Bilhete único: como bloquear pela internet
O bilhete único é um dos melhores serviços que os trabalhadores que usam transporte público todos os dias possuem. Porém, em caso de perda ou roubo, é importante saber como realizar o bloqueio do serviço.
Assim como os cartões de crédito ou débito, o bilhete único possui um saldo que serve para pagar as tarifas do transporte público.
Em alguns casos, a empresa oferece isso como vale-transporte e o trabalhador não precisa se preocupar em ter dinheiro físico para usar o ônibus ou metrô.
Mas um dos problemas que podem ocorrer é a perda desse cartão, que pode acarretar prejuízos para o dono. Por esse motivo, é importante saber como realizar o bloqueio do serviço, que pode ser realizado pela internet em poucos minutos.
Assim sendo, se você quer aprender a fazer o bloqueio e conhecer mais sobre seu bilhete único, é só continuar a leitura do texto a seguir!
Afinal, o que é o Bilhete único?
Antes de falar sobre como você pode realizar o bloqueio do seu bilhete único, vamos contar um pouco sobre a história do serviço. Sabemos que grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro possuem um fluxo enorme de trabalhadores que usam o serviço público.
Há alguns anos, uma das tarefas que mais tomava tempo dessas pessoas era o pagamento das tarifas. Muitos tinham que contar o dinheiro na hora e isso gerava atrasos para todos os envolvidos no processo.
Além disso, as empresas de transporte precisavam contar com cobradores ágeis e que muitas vezes cometiam erros.
Apesar de nem todos usarem o bilhete único, ele é bem conhecido nas grandes capitais. O sistema nada mais é que a unificação do pagamento do transporte público em um único cartão. Assim, tudo ocorre de maneira digital, o que torna o processo bem mais ágil.
Todavia, existem alguns outros benefícios que o modelo de pagamento proporciona: como mais segurança e menos gastos. Desde 92 já existem projetos para a criação de um sistema único e digital de pagamentos para o transporte público em São Paulo.
A responsável pela criação do dispositivo e controle é a SPTrans, companhia de transportes de ônibus da capital paulista. Apesar disso, a CPTM, companhia de metrôs e trens da cidade, também passou a aceitar o bilhete único como forma de pagamento.
Outras capitais também possuem o serviço, que recebe nomes diferentes em cada local. Milhões de cartões já foram expedidos até hoje e a vida dos trabalhadores e estudantes foi muito beneficiada.
O serviço da capital paulista é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o bilhete único de Hong Kong: o Octopus.
Bloqueio do cartão pela internet
Se você tem cartões de débito ou crédito já deve ter passado por alguma situação que exigiu que você o bloqueasse. Seja por perda ou até mesmo roubo, o Bilhete Único, assim como outros cartões, pode causar muita dor de cabeça.
Então, para que você não perca nenhum valor depositado em seu cartão, é necessário bloqueá-lo o mais rápido possível. A tarefa pode ser realizada pela internet ou se preferir pelo telefone da SPTrans.
As dicas que daremos abaixo servem para bloqueio e cancelamento do serviço.
Pelo site da SPTrans
Por se tratar de uma das principais empresas de ônibus do país e responsável por uma das maiores frotas do estado de São Paulo, o grupo SPTrans possui um site.
Nesse portal você consegue conferir diversas informações sobre seu cartão e ainda consegue tirar diversas dúvidas.
Outro importante serviço oferecido lá é o de bloqueio do bilhete único. Para isso, você deve clicar aqui e acessar a página do cartão. Lembrando que também é preciso ter em mãos o login e a senha que você usa na plataforma.
Mas caso você não tenha cadastro é só realizá-lo no próprio site, clicando no botão Cadastre-se.
Agora é preciso ir até a área de atendimento ao usuário e informar que deseja bloquear ou cancelar seu Bilhete Único.
Em seguida será necessário informar alguns dados:
- Número do cartão (localizado na parte de trás do seu Bilhete Único);
- RG e CPF do usuário;
- Telefone para contato,
Pronto, agora seu cartão será cancelado e você pode pedir a segunda via nessa mesma página.
Pelo telefone
Lembrando que também é possível realizar esse processo pelo telefone. Afinal, nem todos os usuários do Bilhete Único são familiarizados com a internet. Se você é uma dessas pessoas saiba que a SPTrans possui uma excelente central de atendimento.
Em algumas regiões esse serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana:
- 156 para os usuários que morem em São Paulo capital;
- 0800 055 0121 para outras cidades;
- 0800 011 0156 para outras cidades (atendimento 24h).
Após ligar informe alguns dados e informe que deseja cancelar o serviço. Viu, é bem fácil cancelar seu Bilhete Ùnico.
O site mais atualizado de 2024!