Acesse Nossas Redes Sociais

Direitos

Bilhete Único Especial para Desempregado: Como Fazer

Publicado

em

A empresa responsável pela circulação de ônibus na cidade de São Paulo, a SPTrans, estabeleceu o Bilhete Único Especial para desempregados. Com ele, os cidadãos que estão desempregados têm passe livre nos ônibus da cidade por até 3 meses. Uma grande ajuda em um momento tão difícil para o trabalhador, com isso ele consegue isenção na tarifa para buscar um novo emprego e fazer entrevistas. Saiba como fazer o seu bilhete único do desempregado a seguir.

bilhete-unico-do-desempregado Bilhete Único Especial para Desempregado: Como Fazer

Bilhete Único Especial do Trabalhador Desempregado

A iniciativa partiu dos vereadores Toninho Vespoli (PSOL) e Mario Covas Neto (PSDB), com base no bilhete gratuito do metrô para desempregados que funciona na cidade há anos.

Além do saque-rescisão do FGTS e do seguro-desemprego, as pessoas que foram demitidas sem justa causa podem ter acesso a outros benefícios como o Bilhete único especial para desempregados, pelo tempo de até 90 dias.

O benefício poderá ser solicitado em até três meses após o cidadão ter recebido a última parcela do seguro-desemprego.

O Bilhete único do Desempregado é destinado ao trabalhador que foi demitido sem justa causa, tendo no mínimo um mês e no máximo seis meses. O bilhete possui a validade de até 90 dias, e o cidadão terá 12 cotas diárias por mês e cada uma dá o direito de embarcar 8 vezes.

É importante ressaltar que o cidadão precisará ter trabalho por seis meses no último emprego, e caso consiga emprego, precisará fazer a devolução nas estações de metrô.

Quem tem direito ao Bilhete Único Especial para Desempregado?

Não são todos os cidadãos que podem fazer a solicitação do benefício, e após o cadastro, o sistema irá analisar se a pessoa se enquadra em todas as categorias e se realmente poderá receber o bilhete do desempregado. Veja quem poderá fazer o pedido:

  • Cidadão que estiver desempregado;
  • Cidadão que recebeu todas as parcelas do seguro-desemprego, sendo que a última tenha sido paga há menos de três meses;
  • É morador da cidade de São Paulo;
  • Que tenha um bilhete único cadastrado em seu nome.

Caso o cidadão não tenha nenhum bilhete único cadastrado, não poderá fazer o pedido do bilhete. Mas iremos explicar como resolver esse impasse.

bilhete-unico-especial-desempregado Bilhete Único Especial para Desempregado: Como Fazer

Como Fazer o Bilhete Único Especial do Desempregado?

Para conseguir fazer o Bilhete único especial para desempregado, o cidadão precisará ter um bilhete único que esteja cadastrado em seu nome. Caso ainda não tenha, deve-se realizar o cadastro, e escolher o posto para saber onde retirar o bilhete único.
A solicitação pode ser feita pela internet no site da SPTrans, basta acessar aqui e seguir todas as etapas e preencher os campos de informações pessoais.

Posteriormente, acessando o site da SPTrans, acesse a opção “benefício Desempregado” que está no menu. Neste campo você deve informar o número do PIS/PASEP, o número do seguro-desemprego, data da rescisão, data da disponibilidade da última parcela do seguro e os números da carteira profissional e CNPJ da empresa em que trabalhava.

Os trabalhadores que foram empregados por pessoas físicas também podem fazer a solicitação deste benefício, para isso, devem informar o CPF do empregador no lugar do CNPJ.

Após fazer a solicitação, e os dados estiverem preenchidos corretamente, e caso você tenha mesmo o direito ao Bilhete Único Especial para desempregados, o sistema irá informar quais serão os próximos passos e como enviar as cópias autenticadas dos seus documentos.

Por último, as cotas serão disponibilizadas em até 20 dias, a partir da data de postagem dos documentos comprobatórios, e para ativar as cotas é preciso levar o cartão a um equipamento de recarga.

Bilhete Único Especial Documentos Necessários

Após a realização do cadastro e a solicitação do Bilhete único especial, a SPTrans irá pedir que você encaminhar cópias autenticadas dos seguintes documentos:

  • CPF;
  • RG ou CNH;
  • PIS/PASEP;
  • Comprovante de residência com CEP e data de emissão de 6 meses;
  • Consulta de habilitação do Seguro Desemprego.

bilhete-unico-desempregado-metro-cptm Bilhete Único Especial para Desempregado: Como Fazer

Bilhete Único Especial CPTM e Metrô Emissão

O Metrô e a CPTM também oferecem por 90 dias o benefício. O trabalhador precisa enviar um e-mail para o endereço [email protected]ov.br com todas as documentações necessárias. É possível enviar uma foto ou captura da tela do celular, caso a carteira de identidade e de trabalho sejam digitais.

Os documentos se mantiveram os mesmos que foram listados, basta enviá-los e seguir todos os pedidos que são realizados pelo sistema.

Após o envio do e-mail, a CPTM responderá com uma confirmação automática. Nela, será informado que os dados serão analisados e que o trabalhador terá uma resposta em até 3 dias úteis.

Caso o mesmo esteja apto a receber o bilhete único especial, a resposta da CPTM irá informar o local, data e horário para retirada do bilhete.

O bilhete único especial do desempregado é um benefício oferecido para as pessoas que se encontram desempregadas, elas podem fazer a solicitação deste benefício através da internet. Para isso, devem seguir todas as etapas e informações para o sistema, e depois, poderá retirar o bilhete na estação CPTM.

