Anatel vai bloquear sinais de TV Box piratas em 2024?

No último dia 09/02, a Anatel apresentou um plano atualizado para combater o Uso de decodificadores clandestinos. Ou seja, com esse plano a Anatel vai bloquear sinais de TV Box piratas em 2024, com intuito de aumentar a diminuição da pirataria de TV por assinatura. Com isso, a empresa bloqueará o acesso dos endereços de IP de servidores que transmitem o conteúdo para TV Box irregulares. A seguir veja maiores informações sobre o caso e como isso vai ocorrer.

Anatel-vai-bloquear-sinais-de-TV Anatel vai bloquear sinais de TV Box piratas em 2024?

Anatel vai bloquear sinais de TV Box piratas em 2024?

Antes de tudo, é válido ressaltar que essa luta da Anatel contra a TV a gato não é novidade, pois, isso algo que vem tentando ser combatido há tempos. Por causa do  PACP (Plano de Ação de Combate à Pirataria), cerca de 1,4 milhão de TV Box sem estarem homologados foram removidos do mercado brasileiro. Além disso, essas mercadorias acabaram sendo apreendidas junto com a Receita Federal e também órgãos policiais.

Entretanto, a Anatel admite que a apreensão desses aparelhos piratas reduziu ao longo dos últimos meses, uma vez que os produtos acabaram sendo bastante encontrados em inúmeras lojas online e também comércios populares. Agora, a Anatel pretende combater os servidores que oferecem canais pagos que transmitem o sinal sem  autorização de maneira indevida. Desse modo, o intuito da agência é bloquear os endereços de IP para impedir que as TV Box consigam se conectar e reproduzir os canais pagos.

De acordo com a agência: “Quando o consumidor perceber que aquela caixinha que ele pagou R$ 400 não abre mais o sinal de nada, ele vai parar de comprar as TV Box piratas. Nossa expectativa é que, inviabilizando o uso, o próprio consumidor perceba que é uma ‘furada’ comprar o equipamento.” O fato da Anatel não conseguir mais apreender aparelhos na mesma frequência de antes, o bloqueio do acesso aos servidores que distribuem IPTV pirata pode ser bem mais eficiente.

Além disso, essa é uma medida que pode acabar afetando também quem já tem o aparelho em casa, de acordo com a Anatel atualmente existem cerca de 5 a 7 milhões de casas com TV a gato no país. Além do mais, ainda de acordo com a Anatel esse tipo de TV pirata oferece riscos à segurança cibernética e em alguns desses dispositivos foram encontrados malwares e backdoors. Desse modo, esse tipo de equipamento interceptaria dados de aparelhos conectados à uma mesma rede causando ataques DDoS, prejudiciais ao funcionamento das redes de telecomunicações.

Como será feito o bloqueio dos canais pela Anatel:

Agora, segundo o superintendente de Fiscalização da Anatel, Hermano Barros Tercius, nos próximos dias esses bloqueios de endereço IPs já começarão. Desse modo, ficará responsável pelo processo uma equipe técnica da agência, envolvendo a parte de denúncia ou levantamento, análises, validações e determinações aos provedores.

Ainda de acordo com Tercius esse processo ocorrerá com bastante cautela e a agência ficará responsável por verificações para que não seja afetado nenhum endereço de IP legítimo. Pois, um bloqueio feito de forma indevida impediria o desempenho de outros sites e aplicações na internet.

As ordens de bloqueio dos IPs, será solicitada pela Anatel para impedir de forma direta os backbones de internet. Dessa forma, evitará que a agência envie solicitações para os mais de 20 mil provedores presentes em todo Brasil. De acordo com Hermanos Barros: “A gente pode fazer o bloqueio em determinados níveis e hierarquias da rede. Nossa ideia é pedir o bloqueio nas hierarquias mais altas da rede, nos backbones regionais e nacionais. Em vez de envolver 20 mil operadoras, falaríamos apenas com dezenas de prestadoras.”

A agência está ciente de que os servidores piratas conseguem alterar o IP como forma de driblar os bloqueios, e de acordo com Baigorri: “É um jogo de gato e rato, você tem que ficar descobrindo quais endereços estão usando e derrubar o IP em tempo real”. Mas, é importante lembrar que esses bloqueios só afetarão o IPTV ilegal, para os demais essa medida não se aplica.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Anatel vai bloquear sinais de TV Box piratas em 2024? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário