Calendário escolar 2024: férias e período letivo
Calendário escolar 2024: férias e período letivo
As aulas da Rede Nacional de Ensino para o ano letivo de 2024, 100% presenciais, sem revezamento, começam em março. Para a retomada das atividades, todas as
orientações sanitárias para a prevenção da Covid-19 estão disponíveis no site coronavírus.rs.gov.br/ensino. O modelo de ensino a distância será limitado a alunos com indicações médicas adequadas e claras. Além de recomendar o distanciamento social sempre que possível, essas diretrizes incluem o uso obrigatório de máscaras, ambientes ventilados e higienização das mãos em instituições de ensino. O ano letivo de 2024 será dividido em quatro trimestres. Esse formato permitirá uma organização mais eficiente dos programas instrucionais e maior capacidade de resposta à medida que o aprendizado for retomado.
O recesso escolar é de julho a agosto, o segundo semestre começa em agosto e o ano letivo termina em dezembro.
Carga Horária
A carga horária mínima exigida para a conclusão do ano letivo e dos cursos específicos e respectivas metodologias de ensino para cada etapa será:
- Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 800 horas
- Ensino Fundamental – Anos Finais: 833 horas
- Ensino Médio Diurno e Noturno: 1.000 horas
- Escolas em Tempo Integral: 1.400 horas
- Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos: 400 horas.
Ensino médio
Como novidade para o ano letivo de 2024, o Ensino Médio é implementado em um novo formato em todas as turmas do primeiro ano. Em 2024, de acordo com a proposta, a carga horária total é de 1000 horas. O novo modelo inclui 800 horas de formação básica geral e outras 200 horas de componentes obrigatórios no âmbito do itinerário formativo.
Nessa etapa, o aluno tem as disciplinas de formação geral: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, entre outras, além de carga horária destinada a seu Projeto de Vida, sua relação com o Mundo do Trabalho e com a Cultura e Tecnologias Digitais.
No segundo ano, que iniciará em 2024, depois de o aluno trabalhar seu Projeto de Vida, ele poderá optar por Itinerários Formativos que contemplem seus interesses e anseios profissionais.
O Ensino Médio, em seu novo formato, surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por parte das novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.
Férias escolares
Elas irão ocorrer de dezembro de 2024 a março de 2024, este é um momento de grandes esperanças para as crianças, as férias. Eles planejam viagens, jogam videogame, dormem tarde, caminham no parque ou até ficam em casa sem fazer nada. Depois de cumprir todas as “obrigações”, há tempo para levantar, hora de dormir, estudar e fazer a lição de casa. Quando suas merecidas férias chegarem, você poderá relaxar e se libertar da rotina que muitas vezes faz você se sentir estressado e cansado. Um estudo realizado pela Academia Norte-Americana de Pediatria (APP) observou que as férias são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, tanto para o desempenho cognitivo quanto para a vida social. Todos sabemos que temos que investir tempo e energia nas atividades, mas para manter o desempenho, o descanso é essencial. Após um período de aprendizado ininterrupto, a produtividade faz toda a diferença. As crianças precisam de uma pausa na rotina diária da escola, ter contato com a família, fazer coisas diferentes e prazerosas. Isso recarrega sua energia para voltar às aulas com mais vigor.
Às vezes, focamos apenas nas coisas formais que precisam ser aprendidas, mas uma criança que está de férias está aprendendo muito sobre socialização, lazer, diversão, família e está aprendendo habilidades que o deixarão mais seguro quando voltar para a escola. Quando solicitada a estudar mesmo nas férias, a criança perde a motivação porque todos os esforços até agora não se traduziram em momentos felizes, e ela se sente como alguém que não consegue atingir as metas estabelecidas pelos pais. Tanto os adultos como as crianças precisam de descanso, embora a aprendizagem seja agradável, é também uma obrigação e responsabilidade que deve ser assumida ao longo do ano. Depois de uma “pausa” de férias, as crianças voltam mais felizes, mais dispostas a aprender e mais “abertas” à aprendizagem, o que é bom para o progresso escolar. O mais importante é saber que a criança está bem e aproveitando as férias da melhor maneira possível, dentro do que todos podem fazer dentro daquilo que é possível para cada família.
Curtir cada minuto, fazer com que os momentos sejam inesquecíveis e saber que serão sempre lembrados pelo seu filho, pois ficam gravados na cabecinha dele. Aproveitem bem a importância das férias escolares!
O calendário escolar de 2024 está logo ai, se você gostou deste texto compartilhe com seus amigos
O site mais atualizado de 2024!