Bull Market Criptomoedas 2024: O que é e quanto tempo dura

Se você está interessado em criptomoedas, ações, imóveis ou outros ativos, você sempre verá mercados descritos como “Bull Market” ou “Bear Market“. Resumindo de forma simples, o “Bull Market” é o mercado em alta, e o “Bear Market” é o em baixa.

É muito comum que os mercados sofram com variações diariamente, ou a cada instante, então esses termos sempre são vistos e utilizados. Mas o que é e quanto tempo dura? Continue lendo abaixo e saiba mais!

o-que-e-bull-market-criptomoedas.jpg-300x169 Bull Market Criptomoedas 2024: O que é e quanto tempo dura
O que é o Bull Market Criptomoedas 2024?

Um Bull Market Criptomoedas 2024 é um período em que a maioria dos investidores está comprando, a oferta é escassa, a confiança do mercado é alta e os preços estão subindo.

Se em um determinado mercado, você vê os preços subindo rapidamente, isso pode indicar que a maioria dos investidores está otimista com o aumento contínuo dos preços. Isso poderia constituir o início de um “Bull Market“.

Investidores otimistas que acreditam que os preços vão subir com o tempo são chamados de “bulls”. À medida que a confiança do investidor aumenta, ocorre um ciclo de feedback positivo, que tende a atrair mais investimentos, fazendo com que os preços continuem subindo.

Como o preço de uma criptomoeda é amplamente influenciado pela confiança do público no ativo, uma estratégia é tentar determinar o quanto os investidores estão otimistas em relação a um determinado mercado (um indicador conhecido como “sentimento de mercado”).

mecanismo-do-bull-market-criptomoedas.jpg-300x200 Bull Market Criptomoedas 2024: O que é e quanto tempo dura
Mecanismo do ciclo de alta no Bull Market Criptomoedas 2024

Devemos deixar claro que não há regras e nem todos os movimentos listados abaixo ocorrerão em qualquer mercado de alta. Este é um exercício teórico que tenta capturar a natureza dos principais efeitos psicológicos durante um rebote. Veja abaixo:

  • Acumulação: Que também é conhecido como período de laterização, onde não há uma definição clara do movimento de alta ou queda
  • Início de tendência: As altas passam a formar os picos cada vez menores, enquanto os períodos de queda não podem romper as mínimas recentes, conhecidos como “Suporte”
  • Sacode: O grande teste do Bull market, onde alguns acreditam que ocorreu uma reversão de tendência
  • Ganho de momento: O aumento está começando a chamar a atenção da mídia e de outros investidores, e há sinais de um novo fluxo de compras.
  • Bear trap: Uma armadilha para ursos, pois é natural se ajustar após uma alta forte; no entanto, os alarmistas aproveitam a oportunidade para criar pânico e encerrar o ciclo de alta.
  • Renovação de otimismo: Depois que uma nova alta foi formada durante um ciclo de alta, a confiança do comprador aumentou e a ganância prevaleceu.
  • Efeito manada: O “medo de ficar de fora” começa a invalidar qualquer lógica de avaliação.
  • Euforia: O movimento ascendente é reforçado por artigos em jornais e revistas que mostram como as pessoas podem mudar de vida após investir em ativos.

o-que-marca-o-final-de-um-bull-market.jpg-300x200 Bull Market Criptomoedas 2024: O que é e quanto tempo dura
O que marca o final de um “bull market”?

Mesmo durante um Bull Market Criptomoedas 2024, há volatilidade, quedas e correções. É possível interpretar erroneamente o movimento descendente de curto prazo como o fim do mercado em alta.

Portanto, é importante avaliar todos os sinais de reversão de tendência de uma perspectiva mais ampla, observando a ação do preço em prazos mais longos. Investidores com jornadas de trabalho mais curtas costumam falar em “comprar na baixa”.

A história mostra que os mercados em alta não duram para sempre e, em algum momento, a confiança dos investidores começará a diminuir.

Esse processo pode ser desencadeado por qualquer coisa, desde más notícias, como legislação desfavorável, até circunstâncias imprevistas, como a pandemia do COVID-19.

Uma queda acentuada nos preços pode desencadear um mercado em baixa, com mais e mais investidores acreditando que os preços continuarão caindo, levando a uma espiral descendente à medida que vendem ativos para evitar mais perdas.

Conheça o Bear Market

“Bear market” significa um período de excesso de oferta, baixa confiança e preços em queda. Portanto, investidores pessimistas que acreditam que os preços continuarão caindo são chamados de mercados em baixa.

Os Bear Market podem ser difíceis de negociar, especialmente para traders inexperientes. É certo que é difícil prever quando um mercado em baixa terminará e atingirá um preço mínimo.

De um modo geral, a recuperação é um processo lento e imprevisível que pode ser afetado por vários fatores externos, como crescimento econômico, psicologia do investidor e notícias ou eventos mundiais.

No entanto, esse tipo de mercado também oferece oportunidades. Afinal, se sua estratégia de investimento for de longo prazo, comprar durante um mercado em baixa pode valer a pena quando o ciclo se reverter.

Investidores com uma estratégia de curto prazo também podem observar rebotes de preços ou correções temporárias.

Para os investidores mais avançados, também existem estratégias como a venda a descoberto, que é uma forma de apostar na queda dos preços dos ativos.

Outra estratégia empregada por muitos investidores em criptomoedas é usar a média do custo do dólar, onde você investe uma certa quantia de dinheiro (por exemplo, $50) mensalmente ou semanalmente, independentemente de o ativo subir ou descer.

Essa técnica espalha seu risco e permite que você invista durante os mercados de Bear Market ou Bull Market Criptomoedas 2024.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Bull Market Criptomoedas 2024: O que é e quanto tempo dura O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário