SEHAB 2 Via: Consulta e Telefone
A moradia faz parte dos direitos básicos do cidadão, baseado nisso, existe a SEHAB e todos os programas sociais de habitação que estão ligados a ela. Se você sonha com a casa própria, ou se esse sonho já virou realidade e por isso você precisa solicitar a 2° via SEHAB, esse artigo pode ser bastante interessante para você.
O que é SEHAB?
Como dito anteriormente, a moradia é um direito básico do cidadão, e por isso, existem diversos programas sociais voltados para a habitação, na maioria das vezes criados e mantidos pelo Governo Federal.
Para que exista a manutenção desses programas, surgiu a necessidade de todos os municípios brasileiros criarem uma secretaria de habitação, que fique responsável especificamente de assuntos relacionados a programas habitacionais.
No caso de São Paulo, foi criada a Sehab, abreviação de Secretaria de Habitação. O órgão é administrado pelo Governo do Estado de São Paulo e deve atuar em todas as cidades que dele fazem parte.
A função principal da Sehab é além da manutenção dos programas, atuar também na fiscalização deles. A secretaria trabalha recolhendo dados e informações referente as maiores dificuldades e necessidades da população e a partir desses dados recolhidos, pode criar novos programas ou fazer melhorias naqueles já existentes.
Inclusive, é uma função da Sehab fiscalizar e regularizar loteamentos e outros imóveis que se encontrem irregulares ou em situação de risco, como no caso das encostas, por exemplo.
Um dos programas administrados pela Sehab tem o foco justamente na melhoria de morros e favelas, tornando o ambiente mais seguro, reformando imóveis irregulares, asfaltando ruas, entre outras melhorias que fazem toda diferença na vida do morador de comunidade carente.
Além de fornecer a moradia, é obrigação dos governos, sejam eles federais, estaduais ou municipais, fornecer uma moradia o mais segura possível para a população.
Consulta de 2 via SEHAB
Programas sociais de habitação, não necessariamente disponibilizam casas gratuitas para todos os moradores que necessitam. O que os programas fazem é viabilizar a compra.
Por exemplo, no caso do Programa Pode Entrar, administrado pela Sehab, o intuito de através de subsídios, pagar parte do imóvel adquirido.
Além disso, através da chamada conta garantidora, a própria prefeitura do município, junto a Sehab, podem efetuar o cadastro e fazer a solicitação do financiamento habitacional em nome do cidadão, funcionando como uma espécie de fiador.
É possível também que a Sehab adquira imóveis privados e os incluam em um dos programas sociais de habitação, facilitando a aquisição daquele imóvel aos participantes do programa.
De certa forma, essa ação transmite mais segurança ao cidadão que utilizar do serviço, além de transmitir independência, uma vez que a casa de fato está sendo comprada, e uma vez quitado o imóvel, não existirá chance da prefeitura ou qualquer outro poder tomá-la.
Sendo assim, os cidadãos beneficiados com algum dos programas da Sehab, efetuam o pagamento mensal referente as parcelas do imóvel adquirido. Assim como no caso de outros boletos, caso o usuário não o receba em seu endereço, é possível efetuar a consulta do mesmo de forma online.
Para acessar a 2º via do seu boleto Sehab, é necessário acessar o site oficial da Cohab, que é a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo.
Ao acessar a página inicial do site será disponibilizado um menu principal, basta selecionar a opção “2° via da prestação”. O portal abrirá uma nova página, onde você deve informar o número do seu contrato, com exceção dos três primeiros números e clicar em acessar para visualizar o boleto.
O número do seu contrato pode ser visualizado em qualquer um dos boletos, basta procurar um dos boletos pagos anteriormente para consultar.
Telefone SESAB
Em caso de dúvidas é comum que o cidadão queira entrar em contato, isso nem sempre precisa ser feita de maneira presencial, e as vezes, nem mesmo entrar em contato via telefone é necessário.
Isso porque o site oficial, tanto da Sehab, quanto do Cohab disponibilizam diversas informações, incluindo uma aba específica para perguntas frequentes.
Para garantir que você não enfrente filas em frente a prefeitura, nem gaste horas do seu dia aguardando um atendimento telefônico, eu recomendo que você dê uma passadinha no site antes.
Existe uma série de serviços que podem ser feitos online, incluindo solicitação de documentos, renegociação de dívidas, correção de prestação, alteração de informações do cadastro e até mesmo alteração das condições do contrato.
Caso não seja possível resolver o seu problema ou tirar a sua dúvida através do site, outra opção é entrar em contato por telefone, com a Central de Habitação. O número de telefone da Central é o 156.
O atendimento acontece todos os dias, das 8h30 às 16h.
O endereço da Central de Habitação da Prefeitura de São Paulo é: Avenida São João, nº 299 – Centro – São Paulo.
Durante a pandemia, na fase vermelha, o atendimento presencial foi suspenso, mas já foi normalizado.
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