TV Box vai acabar em 2024?

Após o anúncio da Anatel afirmando que iria bloquear o sinal de aparelho da TV Box, conhecido como “gatonet”, surgiram muitas dúvidas acerca do assunto. Por isso, muitos estão se perguntando se a TV Box vai acabar em 2024 mesmo ou se são só boatos. Além disso, o intuito dessa medida, seria erradicar a pirataria no país, pelo fato da TV box ser um aparelho aparelho para acessar TV por assinatura e sem pagar por isso.

TV-Box-vai-acabar TV Box vai acabar em 2024?

TV Box vai acabar em 2024?

Primeiro, é preciso lembrar que a luta da Anatel contra a TV a gato acontece há bastante tempo, pois, se trata de algo que vem sendo combatido há anos. Por isso, mais ou menos 1,4 milhão de TV Box sem possuir homologação foram retirados do mercado brasileiro. Além do mais, as mercadorias passaram a ser apreendidas em parceria com a Receita Federal e órgãos da polícia.

No entanto, a Anatel admitiu que a apreensão esses aparelhos piratas reduziu nos últimos meses, pois, houve um aumento dos produtos em inúmeras lojas online e em comércios populares. Além disso, de acordo com a Anatel é necessário combater os servidores que fornecem canais pagos distribuem o sinal de maneira indevida. Sendo assim, a agência pretende bloquear os endereços de IP para evitar que as TV Box  se conectem e reproduzam canais pagos.

Segundo informações da agência: “Quando o consumidor perceber que aquela caixinha que ele pagou R$ 400 não abre mais o sinal de nada, ele vai parar de comprar as TV Box piratas. Nossa expectativa é que, inviabilizando o uso, o próprio consumidor perceba que é uma ‘furada’ comprar o equipamento.” Sendo assim,  bloquear os acessos que transmitem o sinal, pode ser bem mais eficiente do que apreender aparelhos.

Além do mais, essa medida pode afetar todos que já possuem o aparelho em casa e os dados dizem que são cerca de 7 milhões de pessoas que utilizam o aparelho no país. Segundo a Anatel, esses aparelhos oferecem riscos à segurança cibernética e em muitos dispositivos é possível achar malwares e backdoors. Por esse motivo, o equipamento consegue interceptar aparelhos conectados à uma rede e causar ataques DDoS, que prejudicam o funcionamento das redes de telecomunicações.

Canais da TV Box serão bloqueados pela Anatel?

De acordo com o superintendente de Fiscalização da Anatel, é possível que ocorram inúmeros bloqueios de endereço IPs nos próximos dias. Onde, uma equipe técnica será responsável pelos bloqueios uma equipe técnica da agência, e será envolvida também denúncias, validações, análises e determinações aos provedores.

TV-Box-vai-acabar-2 TV Box vai acabar em 2024?

Além disso, esse processo deverá ser feito com muita cautela e a agência terá a responsabilidade de verificar os bloqueios para que nenhum endereço de IP original seja atingido. Isso, pelo fato de que um bloqueio efetuado de maneira indevida impedirá o bom funcionamento de outros sites. Portanto, a solicitação para ordem de bloqueio dos IPs será feita pela Anatel, isso evitará diretamente que ocorra os backbones de internet.

Além do mais, a medida evitará que a agência mande solicitações para todos os 20 mil provedores que estão espalhado pelo Brasil. Segundo informações da agência: “A gente pode fazer o bloqueio em determinados níveis e hierarquias da rede. Nossa ideia é pedir o bloqueio nas hierarquias mais altas da rede, nos backbones regionais e nacionais. Em vez de envolver 20 mil operadoras, falaríamos apenas com dezenas de prestadoras.”

Desse modo, a agência sabe que os servidores piratas podem fazer alteração no IP como intuito de driblar os bloqueios. Para eles, “É um jogo de gato e rato, você tem que ficar descobrindo quais endereços estão usando e derrubar o IP em tempo real”. No entanto, é preciso deixar claro que esses bloqueios só conseguirão afetar o IPTV ilegal, não sendo aplicado para os demais IPs.

Entenda o que é Tv box e se ela vai acabar:

Por fim, para quem não sabe o IPTV se trata de um sistema, enquanto o ‘gatonet’ se trata do equipamento físico que é usado junto com o IPTV e uma TV Box sem homologação da Anatel. Desse modo, a TV Box se trata de um dispositivo para conectar a TV e ter mais opções de aplicativos compatíveis e funções.

Além disso, a função principal do aparelho é transformar a TV normal em smart Tv, para obter acesso à internet, Youtube e outras funções. Portanto, segundo a Anatel existe no país cerca de 7 milhões desse tipo de aparelho e eles precisam ser extintos. Por esse motivo, a agência vai bloquear todos os sinais que não possuem IPs originais, com intuito de acabar com a pirataria.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news TV Box vai acabar em 2024? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário