Você tem valores a receber no Registrato em 2024? Como saber e consultar

O Banco Central possui um sistema chamado de Registrato, no qual é possível conferir possíveis valores a receber. Nesse sentido, o sistema foi criado em maio de 2023, porém em 2024 o sistema irá abranger ainda mais bancos.

voce-tem-valores-a-receber-no-registrato-como-saber-e-consultar Você tem valores a receber no Registrato em 2024? Como saber e consultar

Contudo, o Banco Central, responsável por todo o sistema, afirmou que para 2024 não existe uma data para realização da liberação do dinheiro deixado.

Além disso, esses valores são bem diferentes dos empréstimos que estão sendo oferecidos, como por exemplo no Auxílio Brasil.

Assim sendo, se você quer conhecer todas as informações relativas ao Registrato em 2024, o texto a seguir é para você. Nele vamos contar tudo sobre as possíveis mudanças que devem ocorrer esse ano.

Dessa forma, você vai conseguir tirar todas as suas dúvidas e claro, conferir se tem valores disponíveis. É só continuar a leitura!

Mudanças no Registrato 2024

Em primeiro lugar, vamos falar sobre as mudanças que devem ocorrer no Registrato deste ano. Segundo algumas informações divulgadas pelo Banco Central, o novo sistema deve contemplar novos dados bancários.

Isso deve começar em janeiro deste ano, e todos os dados devem ser liberados quando a segunda fase do programa for iniciada. Dessa forma, diversas novas informações vão estar disponíveis.

Abaixo você confere a lista completa com todos os valores que podem estar disponíveis:

  • Contas pré-paga ou pós-paga que tenham sido encerradas com algum saldo restante;
  • Registro feitos por corretores de valores ou títulos, ou por sociedades distribuidoras dos mesmos itens;
  • Outras situações que envolvam valores disponíveis, que deveriam ter sido devolvidos em outro momento.

Em todos esses casos, as instituições financeiras precisam ter reconhecido os valores, para torná-los passíveis de devolução. Além disso, uma outra mudança importante tem relação com o sistema Registrato.

De acordo com o Banco Central, a ideia é criar uma nova forma de consultar as informações, com ainda mais eficiência. Porém, não se tem nenhuma informação sobre datas, o que está deixando milhões de pessoas em dúvidas

Portanto, no momento é preciso esperar, até que novas informações sejam divulgadas pelo Banco Central. Afinal, a instituição é a principal responsável pelo Registrato em 2024, e quaisquer informações oficiais vão ser divulgadas por ela.

voce-tem-valores-a-receber-no-registrato-como-saber-e-consultar Você tem valores a receber no Registrato em 2024? Como saber e consultar

O que é o Portal Valores a Receber

Uma das maiores dúvidas que os brasileiros possuem sobre o sistema, é sobre o que é o sistema e como este funciona. Por esse motivo, nesse tópico iremos falar sobre o Valores a Receber, e o que ele representa.

Assim sendo, nesse tópico vamos falar sobre o portal, que nada mais é que uma plataforma de dinheiro esquecido. Pois é, em diversas situações esquecemos valores em bancos, ou outra instituição financeira.

Então, os anos vão se passando e acabamos esquecendo esses valores, e claro, perdendo dinheiro. Portanto, o Banco Central vendo isso, decidiu criar uma maneira de devolver esses valores.

Então, nasceu assim o sistema Registrato ou Valores a Receber, que permite aos cidadãos sacar aquele dinheiro deixado na poupança. O Banco Central é responsável por todo o sistema do serviço.

A estimativa é que exista cerca de R$8 bilhões esquecidos nos bancos ou instituições financeiras. Porém, apenas metade desse total deve ficar disponível para o processo de devolução.

Por fim, até mesmo em casos de consórcios, nos quais esquecemos dinheiro, será possível recuperar os valores.

voce-tem-valores-a-receber-no-registrato-como-saber-e-consultar-1 Você tem valores a receber no Registrato em 2024? Como saber e consultar

Dinheiro esquecido: causas incluídas no Valores a Receber

O sistema Valores a Receber tem uma importância econômica enorme, e as causas que terão devolução são variadas. Em primeiro lugar, e talvez a mais popular, são os fechamentos de contas corrente ou poupança.

Nesse caso, caso você tenha finalizado alguma, e esquecido de algum valor, poderá ser ressarcido pelo Registrato. Além disso, caso tenha sido cobrado de forma indevida, poderá ter algum valor a receber disponível no Valores a Receber.

Isto se refere a tarifas, parcelas e diversas outras obrigações de créditos que estejam previstas no Termo de Compromisso do Banco Central. Também não podemos esquecer das cotas de capital, rateio de sobras e outros serviços cooperativos.

Em suma, qualquer valor que não tenha sido procurado pelo dono, será devolvido pelo Registrato. Mas é importante ficar de olho e conferir o portal com frequência, para não se esquecer de nada.

Como consultar o Valores a Receber

Em primeiro lugar, você deve ter uma conta Gov.Br, em níveis prata ou ouro. Pois, do contrário não será possível acessar o sistema, nem mesmo usando o Registrato. Então, caso você possua esse item, é hora de acessar a plataforma.

Portanto, a próxima etapa é clicar aqui e acessar o portal oficial do Banco Central. Agora é só digitar seu CPF e consultar se tem saldo disponível, e pronto, é só solicitar. Contudo, a plataforma ainda está suspensa, sendo necessário aguardar seu retorno.

Em 2024 a expectativa é que o processo sirva para ainda mais pessoas, então fique de olho!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Você tem valores a receber no Registrato em 2024? Como saber e consultar O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário