Como colocar DIU grátis pelo SUS 2024

Hoje em dia existem diversos métodos contraceptivos, que melhoram a vida das mulheres e por isso muitas querem saber como colocar DIU grátis pelo SUS 2024.

como-colocar-diu-gratis-pelo-sus Como colocar DIU grátis pelo SUS 2024

O uso dessa ferramenta vêm se tornando cada vez mais popular, mas muitas mulheres ainda não sabem como solicitar um.

Uma gravidez indesejada pode ser um grande problema para muitas famílias, e por conta disso é imprescindível buscar formas de evitar isso.

E apesar de existirem diversos medicamentos que prometem isso, muitos deles não funcionam como deveriam ou causam efeitos colaterais horríveis.

Por esse motivo, é importante procurar por outros meios de realizar essa tarefa, e o DIU é uma dessas formas.

No texto a seguir vamos contar um pouco sobre o que é o aparelho, como ele funciona e quais os tipos existentes. Por fim, vamos contar como solicitar o seu de forma gratuita.

É só continuar a leitura!

Sobre o DIU

A primeira coisa que vamos falar é sobre o que de fato é esse componente e o que ele oferece às usuárias. Hoje em dia somos bem familiarizados com equipamentos como o DIU, porém a história desse item não começou agora.

Os Dispositivos Intrauterinos já são itens usados desde a antiguidade, tendo sido o primeiro criado por Hipócrates. Nessa época, era usado um pequeno tubo de chumbo, para inserir objetos dentro dos úteros.

Contudo, a versão recente foi criada em 1962, quando o cientista Jack Lippes apresentou uma experiência. Nela, um pequeno dispositivo, com uma cauda filiforme era anunciado como um novo e inovador método contraceptivo.

Porém, após isso, outras empresas começaram a apresentar itens melhorados, feitos com materiais melhores. E o uso do equipamento se tornou ainda mais popular durante os anos 70, devido a diminuição do uso de medicamentos orais.

Nos dias atuais, o DIU é feito com um material plástico e flexível, e o formato em T facilita na hora da colocação. Com isso, o objeto é colocado próximo ao útero, de maneira cirúrgica e dessa forma impede que os espermatozoides de entrarem em contato com os óvulos.

Existem dois diferentes tipos de dispositivos que podem ser colocados no útero. O DIU de cobre é um componente mais comum, e é oferecido pelo SUS. Já a versão hormonal, é um pouco mais complexa, apenas de maneira particular é possível obter o item.

como-colocar-DIU-gratis-pelo-SUS-1 Como colocar DIU grátis pelo SUS 2024

Posso colocar DIU pelo SUS?

Se você ficou interessado pelo procedimento, precisa conhecer as formas de colocá-lo através do Sistema Único de Saúde. A primeira coisa que você deve ficar ciente é que esse dispositivo não causa infertilidade e muito menos aborto.

E após a retirada do DIU ou o vencimento do mesmo, a paciente pode voltar a engravidar.

Entretanto, uma questão deve ser levada em consideração, e tem relação com as doenças sexualmente transmissíveis.

Em nenhuma circunstância o item substitui o uso de preservativos, e por esse motivo, a camisinha deve continuar sendo usada. Todo o processo é feito em um consultório médico, em um procedimento que dura menos de 15 minutos.

Qualquer mulher pode usar a ferramenta contraceptiva, mesmo após ter engravidado ou abortado. E o melhor é que o aparelho é oferecido pelo SUS, desde que a mulher comprove a necessidade do seu uso.

como-colocar-DIU-gratis Como colocar DIU grátis pelo SUS 2024

Passos para solicitar o DIU grátis pelo SUS

Agora que você já conhece o Dispositivo Intra Uterino, é hora de aprender como você pode solicitar seu item pelo SUS. A primeira etapa é bem fácil de ser feita, e você só precisa ter um Cartão do SUS em mãos.

Com isso, agora você deve se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde e solicitar uma consulta com um médico ginecologista. Essa etapa é muito importante, e para que você consiga, tudo deve ser realizado pela rede pública.

Após solicitar seu DIU, você deve ser encaminhado para uma consulta focada em planejamento familiar. Essa etapa servirá para que você conheça os diferentes tipos de métodos e escolha a melhor opção para você.

Além disso, será importante para que você conheça o dispositivo por completo, tire suas dúvidas e entenda como a operação funciona. Apesar de não ser obrigatória, essa etapa é essencial para todo o restante do processo de colocação do DIU.

E a próxima fase, serão as consultas pré-operatórias, que serão solicitadas pelo médico ginecologista. Dentre os exames que serão necessários estão avaliações do ambiente vaginal e o Papanicolau.

O objetivo desses exames é usado como forma de avaliar a aptidão do corpo feminino para colocação do DIU. Caso não exista nenhuma contra indicação, o médico irá agendar a cirurgia e pronto, é só aguardar um certo tempo e você já sentirá os benefícios do dispositivo.

Se você se interessou e deseja saber mais sobre o equipamento, e entender como funciona o procedimento, é só clicar aqui. No site do SUS você verá diversas informações sobre o método.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como colocar DIU grátis pelo SUS 2024 O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário