Quanto custa um implante dentário em 2024?
Quanto custa um implante dentário em 2024? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem no dia a dia, afinal de contas, ninguém gosta de ficar sem dentes, não é mesmo? Então, é a hora de buscar por um tratamento que possa devolver o sorriso para as pessoas.
Neste caso, uma dessas medidas é o implante dentário. Ou seja, é quando a pessoa até tem outros dentes, mas falta um em determinado lugar e, por isso, precisa fazer o chamado implante.
Desta maneira, o tratamento consta em colocar um pino na gengiva, no osso onde era o dente e, depois, encaixar a prótese. No entanto, o tratamento não é dos mais rápidos e sempre demora um pouco.
Isso porque o pino é colocado e precisa de seis meses para se fixar bem no osso. Apenas depois disso é que o dentista pode colocar o dente definitivo. Enquanto isso, é possível usar uma prótese temporária, provisória, apenas para não ficar sem os dentes.
Qual o valor do implante?
No entanto, qual é o valor de um implante dentário? Primeiramente, vale lembrar que nem todos os convênios odontológicos cobrem esse procedimento. E, quando cobrem, não oferecem um serviço com a mesma qualidade do tratamento original.
Desta maneira, o implante dentário na maioria das vezes é pago com recursos da própria pessoa. Então, vai ter que muitas vezes gastar um dinheiro que não é barato. Atualmente, esses preços variam muito de clínica para clínica e, em alguns casos, podem ficar mais baratos ou mais caros.
No momento, os valores mais praticados para implantes dentários no mercado está em torno de R$ 1.700 a R$ 2.900 por unidade.
Portanto, nem sempre as pessoas têm condições de colocar esse implante e ficam sem dentes. Em alguns casos, quando se tem poucos dentes, se tiram esses poucos e se faz a chamada prótese dentária, popularmente conhecida como dentadura.
Neste caso, fica mais barato, os convênios cobrem e até mesmo é possível fazer em uma unidade pública de saúde, garantindo o bem-estar e a melhora da autoestima das pessoas.
O que pode substituir o implante?
Em alguns casos, quando a pessoa tem a maioria dos dentes e não tem dinheiro para fazer um implante dentário, aposta em uma prótese removível. Neste caso, se trata da PDR (Prótese Dentária Removível). Neste caso, ele fica fixado com a cor da gengiva e também ficam presos aos demais dentes. Por isso, é considerado uma prótese removível.
Esse recurso sempre foi muito utilizado, principalmente quando ainda não se tinha o implante dentário. Assim, era possível fazer alo que era bom, mas não tão bom quanto um implante. Desta maneira, o implante dentário ainda é a melhor alternativa entre todos os tratamentos para colocar um novo dente.
Afinal de contas, o pior mesmo é ficar sem os dentes, que seria a situação mais chata, por conta da estética e também por atrapalhar a mastigação.
Alternativas para não ficar sem dente
Primeiramente, é importante saber escovar e cuidar dos dentes de maneira correta. Assim, vai evitar ou, ao menos, minimizar o risco de perder os dentes. Então, as pessoas devem sempre buscar um dentista de forma corriqueira, a cada seis meses, para fazer uma limpeza.
Assim, vai evitar que surjam cáries, que são os grandes inimigos dos dentes. Mas, quando sentir algum incômodo e tiver uma determinada cárie, mesmo que pequena, deve procurar o tratamento dentário no dentista. Isso vai evitar que a bactéria se aprofunde nos dentes.
Assim, quando a cárie chega na raiz, a única alternativa é fazer o chamado tratamento de canal, quando o dente fica ‘morto’. Essa é uma alternativa também para salvar aquele dente e evitar uma extração, que sempre é o pior caminho.
Entretanto, o cenário ideal mesmo é que todos cuidem dos dentes com a escovação diária. No entanto, os dentistas orientam a escovar sempre de manhã, de tarde e de noite, ou sempre que tiver feito uma refeição.
Além disso, o recurso do fio dental também é uma medida das mais importantes, que vai ajudar a evitar que as sujeiras fiquem acumuladas nos vãos, causando as cáries. Outra vantagem do fio dental é a possibilidade de hidratar a gengiva e evitar os sangramentos.
Caso ele sangre, é porque está com problema na gengiva. Por fim, sempre que tiver dúvidas sobre a melhor maneira de se fazer uma limpeza, procure um dentista, que poderá te orientar da melhor maneira. E nunca se esqueça de trocar as escovas de dente a cada três meses, para evitar também o acúmulo de bactérias.
O site mais atualizado de 2024!