Consultar Dívida do FIES 2024: Extrato financeiro e acordo

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal financeiro voltado para o financiamento do ensino superior para pessoas que não têm condições de bancar os estudos.

consultar-divida-do-fies-extrato-financeiro-e-acordo Consultar Dívida do FIES 2024: Extrato financeiro e acordo

Neste caso, o Fies se torna uma importante ferramenta de inclusão social. No entanto, após formado, precisa pagar o governo, com juros baixos, mas se não fizer o nome vai para a restrição, ou seja, poderá não ter acesso a outros créditos.

Por isso, é importante sempre quitar as dívidas com o Fies e, melhor ainda, pagar em dia para não ter problemas jurídicos futuros.

Como consultar o saldo devedor do Fies

Agora, se está em débito com o Fies, pode acompanhar o débito pelo próprio site da Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. E também pode consultar pelo aplicativo do Banco do Brasil, outro banco responsável pelo programa.

Desta maneira, poderá também tentar fazer um acordo com o governo, que eventualmente cria programas para parcelamento da dívida e até mesmo abatimento do valor total.

Por exemplo, neste ano, chegou a anunciar a criação de um abatimento de 90% no valor total da dívida do Fies. Inclusive para quem vai pagar parcelado.

Desta maneira, quem tinha uma dívida de R$ 50 mil, por exemplo, passou a ter dívida de R$ 5.000 e podendo parcelar em até dez vezes.

consultar-divida-do-fies-extrato-financeiro Consultar Dívida do FIES 2024: Extrato financeiro e acordo

É importante manter o pagamento em dia

No caso do Fies, quando o aluno se formar, ele ainda tem um ano para começar a pagar. Isso geralmente é o tempo suficiente para conseguir um emprego em sua área de atuação ou até mesmo em outra área.

Além disso, o cenário ideal é pagar em dia, para evitar juros e problemas com o governo federal. Inclusive, em um eventual processo, poderá até mesmo penhorar algum bem que estiver no nome daquela pessoa. Então, vale a pena manter em dia.

Agora, veja o que diz o portal do MEC (Ministério da Educação) sobre o Fies, que já existem há mais de 20 anos no Brasil.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.

Assim, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

A partir de 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

consultar-divida-do-fies-extrato-financeiro-e-acordo-1 Consultar Dívida do FIES 2024: Extrato financeiro e acordo

Importância do ensino universitário

Agora, quem quer fazer uma faculdade e não tem dinheiro para pagar o curso, buscar auxílio no Fies é uma opção. Além disso, é importante ter um cadastro no site Gov.br. Caso não tenha, poderá fazer para ter o acesso ao sistema do Fies.

Assim, se a pessoa se enquadrar nos critérios governo, vai conseguir estudar sem precisar encarar uma mensalidade alta naquele momento.

No entanto, também tem que ter feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Isso é obrigatório e, se não tiver, não poderá se inscrever no Fies.

Mas a renda familiar também é importante na hora de o governo definir os critérios para receber a bolsa do Fies. Neste caso, não vale apenas renda do estudante, mas sim a renda de toda a família da casa.

Por isso, se alguém em casa tiver rendimento melhor, provavelmente o estudante não vai conseguir ter acesso ao programa de financiamento estudantil.

O cálculo da renda familiar mensal bruta per capita, é feita com base na soma da renda bruta de todos os membros do grupo familiar, dividida pelo número total de pessoas pertencentes ao referido grupo familiar, diz o governo federal em seu site oficial.

Por fim, o estudante tem apenas que ter em mente que, após formado, ele vai ter que devolver aquele dinheiro para o governo, mesmo com parcelas menores, mas pagando em mais tempo.

Na prática, o estudante universitário contrai uma dívida que, muitas vezes, não consegue pagar.

E o governo, que disponibiliza o crédito, muitas vezes concede o desconto e o parcelamento do débito, sendo que é muitas vezes a única maneira de conseguir reaver ao menos uma parte do dinheiro.

Até porque esse valor, quando entra na conta do governo, serve para financiar o estudo de outros universitários. E o retorno que o país tem com isso é através de mão de obra qualificada.

Consequentemente, com mais gente formada e capacitada no mercado, mais o governo vai ter condições de ter um país mais avançado e mais competitivo no cenário internacional.

Aliás, os países mais ricos do mundo, justamente, são os que mais apostam no ensino universitário.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Consultar Dívida do FIES 2024: Extrato financeiro e acordo O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário