Tabela FIPE: Preços dos carros vão cair nos próximos meses?

Como muitos já devem saber, a Tabela Fipe de carro usado não está parando de cair nos últimos meses, mas, a dúvida é se os preços dos carros vão cair nos próximos meses ainda mais. Então, caso você esteja planejando vender ainda esse ano o seu carro, provavelmente, está preocupado em como ficará a Tabela Fipe de carro usado. É importante saber como estará a valorização do seu veículo antes de tentar vendê-lo.

Tabela-FIPE Tabela FIPE: Preços dos carros vão cair nos próximos meses?

Tabela FIPE: Preços dos carros vão cair nos próximos meses?

Em agosto do ano passado, ocorreu uma desanimadora e notável mudança na Tabela Fipe para modelos de carro usado. Desse modo, foi registrada uma queda no mês de 1%, mas, alguns modelos de veículos continuaram estáveis mesmo após a queda. Os veículos que não sofreram com a queda de preço na tabela Fipe em 2023 foram modelos dos anos de 2012, 2013 e 2016. Entretanto, os modelos de carros com uso de mais de quatro anos a dez anos ficaram mais desvalorizados.

Além disso, os modelos seminovos também sofreram impactos relevantes, tendo queda de 0,89%, sendo o valor mais baixo de carros que possuem até quatro anos de uso. Segundo um levantamento feito pela OLX, no segundo trimestre de 2023, os carros usados com valores variando entre R$ 10 mil e R$ 20 mil sofreram um aumento de 26% na busca por eles.

Sendo assim, teve um aumento de 1,5% em relação ao primeiro trimestre do ano de 2024, no momento em que a categoria registrou participação de 24,5%. Além disso, entre os meses de julho e agosto, o valor dos carros usados tiveram valores diferentes dos veículos novos. Mas, só houve queda de 0.14% em relação aos automóveis novos de 2023.

Qual motivo da queda desses valores:

Primeiro, é preciso entender que a desvalorização dos automóveis se trata de um reflexo ainda da pandemia, pois, houve uma escassez de componentes usados para produzir os automóveis. Então, as montadoras foram obrigadas a darem prioridade para a produção de alguns veículos e outros não. Além do mais, o tempo para esperar por veículo novo cresceu também, podendo ser de até 6 meses para muitos modelos.

Por esse motivo, se você deseja vender um veículo, não se preocupe, pois,  você pode tomar alguns cuidados que farão ele ter um valor aproximado da tabela Fipe. Por isso, mais importante do que se preocupar com os valores da tabela Fipe do carro usado, é ter documentos do veículo em dia. Sem dúvidas, essa é uma ferramenta que será fundamental no momento de vender o seu veículo.

Isso, pelo fato de parte dos compradores de carros já usados, se preocuparem com o fato de IPVA atrasado, ou financiamento sem quitar, além de multas. Além do mais, possuir um veículo com documentos atrasados também não interessantes para o vendedor, já que baixa o preço do veículo. Desse modo, para que seja evitado problemas futuros, antes de vender o seu carro usado, certifique que está com a documentação em dia.

Pois, assim, a venda será feita de maneira mais rápida e você não terá problemas com a venda do seu carro. Uma dica importante, é ir em busca de uma concessionária que venda veículos seminovos e usados para vender. Pois, essas empresas fazem todo o processo de venda, sendo mais fácil ara você. Além do mais, eles também buscam deixar o valor do carro mais próximo da Tabela Fipe, facilitando ainda mais a venda.

Por fim, seguindo essas recomendações fica mais fácil vender o seu automóvel de forma que não fique no prejuízo. Além disso, ao saber o valor da Tabela Fipe, o seu carro usado poderá ser vendido de forma justa e que fique bom para vendedor e comprador.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Tabela FIPE: Preços dos carros vão cair nos próximos meses? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário