Acesse Nossas Redes Sociais

INSS

Certidão Negativa do INSS: Emissão

Publicado

em

O que é a Certidão Negativa do INSS? para que servem e quais são os tipos de Certidões serão abordado de forma simples e objetivo

certidao-negativa-do-inss Certidão Negativa do INSS: Emissão

Afinal, se estiver para fazer um empréstimo ou principalmente se aposentar, saiba que normalmente se pedirá a Certidão Negativa do INSS, como tantos outros documentos, pois a Certidão Negativa do INSS se tratar de um documento comprobatório que o segurado não tem nenhuma pendência ou dívida junto a Previdência Social.

Sendo assim, esse documento garante em termos legais da lei que o dono do CPF ou CNPJ está em dia com as obrigações junto ao INSS, portanto, poderá se aposentar tranquilamente, como pedir seus direitos em caso de acidente ou auxílio à gravidez.

Agora: O que é exatamente a Certidão Negativa?

Abreviatura de (CND), indiferente se denomina como Certidão Negativa de Débito ou a Certidão Negativa do INSS, o documento se tratar do mesmo, ou seja, uma comprovação no qual o segurado, ou melhor, o dono do CPF ou CNPJ não está irregular ou endividar junto a Previdência Privada.

Vale ressaltar que existem outros tipos de Certidões fora a do INSS, como a da Justiça Federal, que neste caso, comprova que o cidadão responde ou não a processo criminal.

Dessa forma, existe ainda a Certidão de imóvel, que indica irregularidade ou dívidas tributárias e por fim, temos a Certidão de Regularidade com o FGTS e Certidões de Débitos trabalhista.

certidao-negativa-do-inss-emissao Certidão Negativa do INSS: Emissão

Tipos de Certidões Negativa

O que não falta é tipo, estilo e modelos de Certidões Negativas, uma para cada caso, todas para comprovar sua regularidade com a justiça e órgãos do Governo ou Federal.

  • Certidões Negativas de Débito Tributário é uma delas, que em termos da lei é usada como requisito para empréstimo, negócios e licitações, e pode ser emitida através das Secretarias Estaduais e Municipais da Fazenda Pública, como em outros órgãos, Secretaria da Receita Federal.
  • Certificado de Regularidade com o FGTS é a comprovação do tempo de serviço emitido pela Caixa Econômica Federal.
  • Certidões de Regularidade Fiscal é a comprovação da regularidade fiscal junto à Fazenda Nacional, logo, sua emissão é pela Receita Federal
  • Por último, em nossa lista há a Certidões Negativas de Débito Trabalhista, muito solicitada em licitações públicas, é um documento emitido pelo Tribunal Superior do Trabalho, comprovando a inexistência, ou seja, a regularidade do débito com a Justiça do Trabalho.

Para que serve a Certidão Negativa do INSS?

De forma muito objetiva e clara, a Certidão Negativa do INSS em especial, nada mais é do que um documento da Previdência Privada, no qual comprove mediante a lei que você não possui nenhuma dívida ou irregularidade junto ao INSS.

Portanto, esse documento é muito exigido quando for pedir um empréstimo, em especial, aqueles descontados em folha, como, para licitações, auditoria, concorrência, homologação entre outros.

certidao-negativa-do-inss- Certidão Negativa do INSS: Emissão

Como emitir a certidão negativa do INSS?

Saiba que esse processo é muito simples e fácil de proceder, teoricamente só precisará basicamente do CPF ou CNPJ da pessoa que se quer emitir.

Sendo assim, se forma gratuita se conseguir emitir via internet, em um formulário específico.

Vale salientar, que o documento tem plano de validade, ou seja, se for emitida pela receita federal, o prazo é de 180 dias de legalidade, ou seja, após 180 dias, o documento não vale como certidão.

Portanto, para emitir a certidão negativa do INSS, apenas precisar em seu navegador acessar o site “Certidão de Débito” digita o número do CPF ou CNPJ como os caracteres de verificação e clicar na opção “consulta”, após esse passo a pessoa terá em sua frente a certidão negativa, onde poderá de forma muito simples imprimir e entregar.

Portanto, para pessoa física ou jurídica o processo é o mesmo, muito simples, só basta colocar seu documento para ter acesso ao documento.

Para finalizar esse artigo no qual se espera que tenha lhe ajudado e orientado da melhor forma possível, deve se ter em mente que o processo é simples e gratuito, no qual se conseguir até com o celular, apenas precisará ter acesso a internet.

Curiosidade sobre a certidão negativa

Curiosamente existe duas certidões, a positiva e negativa, o curioso é que a certidão negativa tem o poder de informar o segurado que sua empresa ou a pessoa física não contém débito ou irregularidade com órgãos financeiros, como a previdência privada, já a certidão positiva, se tem o conhecimento no qual a empresa ou a pessoa física contém dívidas e tem irregularidade em seu nome.

Portanto, se aconselha que de tempos em tempos, verifique esse documento para acompanhar como anda seu nome na praça, já que para muitos casos, em especial, aposentadoria e serviços públicos, as certidões normalmente são exigidas, inclusive para assumir qualquer cargo público após ter passado no concurso público.

