2ª Via Simples Nacional 2024: Emissão
Caso você esteja no ramo do empreendedorismo e seja um microempreendedor, com certeza você já ouviu falar do Simples Nacional, um sistema de tributação que visa facilitar o recolhimento de todos os impostos das empresas brasileiras. Sem dúvidas, o pagamento de todos os impostos requeridos dentro do prazo é de extrema importância e permite que sua empresa esteja de acordo com a lei e a Receita Federal.
Mas com certeza você já acabou deixando o prazo do boleto passar, ou ainda pior, perdeu o boleto ou acabou não recebendo ele por algum motivo. Nesse caso, a dúvida que fica é como o pagamento do boleto poderá ser feito e assim eliminar os encargos que estão pendentes. Para isso, o primeiro passo é gerar um novo boleto, ou seja emitir a segunda via do Simples Nacional 2024. Se você ficou curioso para saber como, é só continuar a leitura, que te contaremos tudo!
O que é o Simples Nacional 2024?
A sigla DAS significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional, e é o mesmo que o Simples Nacional, sendo o documento responsável pelos principais impostos destinados ao MEI e suas subcategorias. Como a tributação em geral não é muito simples, o sistema foi criado para ajudar os pequenos e médios empresários na hora de pagarem seus impostos.
Dessa forma, este imposto é distribuído para todas as categorias do poder, como Município, Estado e União. Sendo assim, isso facilita e muito a vida do pequeno empresário que consegue pagar todos os impostos de uma única vez. Funciona como uma folha de arrecadação que contém todos os impostos somados, e a intenção é ser mais uma ferramenta de ajuda para o MEI.
Sabemos que a vida de quem começa a empreender não é fácil, são diversas atividades que destoam muito uma da outra. Até a pessoa pegar o ritmo e seguir todas as regras, em geral, leva tempo. Por isso, contar com um sistema de tributação desses é essencial.
DAS x DAS MEI
Para quem não sabe, existe diferença entre DAS e DAS MEI. Dentro do empreendedorismo existem os micro e pequenos empresários e também os microempreendedores individuais. Para o primeiro caso, a tributação varia de acordo com o faturamento da empresa. Já para o segundo, o valor do imposto é fixo. No entanto, para esse segundo caso também existe limite de gasto e maior tributação caso seja ultrapassado.
Com isso, existe total diferença na hora de emitir o boleto de tributação, como ensinaremos logo abaixo. Isso ocorre porque o valor do tributo muda, e você precisa estar inteirado para que consiga fazer o pagamento e emissão do Simples Nacional 2024 de forma correta!
Como emitir 2ª via boleto do Simples Nacional 2024?
Como citado acima, o cotidiano de um pequeno empreendedor pode ser bem cheio de tarefas e atribuições e com isso muitas vezes há o esquecimento ou perda de alguns documentos, como o Simples Nacional. Nesse caso, o empreendedor pode ficar nervoso, achando que poderá ficar em débito com a receita federal, ou ainda, pior que poderá ter multas. Mas fique tranquilo! Para realizar a emissão da 2ª via do Simples Nacional e conseguir ficar em dia com seus impostos é só seguir os passos abaixo que irão descrever o que você precisa fazer:
- Inicialmente, você terá que entrar no site do Simples Nacional;
- Já dentro do site, entre em PGDAS, que fica à direita;
- Para acessar, você deverá usar seu código ou então o certificado digital;
- Para criar o código é muito simples e você pode fazer isso clicando aqui;
- Com o código de acesso em mãos é só acessar, juntamente com seu CPF ou CNPJ;
- Com isso, na opção Boleto, o boleto aparecerá na tela e você pode guardá-lo da forma que preferir:
- Salvá-lo em seu computador ou na nuvem;
- Imprimindo;
- Ou ainda, apenas copiando o código de barras;
- Depois de ter o código de barras ou boleto em mãos é só você realizar o pagamento e pronto! Foi fácil não?
Como se inscrever no Simples Nacional?
Para se inscrever no Simples Nacional você precisa solicitar quando o seu negócio já estiver aberto e com a ajuda de um contador para te auxiliar nesse momento, você pode seguir os passos abaixo:
- Dentro do site do Simples Nacional:
- Vá em “Simples – Serviços”;
- Depois em “Opção”;
- Posteriormente em “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”;
Nessa etapa, você precisará de um código para que consiga acessar e solicitar a adesão ao Simples Nacional. Para conseguir esse código você precisará do número do recibo da última declaração de imposto de renda, ou ainda do número do título eleitoral.
Para os novos empreendedores de plantão, existem algumas regras para a solicitação do Simples Nacional:
- Máximo de 30 dias após a aprovação da inscrição no Município ou Estado;
- Prazo máximo de 180 dias da abertura do CNPJ.
Para saber se você pode aderir ao Simples Nacional é só entrar no site do Simples, informado acima, e fazer a consulta com seu CNPJ!
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