Quando trocar os pneus do carro? Saiba quantos km dura um pneu
Quando você tem um carro precisa pensar em diversas coisas, combustível, documentação do carro, carteira de motorista e na troca de acessórios e peças. Uma das peças essenciais que vez ou outra precisam ser trocadas são os pneus. Mas você sabe quando trocar os pneus do seu carro? Sabe quantos km um pneu dura?
É o que vamos descobrir no texto a seguir. Veja essa e outras dicas para cuidar bem do seu veículo. Incluindo dicas de como fazer com que seu pneu dure por mais tempo, para que você economize seu dinheiro. Continue com a gente e faça uma boa leitura.
Saiba quantos km dura um pneu
Segundo algumas pesquisas e também informações dos fabricantes, os pneus de um carro comum, ou seja, um carro de passeio, duram aproximadamente entre 40 e 60km, a menos que aconteça algum imprevisto antes.
Claro que isso pode variar também dependendo da frequência de uso. Uma pessoa que faz uso do carro todos os dias, por exemplo, vai precisar trocar os pneus antes de alguém que não usa o carro com muita frequência.
Além do tempo, precisamos ter em mente que outras questões podem aumentar ou diminuir o tempo de durabilidade dos seus pneus, por isso, além de ficar atento as recomendações do fabricante, mas também ao seu uso e os cuidados necessários.
A qualidade do pneu, por exemplo, deve ser observada. O prazo de duração de 40.000 a 60.000 km , por exemplo, refere-se a pneus de boa qualidade, dentro dos padrões necessários. No caso de pneus feitos com materiais de pouca ou nenhuma qualidade, a durabilidade pode ser consideravelmente menor.
Assim como o mau uso. Dirigir de maneira imprudente e irresponsáveis e frenagens bruscas também podem diminuir a duração dos seus pneus. As condições das estradas e avenidas onde o carro é usado, também pode influenciar. A melhor forma de evitar que essas questões prejudiquem o seu carro e o seu pneu é realizar as revisões e manutenções recomendadas.
Como aumentar a durabilidade dos pneus de carro
Embora exista um tempo padrão, pré-definido em relação ao tempo que duram os pneus, não significa que nós não podemos ajudar o item a durar por mais tempo. Para isso, basta utilizá-lo da forma correta, seguindo as recomendações dos fabricantes e realizando as revisões do seu carro.
Existem também outras medidas que podem auxiliar nessa duração. Uma delas e realizar as manutenções, que devem ser feitas além das revisões do carro. A cambagem, por exemplo, precisa ser feita no prazo determinado.
A calibragem dos pneus também deve observada pelo dono do carro, circular com pneus vazios não é recomendado. Outra medida que pode ser considerada por você, é o rodízio. Se você mora em São Paulo, por exemplo, essa medida já está sendo tomada.
Mas, mesmo que more em outro estado, nada impede que você opte por realizar rodízio com amigos ou colegas de trabalho. Dessa forma, nenhum carro ficará sobrecarregado.
Além disso, existem diversos tipos de pneus, com diferentes designs e materiais, escolha os pneus adequados para o tipo de carro que você possui e adequado para a estrada onde ele será usado. Não adianta usar um pneu ideal para rodovias, se você utiliza-o em estradas de terra ou barro, entende?
E por último, mas não menos importante, esteja sempre atento a forma que dirige. Dirigir de forma consciente pode aumentar a vida útil dos seus pneus e certamente vai pesar menos no seu bolso.
Quando trocar os pneus do carro
Independente da durabilidade informada pelos fabricantes dos pneus, existem algumas características que indicam que está na hora de trocar os pneus do seu carro, e para sua segurança e das pessoas que você transporta, o ideal é que você siga e respeite essas recomendações.
Além dos pneus durarem, aproximadamente, entre 40.000 e 60.000 km, a indicação é que eles sejam trocados após 10 anos, contando da data de fabricação da peça.
Outra questão quer deve ser observada são os sulcos da banda de rodagem. Se tiverem menos de 1,6mm de altura, está na hora de trocar os pneus.
Evite também rodar com os pneus “carecas”, assim como deve ficar atento a qualquer sinal de defeitos e avarias, ou até mesmo sinais de envelhecimento do material.
O surgimento de cortes e furos, mesmo que pequenos, precisam ser levados em consideração, e inclusive, o surgimento de bolhas que podem acontecer. Lembre-se que trocar os pneus é uma questão de segurança, para você, para sua família, para as pessoas que você transporta e para os demais que estão no trânsito.
O site mais atualizado de 2024!
Só 40 a 60 km? Eu rodo 120 km todos os dias. Teria que trocar 2 vezes por dia, na ida e na volta. Mais atenção na hora de escrever, ou então não entende nada de medidas e dimensões
Olá, boa noite. Foi apenas um erro de digitação. Está corrigido. Obrigada por avisar e por ler o nosso blog. 😉