Sendo assim, vale salientar que a certidão positiva com efeito negativa é a certidão que provê a existência de crédito não vencido, ou seja, o segurado tem uma dívida, mas ainda está no período de pagamento.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Certidão Negativa do INSS: Emissão
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

INSS

Número do Benefício do INSS: Como Saber

Publicado

em

Veja como descobrir e consultar o Número do seu Benefício do INSS, e muito mais.

numero-do-beneficio-do-inss-como-saber Número do Benefício do INSS: Como Saber

Antes de mais nada o INSS (Instuto Nacional do Seguro Social), é o responsável legal pelo pagamento de aposentadorias e benefícios financeiros aos trabalhadores brasileiros, tanto os contribuintes quanto os que cumprem os requisitos exigidos para receber o benefício.

Sabemos que quem recebe algum Benefício do INSS, seja aposentadoria ou pensão através da Previdência Social, uma vez que aprovado passa a ser identificado pela instituição através de um número.

Uma vez que você se torna assegurado esse código é enviado automaticamente para a sua casa no endereço cadastrado, assim que o benefício é aprovado.

Mas sabemos que infelizmente, pode acontecer de o titular perder a carta ou até mesmo não receber. Por isso, existem hoje boas formas de descobrir o número do benefício do INSS sem depender unicamente da carta.

Vamos conhecer então quais são essas formas facilitadoras de contato entre a previdência e o assegurado:

Pela carta de concessão

Em primeiro lugar temos como mais comum meio de receber/descobrir o número do benefício, a carta de concessão que automaticamente é enviada ao endereço cadastrado após a aprovação do benefício, que acontece uma vez que o processo de documentação e perícia exigidos é concluído.

Apesar disso, trás como ponto negativo o risco de extravio da carta tanto pelo remetente quanto do destinatário, erro na digitação do endereço e uma série de outras razões que fazem com que a carta de concessão não seja um meio exclusivo de recebimento do numero de benefício da previdência.

canais digitais

A tecnologia é sobretudo um meio de comunicação, e se tornou uma facilitadora de atividades das mais diversas possíveis, sob o mesmo ponto de vista, o INSS também possui seu canal digital para acesso e controle.

O assegurado pode contar com um portal através do site Meu INSS . Basta acessar e fazer login na plataforma utilizando o número do seu CPF.

Quem ainda não é beneficiado só terá acesso á plataforma após o INSS confirmar e emitir o processo, sendo esse um canal exclusivo para usuários.

numero-do-beneficio-do-inss-como-saber-1 Número do Benefício do INSS: Como Saber

Aplicativo MEU INSS

Considerando os canais digitais disponíveis, a consulta do número do benefício pode ser feita também e principalmente através do Aplicativo MEU INSS, utilizando da mesma forma o CPF e senha cadastrada para login. disponível para Android e IOS.

Imagina ter as suas informações na palma da sua mão?

Quer saber como? Siga o passo a passo:

  • Entre no aplicativo e clique em Entrar com gov.br
  • Em seguida insira seu CPF e “Continuar”. Insira sua senha previamente cadastrada e “Entrar”.

De imediato serão listados os serviços disponíveis no app e o histórico de informações do titular beneficiário, caso haja, tal qual o site do Meu INSS.

O Aplicativo é uma alternativa que trouxe mais praticidade para esse tipo de atendimento, bem como outros tantos aplicativos que vieram para facilitar nossas vidas, e por que não no serviço público não é mesmo?

Central 135

De antemão, por menos comum que seja atualmente, também é possível solicitar atendimento via telefone, na central de do INSS pelo número 135

Basta fazer uma ligação via telefone fixo ou móvel, e informar o número do CPF. Durante a ligação o atendente vai pedir a confirmação de alguns dados pessoais para a conferencia do cadastro.

De antemão precisamos destacar que é muito importante e necessária essa parte do processo para que não haja nenhum tipo de fralde, pensando sempre na proteção do titular da conta.

O atendimento na central está disponível das 7h às 22h de segunda a sábado, lembrando que os custos da ligação podem variar.

numero-do-beneficio-do-inss Número do Benefício do INSS: Como Saber

Cartão INSS

Assim como ter o conforto em obter o número do benefício da maneira que quiser, ter um cartão do INSS pode facilitar ainda mais a vida do beneficiário.

Funcionando como um cartão de débito direto da conta, o cartão de pagamento de benefícios, permite ao usuário, aposentado ou pensionista, o pagamento de compras á vista em milhares de estabelecimentos conveniados á rede Cielo do Brasil.

Para emitir o cartão, basta reunir a documentação, visitar uma agência bancária indicada pelo órgão e apresentar a sua identificação. Quem não possui conta bancária pode solicitar a emissão do cartão magnético.

Em conclusão, podemos chegar ao objetivo de descobrir o Número do Benefício do INSS de várias maneiras conforme descrito a cima, basta o usuário escolher a que melhor se encaixa com as suas necessidades e disponibilidades.

Bônus: qual valor do benefício do INSS em 2022

Antecipadamente, sabemos que o valor do recebido, varia conforme a contribuição do beneficiário. O valor mínimo é reajustado anualmente acompanhando a inflação.

Toda vez que há uma alteração no valor do salário mínimo, é modificada também a contribuição mensal do trabalhador, bem como o valor que será recebido por ele em caso de aposentadoria ou algum tipo de afastamento. Salário mínimo atual em torno de R$1.212,00

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Número do Benefício do INSS: Como Saber
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.