pergunta está no início da frase. Em caso de dúvidas, imagine que o “por que” poderia facilmente ser substituído por: Por qual razão ou por qual motivo ou ainda por “pelos quais” ou “pelas quais”.

Veja alguns exemplos:

  • Por que você faltou a aula ontem?
  • Por que você está chorando?
  • As situações por que passamos.

Já no caso do por quê, separado e com acento, você imagina quando devemos usar? Bom, nesse caso, usamos o por quê pelo mesmo motivo que usamos o por que separado e sem acento, no entanto, o usamos quando a pergunta está no final da frase. Sendo assim, “por quê” tem a mesma função que “por qual razão” ou “por qual motivo”, quando aparecem no final da enunciação. Veja os exemplos logo abaixo.

Exemplos:

  • Você chorou ontem por quê?
  • Mesmo que você não tenha me contado, eu sei o por quê.
  • Ela sabe bem o por quê.

Ressaltamos ainda que, além de ser utilizado em perguntas, o por quê também pode aparecer antes de exclamações ou de ponto final, contato que possua o mesmo sentido.

dicas-e-exemplos-de-quando-usar-os-porques Por que, por quê, porquê e porque: Quando usar e exemplos

Quando usar porquê e porque

Agora que você já aprendeu a usar por que e por quê, vamos aprender quando usar “porquê” e “porque“. Devemos usar o porque junto e sem acento quando possui a mesma função ou significado de falar “Pois”, “Em razão de” ou “Uma vez que” e até mesmo “Visto que”. Ou seja, então os porquês usados anteriormente possuem a função de questionar, o porque junto tem a função de responder a esses questionamentos.

Veja os exemplos do uso do porque a seguir:

  • Eu chorei porque estava cansada.
  • Eu faltei a aula ontem porque estava com febre.
  • Porque é mentira.

Enquanto isso, usamos o porquê, junto e com acento, também com o intuito de explicar, no entanto, a palavra “porquê” atua como um sinônimo de “motivo” ou de “razão”. Mesmo que pareça confuso ou que as definições desses porquês pareçam iguais, observe os exemplos a seguir para conseguir compreender o uso do porquê de maneira mais assertiva.

Exemplos:

  • Eu não entendo o porquê de tudo isso.
  • Ele não me disse o porquê o de ter falado tudo aquilo.
  • Eu estava buscando o porquê, mas entendi que na verdade não existia.

o-uso-do-porques-nao-erre-mais-exemplos Por que, por quê, porquê e porque: Quando usar e exemplos

Dicas para fixação do conteúdo

Agora você já sabe quando usar cada um dos porquês da nossa Língua. Mas não se preocupe, é completamente compreensível que leve um tempo para acertar o uso em todas as situações. A vantagem é que ao menos na pronúncia não existe diferença, independente do motivo do uso.

Já para decorar o uso dos porquês na sua escrita, não existe exercícios de fixação melhor e mais indicado do que praticar. Separe cada um deles: Por que, porquê, porque e por quê e escreva exemplos para cada uma das situações.

Em caso de dúvidas ou para realizar correções, recorra ao uso do Google, livros ou enciclopédias (alguém ainda usa?). Após um tempo praticando, você com certeza vai começar a tirar esse assunto de letra e estará pronto para mergulhar em um nosso tema, afinal assunto é o que não falta quando falamos em Língua Portuguesa.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Por que, por quê, porquê e porque: Quando usar e exemplos O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário