Acesse Nossas Redes Sociais

Finanças

Qualificação Cadastral: Como Fazer

Publicado

em

Se você é trabalhador ou exerce algum cargo administrativo em alguma empresa já deve ter ouvido falar sobre a Qualificação Cadastral.

Neste texto vamos trazer as principais informações sobre o programa e como você poderá consultar a situação cadastral no sistema.

Não perca!

qualificacao-cadastral-como-fazer Qualificação Cadastral: Como Fazer

Qualificação Cadastral: sobre o sistema

Inicialmente, você deve saber qual a utilidade do sistema de Qualificação Cadastral e um pouco mais sobre os benefícios trazidos com a implementação desse sistema governamental.

O programa é utilizado, especialmente, para que empresas possam conferir se os dados cadastrais dos seus funcionários coincidem com os dados encontrados no CPF e no CNIS.

O sistema de qualificação cadastral traz benefícios para a empresa e para os próprios funcionários que têm a sua qualificação neste cadastro.

Para a empresa, como exemplo de vantagem, podemos citar que esta qualificação irá otimizar a realização de algumas atividades relacionadas ao cadastro de seus empregados.

Agora, sob o ponto de vista dos funcionários, esse sistema de qualificação irá auxiliar na garantia dos seus direitos, já que irá evitar a colidência de dados, evitando erros.

Porém, como já mencionamos, os funcionários também são beneficiados, já que a adoção deste sistema visa, principalmente,  evitar que os dados constem de forma diversa em sistemas.

Assim, os funcionários possuem seus direitos assegurados ao evitar equívocos nos dados com a utilização da qualificação cadastral.

Essa qualificação é integrante do chamado eSocial de criação e implementação do governo federal no área do trabalho.

Qualificação Cadastral: eSocial

O eSocial é uma plataforma criada pelo governo federal brasileiro para a unificação de algumas obrigações trabalhistas.

Assim, a empresa deixa de precisar realizar preenchimentos de várias guias para o cumprimento de suas obrigações, pois todas essas obrigações estão em um só lugar.

É justamente nessa função onde fazer a Qualificação Cadastral será essencial para este sistema.

Assim, evita-se que os funcionários não tenham seus direitos garantidos por conta de alguma alteração em seus dados cadastrais.

Qualificação Cadastral: Como Fazer

Se você precisa saber como fazer consultas na Qualificação Cadastral, seja para consulta pessoal ou para exercício de suas atribuições, é ideal que já conheça as duas formas para isso.

A primeira é a consulta individual. Esta forma de consultar a qualificação é ideal para a consulta realizada pelo próprio funcionário e por empresas com poucos empregados.

Saiba que o sistema irá finalizar a busca, nesta forma de pesquisa, de maneira mais lenta, porém a busca será mais trabalhosa.

A segunda forma é a consulta da qualificação em lote. Essa forma de consulta permite que a empresa verifique a situação cadastral de até 10 funcionários de uma vez só.

É importante que você saiba que a segunda forma de consulta, embora a pesquisa seja mais lenta, será a forma menos trabalhosa para empresas com grande números de funcionários.

Neste texto, vamos te explicar o passo-a-passo de como fazer consultas da Qualificação Cadastral em cada uma dessas formas de pesquisa.

qualificacao-cadastral-como Qualificação Cadastral: Como Fazer

Qualificação Cadastral: Pesquisa individual

Se a sua empresa possui poucos funcionários ou se você deseja consultar a situação cadastral de um funcionário específico deverá optar pela pesquisa individual.

O primeiro passo, para isso, é acessar o site oficial do sistema clicando aqui.

É importante que você saiba que, nesta página, irá constar diversas orientações para a realização de consultas na qualificação.

Sugerimos que leia atentamente as informações que constam no quadro desta página antes de fazer a Qualificação Cadastral.

No segundo passo você deverá selecionar a opção de “Consulta on-line”, onde você será encaminhado para página onde você deverá preencher os dados do funcionário.

Para realizar essa forma de busca, é necessário que preencha os seguintes dados do funcionário que deseja fazer a Qualificação Cadastral:

  • Cadastro de Pessoa Física
  • Nome
  • NIS
  • data de nascimento

Após o preenchimento desses dados você terá acesso aos dados do funcionário.

É importante destacar que a Consulta da qualificação de forma individual está disponível para utilização de qualquer pessoa, diferentemente do que ocorre na pesquisa em lote.

qualificacao-cadastral Qualificação Cadastral: Como Fazer

Qualificação Cadastral: Pesquisa em lote

Se a sua empresa possui um grande número de funcionários é recomendável que a consulta seja realizada em lotes.

É importante que você saiba que a pesquisa em lote somente estará disponível para a utilização de empresas, que deverão realizar o login através de um certificado digital.

Também será necessário informar o CNPJ da empresa para a realização da consulta de qualificação em lote.

Para realização da pesquisa de qualificação  em sua modalidade em lote, a empresa deverá informar os seguintes dados de funcionários:

  • Cadastro de Pessoa Física
  • Nome
  • NIS
  • data de nascimento

Saiba que você somente poderá fazer Qualificação Cadastral de até dez funcionários por pesquisa, já que este é o limite admitido pelo sistema.

Depois de preencher os dados dos funcionários desejados e clicar em pesquisar, o sistema retornará a consulta com os dados de cada um dos funcionários de forma sistematizada.

Pronto! Agora que você já sabe realizar o procedimento de como fazer consulta da qualificação cadastral, não deixe de realizar esse procedimento, seja para consultar seus dados ou da empresa.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Qualificação Cadastral: Como Fazer em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.