Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Simulado DETRAN MA: Tirar CNH, Prova Teórica

Publicado

em

Simulado DETRAN MA: Saiba como funciona o processo para tirar a CNH.

simulado-detran-ma-prova-teorica Simulado DETRAN MA: Tirar CNH, Prova Teórica

Quando enfim completamos nossa maior idade, sonhamos em tirar nossa CNH. Porém, o processo para que enfim tenhamos o direito de dirigir é um pouco demorado.

Os passos para tirar a CNH são iguais em todo o território nacional. Então, no DETRAN MA, não é diferente.

Entretanto, para que o candidato consiga se preparar para a primeira etapa do processo, existem diversos simulados. Portanto, todo o processo de obtenção da CNH será explicado no texto a seguir.

Além disso, também iremos explicar de forma mais profunda sobre a prova teórica.

Processo de obtenção da CNH

A Carteira Nacional de Habilitação é o documento que nos permite dirigir. Porém, muitos não conhecem como o processo funciona.

Nos acostumamos com a ideia que os filmes americanos nos passam, mas esquecemos de como o processo ocorre no Brasil. Em primeiro lugar, a idade mínima para obter a CNH é 18 anos.

Isso serve para as categorias A, B. Nos casos das outras categorias é preciso ter 1 ou 2 anos de habilitação.

O próximo passo para iniciar o processo para obtenção da CNH é o exame psicotécnico. Feito em uma clínica conveniada ao Detran MA, o exame psicotécnico avalia a capacidade psíquica do condutor.

Porém, essa é apenas a primeira fase do processo. Logo em seguida, o futuro condutor terá de realizar aulas teóricas.

Nessas aulas diversas questões são ensinadas ao futuro condutor. Apesar do aluno acreditar que já pode dirigir, o Detran exige um mínimo de 20 horas de aulas teóricas. O intuito é preparar o aluno para a prova teórica.

Também chamada de prova de legislação a prova teórica reúne elementos das leis de trânsito e sobre segurança defensiva. Afinal, para que o condutor possa dirigir, ele precisa entender as diversas áreas do trânsito.

Caso o aluno consiga realizar a prova com maestria e obter a nota mínima exigida, ele irá para a fase prática.

Assim como na fase teórica, o Detran MA exige que o aluno cumpra 20 horas de aulas práticas. Nessa fase o aluno irá pôr em prática todo o aprendizado que foi adquirido durante o processo teórico.

Porém, diferente das aulas práticas, a parte teórica permite que o aluno realize simulados online.

simulado-detran-ma-tirar-cnh-prova-teorica Simulado DETRAN MA: Tirar CNH, Prova Teórica
Simulados prova teórica

Uma ótima maneira de se preparar para qualquer prova, é por meio de simulados. Apesar da prova teórica do DETRAN MA ser fácil, os candidatos ainda assim precisam de preparo.

Cabe ressaltar, que apesar do simulado ser uma forma de estudar para a prova teórica, o site oficial do Detran MA não possui simulados.

O intuito do simulado online é ajudar. Existem diversos meios do aluno realizar o simulado para a prova teórica do Detran MA.

Em primeiro lugar, temos o site Aprova Detran. Basta clicar aqui e iniciar seu simulado gratuito.

Todas as provas são atualizadas e o intuito do site é ajudar o candidato a obter o melhor aproveitamento.

Entretanto, para aqueles que preferem as versões para smartphones, existem diversos aplicativos que auxiliam o aluno a realizar a prova teórica. No caso do Detran MA temos o Simulado Detran MA.

O aplicativo reúne diversas provas teóricas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão. Porém, as provas de 2022 também são incluídas no aplicativo.

simulado-detran-ma-tirar-cnh Simulado DETRAN MA: Tirar CNH, Prova Teórica

DETRAN MA

Para realizar todo o processo de obtenção da sua CNH, é preciso se dirigir ao DETRAN MA. Em primeiro lugar, o Detran surgiu como forma de dar rumo e regras para o trânsito. Assim sendo, o primeiro estado a aderir ao serviço foi São Paulo.

No ano de 1903, diante do início da frota de veículos que vinha surgindo, nasceu a Diretoria do Serviço de Trânsito.

Porém, nesse primeiro momento, o serviço apenas normatizava o trânsito. Apenas com o passar dos anos foi que o serviço foi ganhando mais dimensão.

A ideia foi tão boa, que logo outros estados brasileiros aderiram ao serviço. Então, hoje o órgão é responsável por diversas questões que envolvem os veículos e os condutores. Além disso, o DETRAN MA é o órgão responsável por cuidar e gerar a CNH.

O condutor que deseja ter seu direito de dirigir deve primeiro ir até o DETRAN MA. Após isso, deve pagar as taxas exigidas e só assim poderá iniciar o processo para obter a CNH.

O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação é demorado. Pois, além de todos os passos que mencionamos no texto, o condutor ainda terá de ficar por um ano com a chamada Permissão Para Dirigir.

Somente após o fim desse período que o candidato poderá obter sua CNH definitiva.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Simulado DETRAN MA: Tirar CNH, Prova Teórica
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Detran

Multa Grave: Valor, Pontos, Quais São

Publicado

em

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, infrações classificadas em leve, média, grave e gravíssima variam em valores de multas e pontos para cada tipo. Dependendo da gravidade da infração ou número de recorrências, o valor poderá multiplicar por cinco vezes.

As multas podem ser aplicadas por qualquer autoridade de trânsito, por exemplo, polícia rodoviária (estadual e federal), Guarda municipal, Polícia militar e pelos órgãos municipais de trânsito, como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Neste artigo você poderá ver mais sobre a multa grave, valores e pontos, continue lendo abaixo para saber mais.

pontuacao-e-suspensao-por-multas.jpg Multa Grave: Valor, Pontos, Quais São
Pontuação e suspensão

Hoje, a legislação prevê que os pontos de punição que vem com as multas permaneçam na CNH por 12 meses, por exemplo, a infração cometida em agosto fica no prontuário até agosto do próximo ano.

É importante destacar que o ponto da multa não zeram no final de cada ano, e também é possível consultar os pontos no site do DETRAN de cada Estado.

O máximo de pontos que o motorista poderá ter na CNH foi alterado pela lei nº 14.071 de 13 de outubro de 2020. Antes, a suspensão da CNH acontecia quando o condutor atingia 20 pontos dentro do período de 12 meses, independente da infração. Com a lei nova, a regra de pontuação mudou, considerando o período de 12 meses para:

  • 20 pontos: caso tenha 2 ou mais infrações gravíssimas na pontuação
  • 30 pontos, caso conste 1 infração gravíssima na pontuação
  • 40 pontos, caso não tenha nenhuma infração gravíssima na pontuação

Para aqueles que exercem atividade remunerada, a suspensão do direito de dirigir acontece com 40 pontos , independente da gravidade da infração.

Também é possível optar por participar de um curso preventivo de reciclagem, sem que que dentro de um período de 12 meses, atingir 30 pontos, zerando a pontuação.

A Carteira de motorista pode ser suspensa caso o motorista cometa infrações que preveem a punição. O prazo para suspensão varia de dois meses até um ano.

Aqueles que atingem o limite de pontuação, precisam cumprir o prazo mínimo de seis meses. O período é definido com base na gravidade da infração e no histórico do condutor.

multa-grave.jpg Multa Grave: Valor, Pontos, Quais São

Quais são e o que é a multa grave

Chegou o momento de saber exatamente quais são e o que é a multa grave do Código de Trânsito Brasileiro. Na lista abaixo, você poderá ver quais são elas de acordo com o artigo do CTB:

Artigo 167

Condutor ou passageiro deixar de usar o cinto de segurança, A medida administrativa será a retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator.

Artigo 177

O condutor deixa de prestar socorro à vítima do acidente de trânsito quando solicitado por agentes ou autoridades.

Artigo 179, Inciso I

Deixar de realizar o reparo no veículo em pista de rolamento de rodovias e vias de trânsito rápido, salvo em casos onde há impedimento de sua remoção e onde o veículo esteja devidamente sinalizado. A medida administrativa será a remoção do veículo

Artigo 181 Inciso III

Estacionar o veículo afastado da guia da calçada, ou seja, do meio fio a mais de um metro. A medida administrativa também será a remoção do veículo

Artigo 181 Inciso XVIII

Estacionar o veículo no passeio ou sobre a faixa que é destinada para pedestre, ciclofaixa, ciclovia, refúgios, ilhas ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público.

Artigo 181 Inciso XI

Estacionar o automóvel ao lado de outro automóvel em fila dupla, a medida administrativa será a remoção do veículo.

Artigo 181 Inciso XII

Estacionar o veículo em local de cruzamento de vias, prejudicando a circulação dos veículos e pedestres.

Artigo 181 Inciso XIV

Estacionar o veículo em viadutos, pontes e túneis, a medida administrativa também será a remoção do veículo.

Artigo 181 Inciso XVI

Estacionar o veículo em aclive ou declive, que não esteja devidamente freado e sem calço de segurança, quando se tratar de veículo com peso bruto superior a 3,5 mil kg.

Artigo 181 Inciso XVII

Estacionar o veículo em desacordo com condições regulamentadas pelas placas de sinalização.

Artigo 181 Inciso XIX

Estacionar o veículo nos locais e horários de estacionamento e parada proibidas por sinalização, ou seja, placa de proibido parar ou estacionar.

valor-da-multa-grave.jpg Multa Grave: Valor, Pontos, Quais São

Valor da Multa Grave

O valor da multa grave, assim como a gravíssima, leve ou média, consta no artigo 258 do CTB.

Os valores foram atualizados em novembro de 2016, pela lei nº 13.281, e não eram reajustados desde 2000.

Nestes novos valores, a multa grave custa R$195,23 ao motorista infrator, anteriormente custava R$127,69. Veja os outros valores:

  • Multa Gravíssima: R$293,47
  • Multa média: R$130,16
  • Multa leve: R$88,38

Também é importante ter muita atenção aos fatores multiplicadores, sendo um parâmetro para endurecer as penas de um crime de trânsito. Quando se trata de uma multa agravada, o fator multiplicador aumenta o valor da multa.

Também é importante que você pague todos os débitos com o Detran, para evitar novas multas por documentação e outros problemas, em nosso blog HPG você consegue aprender a fazer tudo isso e muito mais.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Multa Grave: Valor, Pontos, Quais São
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.