Averbação Tempo de Serviço INSS

A Averbação Tempo de Serviço INSS ocorre no momento em que o segurado requer a complementação no tempo de contribuição, inserindo o tempo de serviço até então desconhecido pelo INSS.

Essa Averbação Tempo de Serviço INSS pretende reconhecer o tempo de serviço que nunca foi contribuído ao INSS, como os profissionais que precisam cumular tempos de contribuições de regimes diferentes.

Quer saber mais sobre isso? então continue lendo abaixo para entender melhor! Boa leitura.

averbacao-tempo-de-servico-inss.jpg Averbação Tempo de Serviço INSS
O que é a Averbação Tempo de Serviço INSS?

A averbação Tempo de Serviço INSS acontece quando o segurado requer a complementação em seu tempo de contribuição, inserindo um período de serviço que era desconhecido pelo INSS.

Portanto, ele serve para aqueles que pretendem reconhecer o tempo de serviço que foi contribuído ao INSS, como os profissionais que precisam acumular tempos de contribuições de diferentes regimes.

Assim, fazendo a averbação, os períodos de contribuição deste trabalhador são contados em apenas um regime.

Conheça o que a lei diz sobre Averbação Tempo de serviço INSS

Após a Reforma da Previdência, a averbação tempo de serviço INSS ainda é possível. Mas, com todas as mudanças, é preciso que o segurado faça o pedido de averbação o mais antes possível, assim será possível evitar futuras complicações no momento de requerer o benefício da aposentadoria.

Falando em Reforma da Previdência, é importante estar atento às mudanças nos benefícios, principalmente na aposentadoria por tempo de contribuição que deixou de existir devido a nova lei previdência.

fazer-averbacao-tempo-de-servico-inss.jpg Averbação Tempo de Serviço INSS

Quem precisa realizar a Averbação Tempo de Serviço INSS

Todo profissional que tenha interesse em juntar os tempos de contribuição deve fazer a averbação tempo de serviço INSS, para ter o reconhecimento em todo o período de contribuição.

Sendo assim, se você contribuiu por outro regime de previdência, diferente do INSS, deverá fazer a averbação tempo de serviço INSS.

Aqueles que exerceram alguma forma de atividade que não tenha contribuído para o INSS, também precisa fazer a averbação para que o instituto fique ciente do tempo de serviço.

É muito comum que os profissionais exerçam atividades especiais e tenham direito à aposentadoria especial, precisando fazer a averbação. Isto se aplica para os servidores que atuaram fora do serviço público.

Atividade especial

A atividade especial é aquela em que o trabalhador atuou sob uma exposição contínua, permanente para agentes nocivos para a saúde e integridade física. Essas são as populares atividades insalubres.

Abaixo, veja a lista de algumas das profissões que são reconhecidas como atividades especiais, e que levam vantagem na contagem de tempo pelo reconhecimento de tempo:

  • Médicos
  • Vigilantes
  • Radiologistas
  • Área da saúde
  • Enfermeiros
  • Técnicos laborais
  • entre outros.

Este trabalhador deverá comprovar que esteve sob exposição a agentes nocivos, e deve preencher todos os requisitos para que tenha direito à aposentadoria especial.

O reconhecimento de atividade especial faz com que o tempo de contribuição seja acrescido, por isso possui a importância de requerer a averbação do período.

beneficos-averbacao-tempo-de-servico-inss.jpg Averbação Tempo de Serviço INSS

Benefícios da averbação Tempo de serviço INSS

Com certeza o principal benefício para a averbação tempo de serviço INSS, traz com que o segurado não precise trabalhar mais do que é necessário para conseguir obter a aposentadoria na data em que é dele por direito.

A averbação possui uma grande importância para que o segurado possa se aposentar no momento e tempo certo, sem precisar trabalhar mais para obter este feito.

Se o segurado não fizer a solicitação, terá que trabalhar mais para ter um tempo maior de contribuição, quando poderia requerer a averbação e ter se poupado de trabalhar e contribuir por mais tempo.

Sendo assim, quanto antes o trabalhador completar todos os requisitos necessários para requerer a aposentadoria, mais rápido ele terá o benefício da previdência.

A aposentadoria mais conhecida é aquela por tempo de contribuição, sendo um dos que mais geram dúvida, principalmente após a Reforma (deixou de existir).

Além disso, a averbação tempo de serviço INSS para aumento do tempo de contribuição, é uma maneira de aumentar o valor mensal da aposentadoria do cidadão.

Portanto, é muito importante que o trabalhador confira o seu CNIS para conseguir verificar se todas as contribuições estão constando no INSS.

Como fazer Averbação Tempo de Serviço INSS

É muito comum que sejam feitas as contribuições para o INSS pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), alguns trabalhadores possuem regimes de contribuição diferentes.

O maior exemplo disso são funcionários públicos contribuintes para o RPPS, o Regime Próprio de Previdência Social.

A averbação deverá ser solicitada no próprio INSS, antes de requerer a aposentadoria, para que o trabalhador consiga ter um planejamento para se aposentar e conseguir colher as provas necessárias para a averbação.

Vale ressaltar que todos os períodos em que o segurado tenha exercido atividade profissional durante sua vida, estejam inseridos no cadastro no INSS, para que esteja registrado na Previdência Social.

No momento do requerimento da averbação Tempo de serviço INSS, o segurado deverá apresentar os pagamentos, como os documentos comprobatórios para o exercício de atividade trabalhada, se for necessária.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Averbação Tempo de Serviço INSS O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário