Qual o telefone 0800 da CAIXA para consultar FGTS?
A Caixa Econômica Federal é um banco público e que fica responsável também pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Basicamente o FGTS é obrigatório para os trabalhadores formais, ou seja, registrados em carteira de trabalho.
Assim a cada mês quando recebem o salário, também recebem o valor do FGTS, que é depositado em uma conta específica. E o trabalhador só pode sacar em ocasiões excepcionais, que vamos tratar mais abaixo.
Desta maneira também é possível acompanhar o seu saldo do FGTS em sua conta, garantindo que se tenha um maior controle sobre esse valor tão importante. No entanto há várias formas de consultar o FGTS, algo que também vamos conversar agora neste post.
Afinal, como consultar o FGTS?
Antigamente era até mais difícil e burocrático conseguir saber o saldo do FGTS, que é um direito de todo o trabalhador. No entanto com o avanço da internet e dos aplicativos bancários, isso se tornou mais fácil e até mais rápido de se fazer.
Uma das maneiras é justamente através do telefone, que se torna algo mais rápido. Desta maneira o banco possui um número gratuito que funciona 24 horas, para ajudar os usuários. E se trata do 0800 726 0207.
Além disso hoje a Caixa já tem um aplicativo próprio do FGTS, onde o trabalhador pode consultar o saldo em qualquer situação. Com isso se torna bem mais fácil e prático saber o quanto tem na conta do FGTS.
E voltando a falar de telefone, também vale lembrar que o FGTS é um item que é possível de saber pelo seu telefone, através de mensagens de SMS. Desta maneira em tempo real, vai saber quando o empregador depositou o seu dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Contudo o serviço por SMS também é opcional, e a pessoa pode até mesmo cancelar o serviço de aviso quando quiser. Até porque muita gente prefere não divulgar quando acontece de receber esses valores, até por privacidade.
Consulta no Caixa Eletrônico
Embora menos usual atualmente, o caixa eletrônico também é um local onde podemos consultar o saldo do FGTS. Além do mais é muito prático e acessível com condições seguras.
No entanto isso só é possível para clientes da Caixa Econômica Federal, que disponibiliza em seu local essa possibilidade. Nos demais bancos isso não é possível. Mas com a facilidade de se consultar os valores no aplicativo do FGTS, nem há necessidade ir a num caixa eletrônico fazer isso.
Até por uma questão de segurança, já que muitos assaltos e sequestros relâmpagos acontecem nas portas de bancos, as chamadas saidinhas. Pelo aplicativo do FGTS, como dito acima, fica mais fácil de poder consultar o extrato.
Inclusive isso é possível com bastante detalhamento, garantindo que pode ver não apena quanto tem no total. Mas também o quanto estão depositando mensalmente e também o quanto está rendendo de juros.
Sobre isso também vale lembrar que o FGTS sempre rendeu menos que a caderneta de poupança e até abaixo da inflação. Desta maneira é um dinheiro que mesmo sendo dos mais importantes, com o passar do tempo ele acaba ficando um pouco defasado e já gerou muita reclamação das pessoas.
Importância do FGTS
Agora vamos falar um pouco da importância desse dinheiro, o qual deve ser sempre a partir de 8% do valor equivalente ao salário do trabalhador. E com a responsabilidade de o empregador depositar mensalmente, sob risco de multa e processo.
Assim como há muitos registros de empresas que não depositam o valor do FGTS regularmente, o trabalhador pode observar e cobrar. Esse dinheiro é importante principalmente para quando o trabalhador se aposentar. Com isso terá uma bolada a receber para viver dias mais tranquilos, quando estiver na terceira idade.
Mas também é um valor muito importante que o trabalhador pode usar para comprar a tão sonhada casa. Assim esse dinheiro também é liberado para esses casos. Outro detalhe, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa. Pode novamente receber o valor e ainda com 40% do valor total como multa, conforme previsto na constituição federal.
Atualmente também existem outras formas de se sacar o FGTS, como o saque-aniversário, por exemplo. Porém o trabalhador não pode sacar todo o valor, apenas uma parte. E se fizer isso, só poderá novamente ter acesso ao valor após dois anos.
Isso é até uma forma de preservar o dinheiro do FGTS, já que foi criado para ter esse propósito de ajudar a comprar casa, se aposentar ou ter um dinheiro para quando for demitido do determinado emprego.
Por fim outra coisa importante sobre o FGTS é que o trabalhador sempre, uma vez por ano recebe do governo o chamado lucro do FGTS. Que é quando há uma sobra do valor e esse dinheiro é rateado proporcionalmente nas contas dos trabalhadores, tanto os que são ativos quanto os que são inativos.
O site mais atualizado de 2024!