Cartão Vale Cultura: Consultar Saldo

O Cartão Vale Cultura é mais um benefício a que o trabalhador tem direito. Você o recebe? Então veja neste artigo tudo sobre o benefício: o que é, onde pode gastar, como ele funciona e consulta de saldo. Assim, após ler o texto, você conseguirá usufruir deste benefício ao máximo.

vale-cultural-cartao-consultar-saldo Cartão Vale Cultura: Consultar Saldo

E então, vamos ver mais sobre?

Cartão Vale Cultura o que é

O Vale Cultura é um benefício garantido por lei (n° 12.761/2012), onde é oferecido ao trabalhador, um cartão no valor de R$50. Entretanto, o funcionário só poderá gastar com algo relacionado à cultura.

Para dar estímulo às empresas, para que ofereçam o benefício, o Governo Federal estipula que concede benefícios em impostos.

O Vale Cultura tem como objetivo, dar acesso aos trabalhadores a projetos culturais e de lazer. Projetos esses que agregam muito para o indivíduo. Afinal, por causa da falta de recursos, muito desse lazer e cultura ficam de lado. Sendo assim, o cartão vem como uma solução inicial para este problema.

Assim, para que fique mais claro, é importante destacar alguns pontos quanto ao cartão.

Cartão Vale Cultura, pontos importantes

Para que você saiba ainda mais sobre este benefício e não tenha dúvidas quanto a ele, devemos destacar algumas das suas características. São elas:

  • O valor colocado no cartão é cumulativo e não possui validade. Sendo, o saldo que você não gastou, se soma com o recebimento de cada mês. Como não é um saldo que vence, poderá usar quando quiser.
  • A empresa poderá descontar na folha de pagamento 10% do valor do Vale Cultura. Isso é para quem ganha até 5 salários mínimos. Acima desse limite, caso o funcionário receba o benefício, a empresa é obrigada a realizar o desconto na folha de pagamento. Tal desconto, deverá ser de 20% a 90% do valor do benefício.
  • Quem oferece o benefício é a empresa que contrata o funcionário. O benefício não é do Governo Federal, ele apenas cria condições para que o cartão seja oferecido. Além disso, o sistema de cadastro, como veremos mais à frente, é do Estado.

Com isso tudo colocado, já deu para ter uma noção do que é o cartão. Bom, mas você deve estar se perguntando: com o que posso utilizar este cartão? É essa resposta que veremos a seguir.

cartao-vale-cultura-sistema Cartão Vale Cultura: Consultar Saldo

Cartão Vale Cultura onde posso usar

Como falamos anteriormente, ao receber o Cartão Vale Cultura, você tem R$50 para gastar com lazer e cultura.

Sendo assim, você pode gastar o saldo de seu cartão com produtos culturais como:

  • Livros e E-Books
  • Cinema
  • Revistas
  • Assinatura de streaming
  • Quadros e Fotografias
  • Ingresso para espetáculos de música, dança e teatro
  • Ingresso para circo
  • Exposições de arte

Além de produtos, você poderá utilizar o cartão para comprar cursos que tenham a ver com artes, como:

  • Fotografia
  • Audiovisual
  • Dança
  • Teatro
  • Literatura

Sendo assim, existe uma gama de produtos e cursos nos quais você poderá gastar seu Vale Cultura. Além disso, devemos lembrar que o valor é cumulativo e não possui vencimento.

Com isso, veremos o sistema de funcionamento do cartão.

cartao-vale-cultura_saldo Cartão Vale Cultura: Consultar Saldo

Cartão Vale Cultura: como funciona

As empresas envolvidas com o cartão vale cultura, são classificadas, pelo Governo Federal, como:

  • Beneficiária – a empresa que irá oferecer o cartão a seus funcionários;
  • Operadora – empresa responsável por administrar o cartão e oferecê-lo às empresas beneficiárias;
  • Recebedora – empresa que oferece serviços ou produtos de caráter cultural. Sendo nelas que o funcionário da beneficiária poderá utilizar o cartão;

É obrigatório que todas as empresas envolvidas (Beneficiária, Operadora e Recebedora) estejam cadastradas no Sistema Vale Cultural. Caso você possua uma empresa, que se encaixe em alguma dessas classificações, poderá oferecer o cartão ou ser uma recebedora. Para isso, você deve fazer o cadastro clicando aqui.

Sendo assim, o cartão funciona da seguinte forma:

  • As empresas, Operadora e Recebedora, se cadastram no site;
  • A Beneficiária, caso queira aderir ao Vale Cultura, também realiza cadastro e escolhe uma Operadora.
  • O cartão é realizado e, assim que pronto, dado para o funcionário.
  • Assim, o funcionário poderá gastar o saldo do cartão em alguma das empresas recebedoras;

Bom, agora que você sabe o que é e como o cartão funciona, vejamos então como fazer para consultar o saldo.

Cartão Vale Cultura consultar saldo

Como vimos, o Cartão Vale Cultura é oferecido para as empresas, por meio de administradoras de cartão. Com isso, já temos o primeiro ponto a respeito da consulta do saldo.

Para saber o saldo de seu cartão, você deverá consultar diretamente a operadora. Você poderá saber qual é a operadora através do próprio cartão.

Sendo assim, para consultar o saldo do cartão Vale Cultura, você deve entrar no sistema da operadora. Algumas podem possuir site e aplicativo, para realizar o procedimento. Enquanto outras, a consulta poderá ser realizada apenas pelo site.

Por isso, é importante você saber qual é a empresa operadora que foi contratada.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Cartão Vale Cultura: Consultar Saldo O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário