Bilhete Único Especial para Desempregado: Como Fazer
A empresa responsável pela circulação de ônibus na cidade de São Paulo, a SPTrans, estabeleceu o Bilhete Único Especial para desempregados. Com ele, os cidadãos que estão desempregados têm passe livre nos ônibus da cidade por até 3 meses. Uma grande ajuda em um momento tão difícil para o trabalhador, com isso ele consegue isenção na tarifa para buscar um novo emprego e fazer entrevistas. Saiba como fazer o seu bilhete único do desempregado a seguir.
Bilhete Único Especial do Trabalhador Desempregado
A iniciativa partiu dos vereadores Toninho Vespoli (PSOL) e Mario Covas Neto (PSDB), com base no bilhete gratuito do metrô para desempregados que funciona na cidade há anos.
Além do saque-rescisão do FGTS e do seguro-desemprego, as pessoas que foram demitidas sem justa causa podem ter acesso a outros benefícios como o Bilhete único especial para desempregados, pelo tempo de até 90 dias.
O benefício poderá ser solicitado em até três meses após o cidadão ter recebido a última parcela do seguro-desemprego.
O Bilhete único do Desempregado é destinado ao trabalhador que foi demitido sem justa causa, tendo no mínimo um mês e no máximo seis meses. O bilhete possui a validade de até 90 dias, e o cidadão terá 12 cotas diárias por mês e cada uma dá o direito de embarcar 8 vezes.
É importante ressaltar que o cidadão precisará ter trabalho por seis meses no último emprego, e caso consiga emprego, precisará fazer a devolução nas estações de metrô.
Quem tem direito ao Bilhete Único Especial para Desempregado 2024
Não são todos os cidadãos que podem fazer a solicitação do benefício, e após o cadastro, o sistema irá analisar se a pessoa se enquadra em todas as categorias e se realmente poderá receber o bilhete do desempregado. Veja quem poderá fazer o pedido:
- Cidadão que estiver desempregado;
- Cidadão que recebeu todas as parcelas do seguro-desemprego, sendo que a última tenha sido paga há menos de três meses;
- É morador da cidade de São Paulo;
- Que tenha um bilhete único cadastrado em seu nome.
Caso o cidadão não tenha nenhum bilhete único cadastrado, não poderá fazer o pedido do bilhete. Mas iremos explicar como resolver esse impasse.
Como Fazer o Bilhete Único Especial do Desempregado 2024
Para conseguir fazer o Bilhete único especial para desempregado, o cidadão precisará ter um bilhete único que esteja cadastrado em seu nome. Caso ainda não tenha, deve-se realizar o cadastro, e escolher o posto para saber onde retirar o bilhete único.
A solicitação pode ser feita pela internet no site da SPTrans, basta acessar aqui e seguir todas as etapas e preencher os campos de informações pessoais.
Posteriormente, acessando o site da SPTrans, acesse a opção “benefício Desempregado” que está no menu. Neste campo você deve informar o número do PIS/PASEP, o número do seguro-desemprego, data da rescisão, data da disponibilidade da última parcela do seguro e os números da carteira profissional e CNPJ da empresa em que trabalhava.
Os trabalhadores que foram empregados por pessoas físicas também podem fazer a solicitação deste benefício, para isso, devem informar o CPF do empregador no lugar do CNPJ.
Após fazer a solicitação, e os dados estiverem preenchidos corretamente, e caso você tenha mesmo o direito ao Bilhete Único Especial para desempregados, o sistema irá informar quais serão os próximos passos e como enviar as cópias autenticadas dos seus documentos.
Por último, as cotas serão disponibilizadas em até 20 dias, a partir da data de postagem dos documentos comprobatórios, e para ativar as cotas é preciso levar o cartão a um equipamento de recarga.
Bilhete Único Especial Documentos Necessários 2024
Após a realização do cadastro e a solicitação do Bilhete único especial, a SPTrans irá pedir que você encaminhar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
- CPF;
- RG ou CNH;
- PIS/PASEP;
- Comprovante de residência com CEP e data de emissão de 6 meses;
- Consulta de habilitação do Seguro Desemprego.
Bilhete Único Especial CPTM e Metrô Emissão
O Metrô e a CPTM também oferecem por 90 dias o benefício. O trabalhador precisa enviar um e-mail para o endereço [email protected] com todas as documentações necessárias. É possível enviar uma foto ou captura da tela do celular, caso a carteira de identidade e de trabalho sejam digitais.
Os documentos se mantiveram os mesmos que foram listados, basta enviá-los e seguir todos os pedidos que são realizados pelo sistema.
Após o envio do e-mail, a CPTM responderá com uma confirmação automática. Nela, será informado que os dados serão analisados e que o trabalhador terá uma resposta em até 3 dias úteis.
Caso o mesmo esteja apto a receber o bilhete único especial, a resposta da CPTM irá informar o local, data e horário para retirada do bilhete.
O bilhete único especial do desempregado é um benefício oferecido para as pessoas que se encontram desempregadas, elas podem fazer a solicitação deste benefício através da internet. Para isso, devem seguir todas as etapas e informações para o sistema, e depois, poderá retirar o bilhete na estação CPTM.
O site mais atualizado de 2024!