Sistemas de Valores a Receber (SVR) Banco Central 2024: Segunda Fase
Um dos maiores e mais efetivos serviços criados pelo Banco Central foram os Sistemas de Valores a Receber. Pois, um dos grandes problemas encontrados pelos brasileiros é o esquecimento de valores nas instituições financeiras.
Nesse sentido, muitos acreditavam que esses valores ficariam perdidos, e nunca mais poderiam ser sacados. Então, surgiu o Valores a Receber, criado pelo Banco Central em meados de 2023.
Porém, o serviço vai voltar com força total em 2024, e se você quer saber sobre isso e muito mais, o texto a seguir vai te ajudar. Nele vamos contar um pouco sobre o Sistema Valores a Receber e como ele funciona.
Além disso, você vai descobrir como realizar a consulta ao serviço, como sacar e qual a previsão para saque. Assim sendo, se ficou curioso e quer aprender mais sobre o serviço do Banco Central, é só continuar a leitura.
Sistema Valores a Receber irá voltar
Em 2023, o Banco Central criou uma nova ferramenta, que permitia aos cidadãos realizar o saque de valores, que foram deixados nos bancos. Esse é um problema comum, que ocorre quando fechamos uma conta com saldo restante.
Além disso, o Sistema de Valores a Receber deu certo impulso para a economia, pois devolveu milhões para os bolsos dos cidadãos. Porém, após permitir a recuperação dos valores em 2023, o portal teve que ser fechado, e isso assustou diversos cidadãos.
Afinal, muitos acreditaram que o SVR havia sido encerrado, mas o Banco Central afirmou que o sistema vai continuar. Então, em 2024 o SVR terá seu retorno, que estava previsto para começar logo no início do ano.
Portanto, no momento o serviço ainda está suspenso, e o objetivo era a realização de melhorias na plataforma. Dessa forma, o sistema criado pelo Banco Central será capaz de fornecer valores disponíveis para um grupo maior de pessoas.
No momento, o sistema ainda encontra-se fora do ar, e o motivo são as atualizações que estão sendo realizadas. E em suma é isso, o Sistema Valores a Receber é uma forma de ressarcir os cidadãos que tiveram algum valor esquecido nas instituições financeiras.
Entretanto, além das atualizações, o serviço deve retornar com mudanças em suas regras, e sobre isso vamos falar no próximo tópico.
Novas regras dos Sistemas de Valores a Receber
Então, agora que já conhece mais sobre o SVR, é hora de conhecer as mudanças que devem ser iniciadas em 2024. Nesse sentido, a principal mudança será nas regras, que em 2023 desagradou muitos usuários.
Por esse motivo, no próximo SVR, teremos formas mais fáceis de acessar nosso dinheiro. Pois, em 2023 era necessário passar por processos burocráticos, que desagradou alguns usuários.
Além disso, tivemos problemas no próprio Banco Central, que por exigir agendamentos, precisou se adaptar de uma forma diferente. Dessa forma, em 2024, a expectativa é que o acesso a contas inativas ou poupanças se torne mais simples.
Portanto, isso vai dispensar a necessidade de agendamento dos saques, sendo possível acessar o dinheiro no mesmo dia que a consulta for realizada. Porém, a mudança mais importante será relacionada aos dados de pessoas falecidas.
Com isso, os herdeiros vão conseguir sacar esses valores, que em alguns casos pode ser bem alto.
A lista completa com todas as mudanças você confere abaixo:
- Tarifas cobradas de forma indevida;
- Contas pré-pagas ou pós-pagas fechadas com algum saldo restante;
- Demais formas que tiverem como resultado valores esquecidos.
Como acessar o Sistema Valores a Receber
Apesar do Banco Central não ter divulgado nenhuma data para retorno do SVR em 2024, a expectativa é que isso ocorra logo nos primeiros meses do ano. Porém, enquanto nenhuma data for divulgada, não podemos afirmar nada.
A forma de acesso será a mesma, através do site oficial do Banco Central, que você pode conhecer clicando aqui. Então, caso o portal esteja ativo, é só digitar seu CPF e senha criada para o serviço e pronto, é só conferir se tem algum saldo para receber.
No momento, o site ainda está inativo, mas logo todas as informações sobre os resgate serão divulgadas. Fique de olho na plataforma, pois pode ser que você tenha algum saldo para receber.
Mas não se preocupe, pois se você não sacou seus valores na última edição do Sistemas de Valores a Receber, pode realizar isso em 2024. Dessa forma, você pode esperar que em breve novas informações sejam divulgadas.
Fique atento para possíveis golpes
Por fim, vamos dar algumas dicas para que você não seja vítima de golpes. Em primeiro lugar, o site para solicitar seus saques é apenas o que deixamos no link acima, que no momento está fora do ar.
Então, não clique em nenhum link que afirme que você tenha saldo a receber, pois o Banco Central do Brasil. E claro, fique ligado nas notícias, pois em breve pode sacar valores inéditos!
O site mais atualizado de 2024!