Cartão Credicard: Vale a Pena Fazer em 2024? Benefícios e Anuidade
Em 1920, algumas lojas ofereciam a seus clientes mais fiéis uma espécie de carta de crédito, na qual prometiam pagar suas compras posteriormente.
Mas o cartão de crédito surgiu oficialmente na década de 1950, nos Estados Unidos, quando o empresário americano Frank McNamara visitou um restaurante com seus sócios, e percebeu a necessidade de um cartão. Diante disso, para saber mais sobre cartão, principalmente o Cartão Credicard, fique atento(a) as informações desse conteúdo!
O que é o cartão Credicard?
Primeiramente, o First National Bank, subsidiária brasileira do Citibank, criou o Credicard na década de 1970 com o nome de Citicard. A empresa foi registrada na Junta Comercial do Rio de Janeiro como empresa turística, promotora de vendas e administradora, desde que foram aprovados os primeiros mapas para a área turística.
Ganhou reconhecimento comercial com a entrada de dois novos sócios, o Banco Itaú e o Unibanco, quando o Citicard substituiu o Credicard. Após a sua criação, a sede da empresa mudou-se oficialmente para São Paulo.
Em 1978, a empresa passou a se chamar Credicard S.A. Gerente de cartão de crédito. Em 1983 a Credicard colabora com a Visa International e em 1984 compra o Diners Club.
Nesse período, a Credicard lançou o sistema Modelo de Participação nos Lucros e Resultados, que compartilha com os bancos o resultado de toda a operação do cartão.
Em 1987, a Credicard renomeou seus cartões e entrou apenas na Mastercard International. Em dezembro do mesmo ano, 95% dos 800 mil cartões Credicard receberam uma nova bandeira.
A partir de 1995, assistiu-se a uma aposta crescente em parcerias com empresas através de cartões co-branded: e.g. Lojas Grupo Pão de Açúcar, Fiat, C & A.
Neste ano, a empresa comemora 6 milhões de cartões, e seu call center registra 5 milhões de ligações por mês. Ainda na década de 1990, a Redecard foi criada em parceria com o Citibank, Unibanco,
Banco Itaú e Mastercard, agência da empresa que oferece meios de pagamento em pontos comerciais, além do popular cartão Redeshop, voltado para o público todo mês com renda superior a 300 reais.
Desde 2006, as carteiras de cartões “Credicard Citi” e “Citibank” são administradas por um novo braço do Citigroup, o Credicard Citi, criado depois que o grupo comprou metade dos ativos do Credicard.
O Citibank renovou sua área de crédito no Brasil em maio de 2009. A instituição decidiu abandonar a marca CitiFinancial e consolidar todas as operações de crédito na marca Credicard.
Desde maio de 2009, as financeiras do grupo passaram a se chamar Credicard Financiamentos. Leonel Andrade, CEO da, liderou as operações que se tornaram a Credicard Financiamentos e a Administradora de Cartões Credicard.
Todas as estruturas de suporte da empresa, como tecnologia, RH e marketing, foram integradas. Com as mudanças, o Citibank espera impulsionar o crescimento dos negócios em um país onde sua base de clientes cresceu 60% e o faturamento 120% nos últimos dois anos.
Segundo Andrade, a meta é chegar à liderança do segmento até 2011. Além do crédito pessoal, a Credicard Financiamentos oferece financiamento de veículos, consignado e seguros.
Acredita-se que essa estratégia fortalecerá o crescimento do banco na oferta de crédito a consumidores de diferentes perfis, pois a Credicard é uma marca pioneira no ramo de meios eletrônicos de pagamento.
Desde janeiro de 2009, o Citibank é o único proprietário da marca Credicard, criada em parceria com o Banco Itaú e o Unibanco. Em 2004, o Unibanco se desfez da sociedade, dividida entre outros dois bancos.
Dois anos depois, o Citibank comprou a marca Credicard por 280 milhões de reais, mas manteve seu investimento no Banco Itaú até o final de 2008. Então, basicamente o Cartão Credicard é emitido após análise de crédito e concessões da Itaucard.
Porém, você não precisa ter uma conta Itaú para sacar: seu cartão funciona de forma independente e você pode acompanhar faturas e pagamentos com o programa Credicard On.
Você já deve ter ouvido falar do Credicard Zero (que era gratuito) e do Credicard Black (que tinha anuidade de R$65). Mas em 2020, esses dois deixaram de existir e passaram a ser apenas o Cartão Credicard.
O novo cartão de crédito tem assim a bandeira Visa e um design minimalista. A numeração não está escrita no cartão para que outras pessoas não possam acessar os números em caso de roubo. Você pode verificá-los fazendo login em sua conta no aplicativo.
Vale a pena fazer o cartão Credicard?
Segundamente, considerando que a Credicard lançou o Credicard Zero para concorrer diretamente com fintechs e cartões digitais como Nubank, podemos concluir que a empresa tem feito um bom trabalho.
Embora cada um desses cartões tenha suas diferenças, benefícios e funcionalidades, o Cartão Credicard Zero consegue oferecer taxas e benefícios bastante competitivos no setor.
Então podemos dizer que principalmente para quem quer economizar com pagamentos regulares, vale a pena usar o dinheiro e ter despesas que compensam o uso desse benefício.
Além disso, optar pelo Credicard Zero pode ser uma saída para quem tem dificuldade em conseguir um cartão, principalmente nos casos em que o solicitante não consegue comprovar a renda. Neste cenário, você deve tentar fazer uma análise de crédito!
Quais são os benefícios do cartão Credicard?
Em continuidade sobre a temática, veja abaixo alguns benefícios do cartão Credicard:
- Zero anuidade.
- Cartão físico sem número: Para sua maior segurança, o cartão que chega na sua casa não tem número impresso.
- Loja de Benefícios.
- Descontos em mais de 50 parceiros: Gere seus cupons pelo app e economize comprando nos parceiros Credicard.
Como funciona a anuidade do cartão Credicard?
Em relação a anuidade do cartão Credicard, ela é totalmente gratuita. Logo, se deseja obter um cartão de crédito com inúmeros benefícios e sem anuidade, não deixe de conhecer o Cartão Credicard e suas inúmeras vantagens!
O site mais atualizado de 2024!