Wagner é carioca da gema, estudante de Direito na Universidade Anhanguera, pretende seguir carreira pública ou política. Nas horas vagas gosta de surfar e jogar futevôlei. Escreve para blogs e sites desde os 16 anos de idade.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

Publicado

em

Muitos ainda não conhecem o Cadastro Positivo, ele consiste em um site onde as empresas podem verificar o histórico do pagador. Portanto, é possível verificar se a pessoa paga seus débitos em dia, ou ao contrário, fica devendo nos lugares onde realiza suas compras.

Outro fator importante que o Cadastro Positivo possibilita é a possibilidade de comprovação de renda para as pessoas que não possuem outros meios de comprovação, são autônomos, liberais, mas quitam seus débitos em dia. A seguir você conhece um pouco melhor sobre o Cadastro Positivo e sabe se vale a pena fazer o seu cadastro.

cadastro-positivo Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

Cadastro Positivo é Bom ou Ruim?

Para as empresas cadastradas o Cadastro Positivo oferece um histórico completo da vida financeira de seus clientes. Dentre as informações obtidas, pode-se destacar as compras efetuadas e o valor das parcelas, datas de vencimento, empréstimos realizados, se as contas foram pagas em dia e muito mais.

Ainda, é possível encontrar outros tipos de informações no Cadastro Positivo como contas ligadas aos serviços de água, luz e internet. Mas para quê isso serve? Através destes dados, a empresa consegue verificar se a pessoa tem um histórico de bom pagador, com isso, fica mais fácil e seguro para esta conceder novos créditos, ao passo que, avaliando as informações, o crédito poderá ser concedido as pessoas que tem menos chances de darem um “calote”.

Quem pode ter acesso as informações cadastradas no Cadastro Positivo?

Poderão ter acesso as informações a respeito da vida financeira das pessoas, no Cadastro Positivo, os órgãos de proteção ao crédito como SPC/SERASA, empresas de água, luz e telefonia, como também, demais empresas como as do comércio, bancos, financeiras, dentre outras.

Enfim, todas aquelas empresas que acharem necessário ter acesso a mais informações dos seus clientes, podem obtê-las pelo Cadastro Positivo.

cadastro-positivo-vale-a-pena Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

Quem pode fazer o Cadastro Positivo

Primeiramente, vale ressaltar que algumas mudanças estão sendo feitas com relação a quem pode fazer o cadastro. Com isso, a ideia é que qualquer pessoa poderá fazer o seu cadastro, através do seu CPF. Mas ninguém é obrigado a manter seus dados no Cadastro Positivo, podendo requerer a retirada das suas informações.

Outra informação que vem circulando na internet é de que o consumidor com cadastro na plataforma do Cadastro Positivo teria direito a juros mais baixos em suas compras, o que não é verdade!

Logicamente, a pessoa endividada pode tentar junto a credora, a composição de um acordo, onde a cobrança de juros, parcelamento pode ser diferente, dependendo do aceite ou não do credor e isso tem haver com o seu score de crédito. O simples fato de ter o cadastro positivo não garante aumentar o seu Score e vice-versa.

Ainda, é importante mencionar que as informações quanto ao histórico financeiro dos clientes não fica disponível para sempre no Cadastro Positivo, mas sim por 5 (cinco) anos. Sim, informações quanto a negativação do SPC e SERASA, também ficam disponíveis por 5 anos. Mas, algumas informações podem permanecer por até 15 anos!

Como fazer o cadastro na plataforma do Cadastro Positivo?

Desde o ano de 2019, você não precisa mais realizar o cadastro, pois foi promulgada a lei que autorizou a inclusão automática das informações financeiras de pessoas com idade superior a 18 anos.

O lado positivo desta ação é que, se você for um bom pagador, o seu score será disponibilizado as empresas, podendo com isso, você conseguir acesso a empréstimos e créditos. Por isso é importante quitar os seu débitos em dia, ou até mesmo, quando possível, pagar antes da data de vencimento.

As contas analisadas dizem respeito a pagamento de água, luz telefonia, como também, cheque especial, cartões de crédito, crédito pessoal, dentre outras.O Cadastro Positivo avalia os pagamentos feitos nos últimos 12 meses. Então, fique atento ao vencimento dos teus boletos!

Como Excluir meu Cadastro Positivo?

A solicitação de exclusão no cadastro da plataforma Cadastro Positivo deverá ser feito diretamente aos gestores de bancos de dados do Cadastro Positivo. Assim, o contato pode ser feito pelos canais de atendimento disponibilizados no site da empresa.

O prazo para exclusão das informações, após solicitado é de até dois dias após a solicitação.

cadastro-positivo-aumenta-score Cadastro Positivo: É bom ou Ruim? Aumenta Score?

O Cadastro Positivo vale a pena?

A questão varia, se você é um bom pagador, o Cadastro Positivo vale muito a pena, pois o se score estará alto e assim, você terá mais chances de ter créditos aprovados junto aos bancos e financeiras.

Agora se você não paga as suas contas em dia, está negativado no SPC/SERASA, o Cadastro Positivo pode vir a lhe prejudicar, impossibilitando em alguns casos, de conseguir créditos com bancos e financeiras ou ofertas melhores.

O Cadastro Positivo é uma ótima ferramenta para as empresas terem acesso a mais informações sobre os seus clientes, assim como para os consumidores, que são bons pagadores, os quais poderão ter benefícios quanto a concessão de créditos e empréstimos junto a bancos e financeiras. Então, se você está buscando financiamentos para casa, carros ou outras áreas afins é importante quitar suas contas em dia!

Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.