Cidadania Alemã 2024: Quem Tem Direito, Quanto Custa e Passo a Passo

Descobriu que possui antepassados Alemães ou tem interesse em saber mais sobre como conquistar a sua cidadania Alemã?

A chegada de alemães no Brasil teve um aumento acentuado nos séculos XIX e XX. Isso aconteceu pois, milhares de cidadãos chegavam em território brasileiro em busca de melhores condições de trabalho,

Além disso, era muito comum que milhares de alemães saíssem dos seus países fugindo dos diversos conflitos e problemas sociais presentes em toda a Europa nesses séculos.

Por conta disso, milhares de alemães foram se espalhando por todo o território brasileiro, difundindo os seus costumes e culturas por todo o solo nacional. Com isso, é comum encontrarmos pessoas com descendência alemã no Brasil.

Sabendo que, com o passar dos anos, a legislação alemã passou por diversas mudanças, incluindo novas regras e extinguindo outras normas, é muito comum que surjam dúvidas em relação à cidadania alemã.

Além disso, essas informações acabam sendo difíceis de serem encontradas. Isso se deve pelo fato de que são poucas as fontes confiáveis que disponibilizam esse tipo de informação.

cidadania-alema-quem-tem-direito-passo-a-passo Cidadania Alemã 2024: Quem Tem Direito, Quanto Custa e Passo a Passo

Com isso, por meio desse artigo você vai conhecer tudo sobre a cidadania alemã, o passo a passo para solicitá-la, tudo que é necessário para realizar tal processo e quem tem direito a isso.

Cidadania Alemã: Quem Tem Direito

Para saber se, de fato você tem direito à cidadania alemã, é necessário verificar se possui qualquer tipo de ascendência ou familiares que tenham origens da Alemanha.

Sendo esse o caso, deverá ser reunido o maior número possível com essas informações, comprovando qualquer tipo de parentesco ou ascendência com um cidadão alemão.

As principais informações são as seguintes: nome completo, idade, nome do navio que o transportou, porto de partida ou de chegada e a data em que o cidadão chegou em solo brasileiro.

Porém, é importante estar atento às informações referentes a data de chegada ao Brasil. Isso pois, até o ano de 1913, uma lei determinava que, o alemão que estivesse a mais de 10 anos fora da Alemanha perderia sua nacionalidade.

O único meio em que era possível reverter essa situação seria um registro em um dos consulados alemães do Brasil. Com isso, é muito importante estar atento com esse tipo de situação.

Porém, para o alemão que saiu de seu país depois de 1914, é necessário se certificar se não foi renunciada a sua nacionalidade alemã.

Todo esse processo pode ser feito em um consulado alemão. No mesmo, existem diversas listas que contam com todos esses tipos de informação, além de que é possível obter o seu Certidão de Negativa Naturalização por lá.

cidadania-alema-quem-tem-direito-quanto-custa-e-passo-a-passo Cidadania Alemã 2024: Quem Tem Direito, Quanto Custa e Passo a Passo

Outro meio de conseguir solicitar a sua cidadania alemã é sendo adotado ou ser um residente naturalizado do país por um período maior que 8 anos.

Além disso, ser casado com um alemão ou alemã permite que a solicitação de cidadania alemã seja feita, devendo apenas seguir algumas exigências que são determinadas pelo país.

Cidadania Alemã: Passo a Passo

O primeiro passo para conseguir o seu tão sonhado Certificado de Nacionalidade Alemã, será realizar o preenchimento de um formulário de requerimento no idioma do país, o alemão.

Além disso, é importante preencher esse formulário em três vias familiares diferentes, seguindo uma linha reta até o imigrante, como por exemplo: Você > seu pai > seu avô > imigrante.

Vale lembrar que, esse formulário é muito importante, portanto, erros com o idioma ou faltas de vias familiares podem resultar na não aprovação da sua cidadania alemã ou no atraso da mesma.

Portanto, recomendamos que busque o auxílio de um profissional durante a realização desse processo, fazendo com que o mesmo seja feito de maneira ágil e com maior assertividade.

A partir do momento do preenchimento deste formulário, será importante reunir toda a documentação necessária para a solicitação de sua cidadania alemã.

Com isso, conheceremos agora todos os documentos que são necessários para essa solicitação, sendo eles:

– Cópias das certidões de casamento e nascimento;

– Documento de identidade;

– Passaporte;

– Documentos que comprovem a emigração;

–  RNE (Carteira ou registro de estrangeiro);

– Certidão Negativa de Naturalização.

Além disso, é importante lembrar que, todas as documentações que estiverem disponíveis apenas em português, deverão ser traduzidas para o idioma alemão por meio de um tradutor juramentado.

cidadania-alema-quem-tem-direito-quanto-custa Cidadania Alemã 2024: Quem Tem Direito, Quanto Custa e Passo a Passo

Esse profissional é concursado e tem todo o poder para atestar esse tipo de informação presente nas certidões, garantido a veracidade de tudo que estiver presente no corpo desse documento.

Cidadania Alemã: Quanto custa

Além de todas as informações que foram disponibilizadas anteriormente, é importante lembrar que todo esse processo tem um custo. O custo médio de gastos da solicitação da cidadania alemã gira em torno de 255 euros, ou seja, aproximadamente 1300 reais na cotação atual.

Finalizando, é importante lembrar que esse valor pode variar entre cada solicitação, variando conforme a quantidade de documentos que precisam ser emitidos e traduzidos pelo usuário que esteja solicitando a sua cidadania alemã.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Cidadania Alemã 2024: Quem Tem Direito, Quanto Custa e Passo a Passo O site mais atualizado de 2024!
Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário