Correio Logística reversa: O que é e como contratar
Conhecer o programa Correio Logística Reversa é essencial para lojas e clientes em geral. Hoje em dia, a compra de produtos pela internet se tornou uma das principais formas de realizar a tarefa.
Mas, para realizar isso de maneira correta e eficiente, as empresas precisam de serviços de logística. Um dos principais é oferecido pelo Correios, e é excelente e rápido, garantindo aos clientes toda segurança necessária.
Porém, em caso de devolução de produtos, também precisamos de uma forma de realizar isso. E é sobre esse assunto que vamos falar no texto a seguir, onde vamos apresentá-lo aos Correios, aos seus serviços oferecidos e à logística reversa.
Se quiser conferir tudo isso e muito mais, é só continuar a leitura.
Sobre o Correios
Antes de mais nada, vamos apresentá-lo ao serviço de entregas mais popular do país. Por mais que hoje em dia existam empresas que realizam a logística de maneira privada, os Correios ainda é a melhor opção.
A história dos Correios é bem antiga, tendo início em 1663, após a criação de um serviço de entregas no Rio de Janeiro. Na época, a cidade ainda era capital do país, até então colônia de Portugal.
Assim como vemos hoje, a instituição sempre esteve ligada com as fábricas e os setores de produção. Para realizar uma ordem do serviço postal, tornando-o mais moderno, foi necessário criar o DCT.
O Departamento de Correios e Telégrafos foi criado em 1931, quase 300 anos após o início do serviço. Porém, pouco tempo depois, e com a chegada de novos meios de comunicação, o órgão começou a ficar defasado.
Vendo isso, em 1969, o Governo Federal decidiu criar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Esse novo serviço ficaria sob comando do Ministério das Comunicações e também serviria como substituto oficial do DCT.
Essa mudança foi substancial, visto que toda a gestão passou por mudanças, e isso fez com que iniciasse um processo de competição. Diversas medidas foram adotadas para tornar os serviços ainda melhores, e um deles foi a criação do CEP.
Isso mesmo, quem criou o Código de Endereçamento Postal foi o Correio, que além disso, foi responsável por melhorar ainda mais o serviço de entregas. Esse sistema é usado hoje em dia pelas mais variadas empresas do setor de logística.
Dessa forma, se sua empresa procura por um bom serviço de entregas, essa é a melhor opção.
O que é a logística reversa?
Quando uma empresa vende um produto, ela precisa garantir que o cliente receba o produto. Porém, em casos onde o cliente não goste do produto, ele precisa ter também a possibilidade de devolver o produto.
E é aí que entra a logística reversa, que é oferecida por muitas marcas e visa garantir o sucesso de todo o processo, até na hora de retornar o produto. E é isso que a logística reversa dos correios visa oferecer.
Apesar de ser usada por lojas virtuais, na hora de reaver os produtos, também é possível devolver cartas. E tudo é feito com a máxima segurança e velocidade possível, a fim de garantir sucesso no pós-venda.
Quando posso usar o serviço de logística reversa
Também é importante entender e saber para que serve esse modelo de entrega. Por mais que já estejamos adaptados ao mundo moderno, que abraçou a tecnologia, ainda precisamos aprender sobre os novos termos.
A logística reversa, oferecida pelos Correios, serve apenas em casos de desistência da compra ou reparos. Além disso, caso você vá realizar um descarte de algum produto, pode enviá-lo pelos Correios.
Tudo isso para garantir sua satisfação total na hora de comprar um produto. Afinal, nem sempre ficamos satisfeitos com nossa compra, e em alguns casos é preciso se manter em contato com a empresa.
Mas se a logística estiver sendo realizada pela estatal, fique tranquilo, pois a garantia de sucesso nas entregas e devolução é certa.
Como enviar meu produto para a empresa
Seja para devolução, reparo ou descarte, é importante entender que nosso produto terá que voltar à empresa, e isso será de nossa responsabilidade. Salvo os pagamentos do envio, que é feito pela marca vendedora, o resto do processo será feito por nós.
Por esse motivo, nossa dica é para que você guarde todas as caixas de seus produtos. Pois, em caso de defeito ou troca, você deverá enviá-la através da logística reversa. E também, entre em contato com a empresa solicitando o procedimento.
Para permitir que o cliente envie o produto sem pagar nada por isso, é gerado um código, que é lido pela equipe da logística reversa. Nesse item, todos os dados sobre a empresa estão contidos, incluindo os dados de pagamento.
Após isso, é necessário embalar bem o produto e colocar todas as etiquetas necessárias para realizar o serviço.
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