Audiência de Conciliação: O que acontece e como se preparar

Você sabe o que é uma Audiência de Conciliação? Se a sua resposta foi não, não se preocupe, você vai ficar sabendo através do texto a seguir. Veja também o que acontece em uma Audiência de Conciliação e como se preparar para uma.

o-que-e-audiencia-de-conciliacao Audiência de Conciliação: O que acontece e como se preparar

Audiência de Conciliação

Se você já participou de algum processo, seja como acusador ou como acusado, você sabe a tensão que envolve esse momento.

Normalmente ambas as partes estão com a cabeça quente e por isso acabam complicando ou dificultando questões que poderiam ser mais fáceis de resolver.

A Audiência de Conciliação foi criada justamente para auxiliar nesse momento e funciona como uma última chance de iniciar de fato o processo.

Uma nova chance de resolver o problema em questão de uma maneira mais amigável.

Ou seja, a Audiência de Conciliação normalmente é o primeiro ato e o primeiro contato das partes que fazem parte do processo. E o objetivo é, como o próprio nome já diz, conciliar as partes.

A intenção é que através de uma conversa amigável, na presença dos respectivos advogados, chegue-se a um consenso que consiga agradar os dois lados.

Uma das vantagens da Audiência de Conciliação é que o momento é mais informal do que os outros após esses, caso não seja possível o acordo.

Na Audiência de Conciliação, além das pessoas envolvidas e seus advogados, é solicitada a presença também de um conciliador.

Tudo isso para que os dois lados sintam-se mais a vontade para negociar, evitando todos os transtornos gerados por um processo.

Além disso, sabemos que quando se trata de um processo, algumas conclusões podem levar bastante tempo. Com a Audiência de Conciliação, a resolução pode ser muito mais rápida e simples.

Portanto, se você tem uma Audiência de Conciliação marcada, não deixe de aparecer. Mesmo que você acredite que não existe a possibilidade de resolver o seu problema amigavelmente, não custa tenta não é mesmo?

audiencia-de-custodia-como-funciona Audiência de Conciliação: O que acontece e como se preparar

O que acontece em uma Audiência de Conciliação

A Audiência de Conciliação acontece na presença de um conciliador, o que descarta a necessidade da presença de um juiz e torna o encontro mais informal.

É possível dizer que essa informalidade podem facilitar de alguma maneira a conciliação, uma vez que nenhuma das partes está sob pressão.

Já a presença dos advogados que representam as pessoas envolvidas é indispensável. Inclusive, é são os advogados que irão intermediar e defender os direitos dos seus respectivos clientes.

A intenção é que os advogados consigam chegar a um consenso, de maneira que o acordo se torne vantajoso para as duas partes.

Ao contatar alguém para uma Audiência de Conciliação, acontece a chamada “Decisão de consenso”. Caso ocorra o acordo, não será necessário seguir com o processo e ação chega ao fim.

Caso mão seja possível agradar ambas as partes através da Audiência de Conciliação, será dado início ao processo de fato, transformando-se em um processo litigioso.

Ou seja, quando o réu e o executor do processo não concordam entre si. Dessa maneira, a decisão passará a ser da justiça.

Vale ressaltar que para acontecer a Audiência de Conciliação é necessário antes dar entrada no processo, através de uma petição inicial.

Após a petição inicial, segue-se os outros procedimentos, como a citação, chegando até a Audiência de Conciliação. Se houver acordo, a ação chega ao fim, caso não aconteça o acordo é dado o prosseguimento a ação.

Esse passo a passo deve ser seguido a risca para que o seu acordo seja validado pela Lei.

A maior vantagem da Audiência de Conciliação certamente é a rapidez para chegar a uma resolução do problema, além disso, por ser decidido entre as pessoas envolvidas, a chance de agradar as duas partes aumentam consideravelmente.

audiencia-de-conciliacao-como-se-preparar Audiência de Conciliação: O que acontece e como se preparar

Como se preparar para uma Audiência de Conciliação?

Ao se preparar para participar de uma Audiência de Conciliação, o primeiro passo é saber que a reunião será menos formal e por isso, menos intimidadora.

Então não é necessário ficar muito nervoso ou nervosa antes de comparecer para a conversa.

O mais importante é sabe passar as informações corretas para o seu advogado, que é quem intermediará por você. Então é necessário passar quais são as suas expectativas, o que você aceitaria ou não aceitaria, entre outras informações.

Se houver documentos que resumam os fatos, o motivo de ter iniciado o processo, possíveis comprovantes de danos e outros problemas, o ideia é levar esses documentos com você para a audiência.

Além disso, é necessário que ambas as partes estejam dispostas a fazer o acordo. Se não houver vontade e esforço de ambos, dificilmente será possível chegar a um acordo vantajoso pra os dois e essa é a principal intenção da Audiência Conciliadora.

Como foi dito anteriormente, só o fato de resolver o problema mais depressa, já é uma incentivo para realizar o acordo, ao invés de dar entrada em um processo litigioso.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Audiência de Conciliação: O que acontece e como se preparar O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário