Anatel vai bloquear sinais de TV Box piratas em 2024?
No último dia 09/02, a Anatel apresentou um plano atualizado para combater o Uso de decodificadores clandestinos. Ou seja, com esse plano a Anatel vai bloquear sinais de TV Box piratas em 2024, com intuito de aumentar a diminuição da pirataria de TV por assinatura. Com isso, a empresa bloqueará o acesso dos endereços de IP de servidores que transmitem o conteúdo para TV Box irregulares. A seguir veja maiores informações sobre o caso e como isso vai ocorrer.
Anatel vai bloquear sinais de TV Box piratas em 2024?
Antes de tudo, é válido ressaltar que essa luta da Anatel contra a TV a gato não é novidade, pois, isso algo que vem tentando ser combatido há tempos. Por causa do PACP (Plano de Ação de Combate à Pirataria), cerca de 1,4 milhão de TV Box sem estarem homologados foram removidos do mercado brasileiro. Além disso, essas mercadorias acabaram sendo apreendidas junto com a Receita Federal e também órgãos policiais.
Entretanto, a Anatel admite que a apreensão desses aparelhos piratas reduziu ao longo dos últimos meses, uma vez que os produtos acabaram sendo bastante encontrados em inúmeras lojas online e também comércios populares. Agora, a Anatel pretende combater os servidores que oferecem canais pagos que transmitem o sinal sem autorização de maneira indevida. Desse modo, o intuito da agência é bloquear os endereços de IP para impedir que as TV Box consigam se conectar e reproduzir os canais pagos.
De acordo com a agência: “Quando o consumidor perceber que aquela caixinha que ele pagou R$ 400 não abre mais o sinal de nada, ele vai parar de comprar as TV Box piratas. Nossa expectativa é que, inviabilizando o uso, o próprio consumidor perceba que é uma ‘furada’ comprar o equipamento.” O fato da Anatel não conseguir mais apreender aparelhos na mesma frequência de antes, o bloqueio do acesso aos servidores que distribuem IPTV pirata pode ser bem mais eficiente.
Além disso, essa é uma medida que pode acabar afetando também quem já tem o aparelho em casa, de acordo com a Anatel atualmente existem cerca de 5 a 7 milhões de casas com TV a gato no país. Além do mais, ainda de acordo com a Anatel esse tipo de TV pirata oferece riscos à segurança cibernética e em alguns desses dispositivos foram encontrados malwares e backdoors. Desse modo, esse tipo de equipamento interceptaria dados de aparelhos conectados à uma mesma rede causando ataques DDoS, prejudiciais ao funcionamento das redes de telecomunicações.
Como será feito o bloqueio dos canais pela Anatel:
Agora, segundo o superintendente de Fiscalização da Anatel, Hermano Barros Tercius, nos próximos dias esses bloqueios de endereço IPs já começarão. Desse modo, ficará responsável pelo processo uma equipe técnica da agência, envolvendo a parte de denúncia ou levantamento, análises, validações e determinações aos provedores.
Ainda de acordo com Tercius esse processo ocorrerá com bastante cautela e a agência ficará responsável por verificações para que não seja afetado nenhum endereço de IP legítimo. Pois, um bloqueio feito de forma indevida impediria o desempenho de outros sites e aplicações na internet.
As ordens de bloqueio dos IPs, será solicitada pela Anatel para impedir de forma direta os backbones de internet. Dessa forma, evitará que a agência envie solicitações para os mais de 20 mil provedores presentes em todo Brasil. De acordo com Hermanos Barros: “A gente pode fazer o bloqueio em determinados níveis e hierarquias da rede. Nossa ideia é pedir o bloqueio nas hierarquias mais altas da rede, nos backbones regionais e nacionais. Em vez de envolver 20 mil operadoras, falaríamos apenas com dezenas de prestadoras.”
A agência está ciente de que os servidores piratas conseguem alterar o IP como forma de driblar os bloqueios, e de acordo com Baigorri: “É um jogo de gato e rato, você tem que ficar descobrindo quais endereços estão usando e derrubar o IP em tempo real”. Mas, é importante lembrar que esses bloqueios só afetarão o IPTV ilegal, para os demais essa medida não se aplica.
O site mais atualizado de 2024!