Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Chá de Carqueja: Para que serve, Como Fazer, Benefícios

Publicado

em

Chá de Carqueja é um item muito procurado e também muito fácil de se fazer. No entanto, o principal motivo da procura não é nem o sabor do chá em si, mas seus efeitos medicinais.

cha-de-carqueja-para-que-serve-como-fazer-beneficios Chá de Carqueja: Para que serve, Como Fazer, Benefícios

Isso porque essa erva tem importância na hora de regular a pressão arterial e, também controlar a quantidade de açúcar no sangue das pessoas.

Inclusive, vai além disso, pois, tem função diurética e, com isso, ajuda a eliminar gordura do corpo. Por isso, muita gente que gostaria de perder peso procura consumir o chá de carqueja para conseguir perder aquele peso indesejado.

Mas também essa planta tem uma função anti-inflamatória e costuma melhorar a digestão. Desta maneira, para quem está com o estômago embrulhado e com dificuldade para usar o banheiro corretamente, o chá de carqueja pode se tornar um importante aliado no dia a dia.

Quais os ingredientes para fazer o chá de carqueja

Para fazer o chá de carqueja, vai precisar de apenas dois ingredientes. Assim, é muito fácil de se fazer. Então, confira abaixo os dois itens necessários:

  • Hastes de carqueja: 2 colheres de sopa
  • Água fervente: 1 litro

Como fazer passo a passo

Primeiramente, vale lembrar que vamos precisar apenas das hastes da carqueja e não suas folhas.

Agora, vamos pegar a água, naquele um litro citado e ferver em uma panela, em fogo médio na cozinha. Em seguida, vamos pegar a haste e adicionar dentro da panela. Com isso, vamos deixar para descansar por dez minutos.

Então, o seu chá de carqueja já vai estar pronto. Assim, basta apenas coar, colocar no copo e beber. Como se trata de uma planta natural, não há contra indicativo. No entanto, assim como qualquer produto, devemos ter moderação.

Entretanto, esse post não tem a intenção de fazer com que o chá substitua algum medicamento. Caso a pessoa sinta algum problema de saúde, deve procurar imediatamente um médico. Afinal de contas, eles estudaram e são especialistas no assunto.

Caso perceba que a pressão está alta ou que tem algum sintoma de diabetes, deve procurar um especialista. Então, o chá vai servir como um aliado para o dia a dia. Contudo, jamais vai substituir o receituário de um médico.

A saúde é um tema importante e sensível. Por isso, devemos sempre tratar com o máximo de seriedade e sem achismos.

cha-de-carqueja-para-que-serve Chá de Carqueja: Para que serve, Como Fazer, Benefícios

Mulheres grávidas devem evitar a carqueja

No entanto, uma informação das mais importantes é quanto às mulheres grávidas. Embora o chá seja natural e sem grandes contra indicativos para as pessoas, no caso das mulheres grávidas especificamente, estas devem evitar o produto imediatamente.

Por exemplo, se a mulher tiver suspeita de gravidez, deve fazer um teste antes de tomar o chá, mesmo que esteja com a pressão alta, por exemplo.

Isso porque a carqueja tem potencial abortivo. E, para quem quer ter filhos e está grávida, não é recomendado. Aliás, até mesmo o aborto não pode ser feito.

Afinal de contas, é crime, previsto em lei e só é permitido em casos de estupro e risco para a vida da mulher. E deve ser feito por um médico em uma clínica especializada.

cha-de-carqueja Chá de Carqueja: Para que serve, Como Fazer, Benefícios

Características da carqueja

Agora que já sabe como fazer, para que serve e quais são os benefícios do chá de carqueja, vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre esses efeitos medicinais do produto.

Como possui uma proteína chamada saponina, a carqueja ajuda também a eliminar o colesterol ruim. Consequentemente, se torna esse produto importante para quem diabetes ou a chamada pré-diabetes.

Outra situação é que possui outras substâncias, como a apigenina, luteolina e quercetina. Isso faz com que ajude a controlar a glicemia. Consequentemente, vai também diminuir a possibilidade de doenças cardíacas.

E a ação diurética da carqueja acaba influenciando na melhoria e regularização da circulação sanguínea. Consequentemente, vai ajudar também a diminuir a pressão arterial.

Vale lembrar que a pressão alta resulta em infarto do miocárdio e também AVC (acidente vascular cerebral).

E, como é diurético, vai também ajudar a eliminar líquidos do corpo. E isso é algo importante para evitar possíveis inchaços, muitas vezes causados justamente por esses problemas.

Outro ponto importante é que a carqueja produz dois oxidantes: quercetina e rutina. Com isso, vai ajudar a melhorar a imunidade da pessoa. Por isso, também vai minimizar a chance de pegar um resfriado forte.

E até mesmo pode ajudar alguém a superar os efeitos da Covid-19. Embora, neste caso, o ideal sempre é tomar todas as doses da vacina, manter o distanciamento social e fazer uso de máscara, principalmente em lugares fechados.

Mas, voltando à carqueja, esse produto melhora também o funcionamento do fígado. Por isso, muitos recorrem ao chá quando não estão se sentindo muito bem. Isso sem contar que influencia na melhoria do estado de saúde de quem sofre de algum tipo de inflamação.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Chá de Carqueja: Para que serve, Como Fazer, Benefícios em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.