BO Online: Como Fazer Boletim de Ocorrência pela Internet
Sabe-se que os números relacionados à criminalidade no Brasil são bem altos, dessa forma, diariamente, várias pessoas infelizmente passam por algumas situações desagradáveis, como por exemplo os assaltos. Diante disto, é necessário se fazer um Boletim de Ocorrência (BO) para informar a polícia e deixar com que as autoridades tomem as devidas providências. Assim, além de ter passado pelo estresse da ocasião, a vítima muitas vezes se vê obrigada a ir até a delegacia para fazer o BO, enfrentando filas, burocracias e precisando se deslocar do conforto de sua residência.
O que a maioria das pessoas não sabe, é que é possível fazer o BO através da internet, sem a necessidade de se sair de casa. Neste artigo vamos explicar sobre o funcionamento e sobre como fazer o boletim de ocorrência através da internet.
BO online: O que é o Boletim de Ocorrência?
O Boletim de Ocorrência ou BO, como é popularmente chamado, é um documento utilizado pelos órgãos da polícia civil, que tem como intuito registrar a notícia do crime, descrevendo detalhadamente o ocorrido. Neste detalhes, devem estar inclusas informações como a localização e horários do fato, as pessoas, testemunhas e objetos envolvidos e qualquer outra informação que julgarem relevantes para a apuração dos fatos.
Em que situações posso fazer o Boletim de Ocorrência online?
Qualquer cidadão que tenha 18 anos ou mais pode estar realizando o boletim de ocorrência por meio da delegacia virtual, desde que apresente documentos válidos, endereço fixo, telefone e endereço de e-mail válidos. Estes dados são necessários para que a Polícia Civil identifique os envolvidos e entre em contato com o cidadão caso haja necessidade.
Os serviços prestados variam de acordo com a plataforma online de cada estado, entretanto, em termos gerais, a maioria das delegacias virtuais do Brasil acolhem registros de menor gravidade, para casos em que não seja necessário se deslocar diretamente para uma delegacia.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo os registros permitidos de maneira online são os seguintes: desaparecimento e localização de pessoas, violência doméstica, roubo/furto de veículo, roubos em que não haja danos e/ou vítima de lesão corporal e morte, furto, extravio ou perda de documentos e objetos, furto ou perda de placa de veículo, encontro de pessoa desaparecida, injúria, calúnia ou difamação, acidentes de trânsito sem vítimas, perturbação, maus-tratos contra animais, entre outros casos.
Portanto, nota-se que a maioria das ocorrências podem ser elaboradas de forma online, todavia, em algumas situações, ainda é necessário que se vá até a delegacia de polícia pessoalmente para noticiar o crime.
Como fazer o Boletim de Ocorrência pela internet?
Fazer o BO online é uma opção rápida e prática, por isso essa ferramenta se espalhou rapidamente pelos estados do Brasil. Isto por conta de facilitar as coisas para as vítimas e também por diminuir a sobrecarga sobre a força policial.
Uma dúvida que pode surgir é quanto à validade do BO online, mas saiba que este tem o mesmo valor do que o boletim de ocorrência realizado nas delegacias físicas. Além disso, o documento online possui os mesmos prazos que o BO realizado em delegacias, logo os cidadãos devem fazê-lo em até 180 dias.
Fizemos um passo a passo para que, caso seja necessário, você possa acessar a plataforma e fazer seu boletim de ocorrência sem medo de errar.
Basta seguir as seguintes instruções:
- Acesse o site da Delegacia eletrônica da Policia Civil do seu estado (cada estado tem um link específico);
- Clique na opção “Comunicar Ocorrência”;
- Selecione a ocorrência, isto é, qual o crime que foi cometido;
- Preencha os formulários (é necessário preencher as informações relacionadas ao fato (local e hora), dados do declarante, dados da vítima (se não for a mesma pessoa), do autor do crime (caso seja conhecida), entre outros;
- Ao preencher, elabore uma descrição objetiva e detalhada do acontecimento;
- Certifique-se de que todas a informações estão corretas e clique em “Avançar”;
- Cadastre um e-mail e receba o link e senha para imprimir o seu Boletim de Ocorrência;
É muito importante que acompanhe o andamento do seu boletim de ocorrência para verificar se ele foi aceito pela delegacia de polícia. Para isso, basta acessar o site da delegacia eletrônica e preencher o número do protocolo (que foi recebido por e-mail), o ano da ocorrência e o CPF do declarante.
Vale ressaltar que o boletim de ocorrência é um documento oficial que deve ser elaborado com responsabilidade, por isso seja fiel aos fatos e não minta ou omita informações sobre o acontecimento.
Com a leitura deste artigo você pode perceber o quanto a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente na segurança pública e como facilitar sua vida podendo fazer o boletim de ocorrência através da internet. Assim, compartilhe este texto com seus familiares e amigos para que também saibam e aprendam também sobre o assunto!
O site mais atualizado de 2024!