Quanto tempo sem pagar conta até cortar água?
A preocupação de muitas pessoas é fazer o pagamento das contas, principalmente porque algumas delas são essenciais para nossas vidas, como é o caso da água, luz e o aluguel (para quem paga).
Ter a água cortada é algo péssimo, seja na sua casa ou empresa. Passar o dia sem água nos impede de fazer muitas coisas, ou seja, é impossível ter um dia bom e fazer todas as tarefas da casa.
Porém, você sabia que não é preciso que, se você esquecer de pagar o boleto, a água não será cortada em seguida? Existe um tempo de tolerância que a companhia estabelece, para dar tempo da pessoa fazer o pagamento. Continue lendo abaixo para ver quanto tempo sem pagar a conta até cortar água.
A água pode ser cortada por atraso do pagamento?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, está determinado que os serviços públicos, como abastecimento de água e energia, devem ser prestados de forma adequada e contínua.
No entanto, existe legislação específica que permite que as concessionárias cortem o fornecimento por falta de pagamento de contas de serviços públicos.
Para contas de água, o período máximo sem água é de 90 dias a partir da data de vencimento da conta.
E para energia elétrica, o prazo também é de 90 dias após o vencimento da fatura. Porém, caso isso não seja feito nesse prazo, a concessionária não poderá mais suspender a prestação dos serviços.
Vale lembrar que a legislação federal publicada em junho de 2020 estabelece que nenhuma queda de água ou luz deve ser feita até que eles sejam informados da data exata em que o serviço será suspenso.
Se ocorrer uma dispensa, ela não poderá ser feita fora do horário comercial ou 24 horas antes de uma sexta-feira, sábado ou domingo, ou mesmo feriado
Quanto tempo sem pagar conta é permitido?
O prazo médio que a companhia entrega aos consumidores é de 90 dias para residências e 30 dias para áreas industriais e outros comércios. No entanto, isso não significa que o não pagamento da conta de água será relevado.
Ao pagar uma ou mais contas de água vencidas, você pode estar pagando juros sobre o valor original – acumulando mais e mais juros ao longo do tempo sem pagamento.
Dito isso, se você acha que pode pular algumas contas agora para pagar dentro do prazo (mais ou menos no terceiro mês), saiba que não é assim que funciona.
Essa tolerância de 3 meses, ou de 1 mês para empresas e indústrias, é uma forma de evitar a falta desse recurso, tão importante mesmo em tempos difíceis – ou, se você for uma pessoa muito esquecida, só será avisado 1 ou 2 meses depois, ou mesmo quando a água for definitivamente cortada.
Portanto, se você estiver temporariamente impossibilitado de pagar, pode até obter um desconto nos juros da companhia de água da sua área para pagar o que deve imediatamente.
Assim, se você estiver temporariamente impossibilitado de pagar, pode até obter um desconto nos juros da companhia de água da sua área para pagar o que deve imediatamente.
Aviso do corte da água
Para que ocorra o corte da água o consumidor deve estar ciente que isso vai ocorrer, as companhias são obrigadas a informar a partir de qual data poderá haver a suspensão dos serviços.
Sendo assim, a comunicação deve ser recebida pelo consumidor com um prazo de antecedência de até 15 dias do devido corte.
As mesmas companhias geralmente emitem o aviso na própria conta, seja na conta de água ou luz. Então fique atento com a próxima fatura para que tenha surpresas.
Como religar a água cortada?
Para isso é preciso fazer o pagamento dos débitos das contas de água que estão em atraso, se estiver com muitas contas acumuladas, é possível negociar a dívida nas centrais de atendimento da companhia que realiza o fornecimento de água da sua cidade.
Será necessário levar os seus documentos de identificação, valor de entrada para o parcelamento da dívida e uma conta que mostre a matrícula do imóvel.
É importante verificar a lista de documentos necessários, e algumas empresas podem pedir a escritura do imóvel ou carnê do IPTU para o responsável.
O pagamento da conta de água pendente também pode ser feito através da internet, aplicativo do seu banco no celular ou também em demais caixas eletrônicos.
Assim será necessário levar os comprovantes de pagamento, parcelamento ou renegociação da dívida para a empresa, não se esqueça de levar os seus documentos pessoais.
Os comprovantes que podem ser levados incluem extratos bancários, certificados digitais ou comprovante de quitação de dívidas. Estes últimos podem ser adquiridos através do site da empresa, lojas físicas ou outros estabelecimentos vinculados à prefeitura.
Depois vá até o posto de atendimento mais próximo de você, onde você pode fazer uma solicitação e receber um técnico para realizar o serviço. Além disso, existem empresas que podem utilizar telefones específicos para este fim ou também podem realizar ligações via Internet.
Portanto, escolha a opção que achar mais conveniente e peça para religar o hidrômetro, informando todos os dados necessários como endereço completo e placa do carro, sendo que um acompanha o outro.
Assim vale a pena anexar os documentos acima mencionados, muitos dos quais precisam ser digitalizados previamente.
O site mais atualizado de 2024!