Precisa dar o CPF na farmácia para ganhar desconto?

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento dos mais importantes, e que nos últimos anos vem sendo cada vez mais utilizado e atualizado. No entanto um fato também que vem fazendo com que esse documento seja cada vez mais importante, é o uso no comércio.

precisa-dar-o-cpf Precisa dar o CPF na farmácia para ganhar desconto?

Isso tanto para conseguir a nota fiscal estadual específica quanto também para conseguir alguns tipos de descontos. Por exemplo é o caso das farmácias, especialmente nas grandes redes de vendas de remédios no país.

Em muitos casos as redes de farmácia começam a pedir o CPF alegando que podem dar um determinado desconto, sobre um determinado remédio ou demais produtos que queira comprar. No entanto nem sempre isso vai acontecer e nem sempre será possível ter o desconto naquela unidade.

Assim o uso do CPF para conseguir um desconto também é opcional, e o cliente não é necessariamente obrigado a divulgar o seu documento para comprar um determinado produto.

Descontos muitas vezes são ‘camuflados’

Na prática como já é comum muita gente pedir o desconto na farmácia, se tornou também uma coisa já quase que automática. No entanto também é sempre importante observar se realmente, aquele desconto é verdadeiro.

Isso porque como já aconteceu e continua acontecendo em muitos casos, de a farmácia falar um preço acima do que realmente é real. Falar que vai ter um desconto e na prática, cobrar o mesmo valor normal do remédio, se não for acima do que é cobrado normalmente.

Então é sempre importante ficar atento ao preço médio dos remédios e também consultar outras farmácias. Inclusive há várias situações onde sem o desconto, a farmácia cobra até mais barato do que na outra empresa, onde se cobra mais caro mesmo com o desconto.

E isso não é algo apenas nas farmácias, pois vem sendo uma prática comum em outras redes de lojas, como algumas que vendem cosméticos e perfumes por exemplo.

precisa-dar-o-cpf-na-farmacia Precisa dar o CPF na farmácia para ganhar desconto?

Fidelidade do cliente

Outra situação em que as farmácias pedem o CPF do cliente é para uma suposta fidelização dele. Assim alegam que vão poder dar mais desconto para a compra de um determinado produto. No entanto hoje existe a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que protege as informações das pessoas.

Desta maneira as redes de farmácias não podem mais passar os dados dos clientes para outras empresas sem uma prévia autorização. Isso é até uma forma de fato, assegurar os direitos e também a segurança dos dados das pessoas. Mas o que também é fato, é que se tornou uma prática comum por parte dessas redes de farmácia de pedir o CPF dos clientes.

Com isso também poderá até mesmo implicar em outros problemas para as pessoas em um futuro não distante. E é disso que vamos falar um pouco a seguir.

precisa-dar-o-cpf-na-farmacia-para-ganhar-desconto Precisa dar o CPF na farmácia para ganhar desconto?

Relação com os planos de saúde

O que também pode gerar uma dor de cabeça para o cliente da farmácia na hora de dar o CPF, é a relação com os planos de saúde. Justamente por conta desses dados cruzados, a busca por remédios pode indicar naturalmente que se tem mais problemas de saúde.

Consequentemente as operadoras do plano de saúde tendo acesso a essas informações, vai entender também que aquela pessoa vai precisar de atendimentos médicos mais frequentes.

Desse modo também poderá eventualmente, aumentar o preço do seu plano de saúde, mesmo não necessariamente aumentando a sua idade, o que muitas vezes acontece. Então muitos clientes sabendo disso, evitar dar o CPF para a farmácia na hora da compra.

Inclusive isso já foi alvo de denúncia e apuração do MP (Ministério Público) no Distrito Federal há pouco tempo. Agora o que fica importante entender é que quando uma farmácia pede o seu CPF, não é por bondade. Mas sempre tem algum interesse por trás disso, e na ampla maioria das vezes o cliente mesmo não terá nenhum tipo de benefício.

Desta maneira quando for a uma farmácia e o funcionário pedir o CPF na hora de consultar o preço, não é obrigado. E se perguntar se tem cadastro na loja, não precisa dizer que tem e basta negar.

Além disso na hora de passar no caixa também não há a necessidade de dar o número do CPF para o funcionário, antes de passar o cartão. Até porque o consumidor não é obrigado a fornecer um documento para comprar qualquer produto.

Por fim também precisamos destacar que a obrigatoriedade de mostrar documentos se dá em uma situação de compra de remédios controlados. Nestes casos mesmo com a receita nas mãos, é obrigatório mostrar os documentos justamente por uma questão de segurança e saúde pública.

Desta forma evitando que outras pessoas mal-intencionadas, possam comprar um produto de uso controlado e utilizar de forma indevida. Fora isso o cliente não precisa entregar o seu número de CPF para a farmácia caso não queira.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Precisa dar o CPF na farmácia para ganhar desconto? O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário