Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Renach Detran: Consulta, o que significa

Publicado

em

O Detran  traz muita informação para qualquer pessoa que precisar entender um pouco mais sobre esse órgão tão importante.

Para saber mais, o Renach Detran: consulta, o que significa  te mostrará todas as informações necessárias.

Compreender sobre o RENACH DETRAN é necessário para todos os novos condutores de veículos habilitados.

Segundo o conjunto de normas da Legislação de Trânsito Brasileira, é obrigatório que qualquer brasileiro que quiser conduzir um veículo em via pública deverá portar uma CNH ou PPD.

Além de portar a carteira, é claro, o condutor precisará estar ciente e atenro para todas as normas e leis regidas pelo CTB, ou Código de Trânsito Brasileiro, padronizado, como exigido pelas normas.

Para isso, realiza-se a chamada habilitação, onde o potencial condutor precisará comprovar que é capaz de dirigir o veículo. Caso passe nos testes, por ora, recebe-se a carteira provisória, PPD, válida por cerca de 1 (um) ano.

Diante disso, temos o RENACH DETRAN, um assunto mais extenso, no qual ele serve para mostrar a forma como os órgãos de trânsito possuem em relação a todos os motoristas licenciados.

No caso de alguma carteira estar classificada como definitiva, ainda não significa que ela estará nas mãos do motorista sempre. Há exceções como se por acaso ele cometer infrações de trânsito.

Então, dessa forma será avaliado o tamanho da gravidade de tal infração e, dependendo da mesma, é possível ter a licença de conduzir veículos em via pública retirada.

Nesse tipo de cenário, na pior das hipóteses, através do RENACH DETRAN, pode ser que o condutor deva fazer uma reciclagem de carteira, ou até mesmo perder definitivamente o direito de dirigir.

renach-detran-consulta-o-que Renach Detran: Consulta, o que significa

Entenda o que é o Renach Detran

Afinal, para entender um pouco mais sobre o que é o RENACH DETRAN, é preciso compreender a respeito da CNH, conhecida como a carteira de habilitação.

Nela, consiste todos os dados importantes do motorista condutor, podendo também ser usada na forma de carteira de identificação, além do RG que todo cidadão brasileiro possui.

Esses são os tipos de dados fundamentais para qualquer pessoa que conduzem veículos em vias públicas, e o RENACH DETRAN é o banco de dados que armazena informações dos motoristas.

Todo tipo de infração de trânsito é computada nesse banco de dados, podendo punir o quem descumprir alguma lei de trânsito.

Então, no RENACH DETRAN fica todos os dados importantes da trajetória do motorista, além dos ex-motoristas que tiveram suas carteiras confiscadas.

Renach é, literalmente, a sigla para Registro Nacional Para Carteira de Habilitação, sendo assim um conceito muito mais abrangente que apenas a CNH.

Geralmente, tantas siglas podem acabar deixando o cidadão confuso, mas há muita diferença entre RENACH, CNH e a PPD.

Para diferenciar basta lembrar que a PPD é uma carteira prévia e a CNH é definitiva, ambas exigindo um exame se habilitação com provas teóricas e práticas, além de avaliação médica e psicológica.

Entretanto, o RENACH não exige nada disso, sendo um sistema abrangente de informações dos condutores, apenas representado por um código presente na CNH, diferente do número de registro.

renach-detran-consulta Renach Detran: Consulta, o que significa

Qual a finalidade do RENACH DETRAN

Primeiramente, o maior objetivo do RENACH DETRAN é auxiliar alguns órgãos de trânsito essenciais. Segundo o artigo 7° do CTB, são eles:

  • DETRAN
  • DENATRAN
  • CONTRANN
  • CETRANs
  • CONTRANDIFE
  • Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal
  • JARIs
  • DERs
  • Órgãos municipais

Então, com esse código, facilita para todos esses órgãos averiguar o caso dos condutores, permitindo que seja realizado de forma rápida e prática.

Todos os órgãos possuem o acesso livre ao banco de dados RENACH DETRAN e podem verificar se as pendências estão em dia, ou se possuem irregularidades.

No geral, as irregularidades estão ligadas diretamente com a habilitação ou com exames médicos, além de possíveis multas.

Dessa forma é possível definir se o condutor está, de fato, apto para dirigir em vias públicas, caso contrário, é passivo de perder a carteira.

renach-detran-consulta-o-que-significa Renach Detran: Consulta, o que significa

Como encontrar o RENACH na CNH

A carteira vem sempre repleta de informações importantes e relevantes, como dito anteriormente, do próprio condutor, mas se encontra também o código RENACH DETRAN.

É possível encontrar o código na carteira no canto inferior do verso, abaixo do escrito “Data de Emissão”.

O RENACH DETRAN é composto por dois caracteres, representando a UF (unidade federativa) em que a carteira foi registrada. Ex.: Se foi emitido no Rio de Janeiro, a sigla será RJ.

Esse código não tem nada a ver com o número de registro da CNH, é importante não confundir ambos.

Como realizar consultas do RENACH DETRAN

Consultar o RENACH é uma das coisas mais fáceis para o motorista, porém com alguns acessos limitados, pois grande parte é exclusiva para os órgãos de trânsito.

O primeiro passo para consultar o RENACH DETRAN é acessar o site do DETRAN ( www.detran.gov.br), lembrando de colocar a UF equivalente ao estado que foi registrada a CNH.

Dentro desse site, inicialmente é necessário buscar pela sessão “Habilitação”, então digite o código RENACH ou, se solicitado, o número da carteira de habilitação.

Pronto. Agora basta consultar todas as informações disponíveis no site.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Renach Detran: Consulta, o que significa em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.