Agendamento Título de Eleitor: Como agendar

Você sabia que é possível fazer o agendamento de título de eleitor sem precisar sair de casa? Sim, e será sobre isso que vamos explicar hoje.

Abaixo você poderá ver o passo a passo para solicitar e fazer o agendamento título de eleitor, para emitir o documento pelo sistema Título Net. Confira abaixo, e boa leitura!

agendamento-titulo-de-eleitor.jpg Agendamento Título de Eleitor: Como agendar
Título de Eleitor

O título de eleitor é um documento utilizado para comprovar que determinado cidadão está inscrito na Justiça Eleitoral do Brasil, e que se encontra apto a exercer o eleitorado ativo (votar num candidato), quando eleitorado passivo (ser votado como candidato) nas eleições municipais, estaduais e federais.

O Título de Eleitor é um documento impresso pelo computador, onde vai constar o nome do eleitor, data de nascimento, unidade federativa, município, zona de secção eleitorais de onde o cidadão vota, número da inscrição eleitoral, data de emissão, assinatura do juiz eleitoral, assinatura do eleitor ou impressão digital de seu polegar, nos casos de ser um analfabeto.

Critérios para obter a emissão do Título de Eleitor

Para conseguir obter o Título de Eleitor, o cidadão deverá comparecer ao Poupatempo mais próximo da região onde mora, com a posse dos documentos abaixo:

  • Carteira de Identidade (RG)
  • Comprovante de dispensa do serviço militar (em caso de cidadão de sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos de idade)
  • Comprovante de Residência atualizado (conta de luz, água, telefone, etc)

O título de eleitor também pode ser emitido a partir do ano em que o cidadão completar 16 anos de idade, basta levar o comprovante de residência e RG, sendo cópias e os originais.

Em caso de brasileiro naturalizado, o cidadão deverá estar em posse dos documentos abaixo:

  • Carteira de identidade de modelo idêntico ao do Brasileiro (contendo no campo “Naturalidade” o país em que nasceu, número da Portaria Ministerial que confere a nacionalidade brasileira)
  • Certificado de Naturalização (pode ser apresentado em formato digital ou a Portaria Ministerial com a finalidade de verificar a data de expedição)
  • Comprovante de Residência Atualizado

emitir-titulo-de-eleitor.jpg Agendamento Título de Eleitor: Como agendar

Agendamento Título de Eleitor

Para fazer o agendamento título de eleitor, é necessário entrar no site do Poupatempo da sua região e agendar a visita para que obter a emissão do documento.

Todos os cidadãos que querem emitir o Título de Eleitor ou regularizar a situação eleitoral, podem contar com a Unidade do Poupatempo para realizar os serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O prazo para solicitar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para participar das votações nas próximas eleições, termina em 4 de maio.

Hoje temos 13 unidades no Estado, na capital, Região Metropolitana e interior: Itaquera, Santo Amaro, Sé, Lapa, Carapicuíba, Diadema, Mauá, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e Franca.

Para comparecer em um destes locais, é necessário fazer o agendamento título de eleitor, vendo data e hora disponíveis no portal oficial do Poupatempo.

Em canais digitais, portal, aplicativo digital e nos totens de autoatendimento, é possível fazer consulta de local de votação e situação eleitoral, emitir certidão de quitação eleitoral e certidão de crime eleitoral.

No Poupatempo, é possível ter os seguintes serviços:

  • Inscrição Eleitoral
  • Alterações de dados
  • Segunda Via
  • Transparência
  • Justificativa eleitoral
  • Inclusão de nome social
  • Regularização de título de eleitor cancelado
  • Certidão de quitação eleitoral não emitida através da internet

titulo-de-eleitor-digital.jpg Agendamento Título de Eleitor: Como agendar
Título de Eleitor online

Para fazer o Título de eleitor pela primeira vez, o cidadão deve acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e fazer o preenchimento de todos os campos indicados com os dados pessoais, como o nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

O sistema vai pedir pelo envio de pelo menos quatro fotografias para que seja possível comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas será uma fotografia como Selfie segurando um documento de identificação oficial. As outras são do próprio documento, frente e verso.

A última foto é de um comprovante de residência atualizado, podendo ter no mínimo 3 meses.

Homens com idade entre 18 e 45 anos, também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Porém, tenha muita atenção! As imagens devem estar completamente legíveis, e caso não estejam, a solicitação poderá ser negada pela Justiça Eleitoral.

Acompanhando a solicitação

Após finalizado o seu cadastro, é possível fazer o acompanhamento da tramitação do pedido através da internet. Para isso, acesse a guia “acompanhar requerimento” e informe o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

Aplicativo e-Título

Após processar as informações, e não houver nenhuma pendência, basta fazer o download do aplicativo e-Título no seu telefone ou tablet (android ou iOS).

Este app permite que o público utilize a versão digital do documento, dispensando o título de eleitor emitido em papel.

Viu como é simples e rápido? Acesse os sites e aplicativos que recomendamos para que seja possível fazer o agendamento título de eleitor, ou utilize a versão digital deste documento.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Agendamento Título de Eleitor: Como agendar O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário