CREA SP Consulta por Nome
A maioria das pessoas não sabem que é possível qualquer um fazer uma consulta para confirmar se um profissional ou empresa possui registro junto ao CREA SP.
Essa consulta pode ser feita por nome, por razão social (no caso de empresas), por CPF ou CNPJ, pelo número de registro e outros dados que podem ser confirmados no site.
É importante fazer essa consulta para garantir que o profissional ou a empresa contratada, tenham ciência do serviço que estão prestando e, assim, evitar problemas futuros em sua obra.
Se você deseja saber como fazer a consulta por nome no CREA SP, continue acompanhando o artigo para aprender!
O CREA SP fiscaliza os inscritos?
Em primeiro lugar, é preciso entender que a consulta por nome só é possível porque há uma fiscalização dos inscritos pelo CREA SP que controla pelo seu sistema os profissionais.
É de responsabilidade do CREA SP garantir a fiscalização, o controle, a orientação do exercício profissional e das atividades voltadas para a área da Engenharia, Agronomia, Geologia e algumas outras.
Sendo assim, é claro que o CREA SP fiscaliza os inscritos, acompanhando as atividades que são exercidas por eles e dessa forma garante maior segurança e qualidade na prestação de serviço.
Como o CREA SP acompanha os inscritos, ele permite a consulta por nome através do site que possui a base de dados.
Identificar agente fiscal do CREA SP
Você provavelmente não sabe que é possível fazer a identificação de um profissional que atua como agente fiscal do CREA SP.
Esses profissionais são responsáveis pela efetivação da fiscalização exercida pelo CREA citada anteriormente.
Para poder fazer a identificação de um deles, basta solicitar a Carteira de Identidade Funcional, já que todo agente fiscal do CREA SP tem a obrigação de portar uma.
Nessa identidade você deverá constar se os seguintes símbolos estão contidos:
- Brasão da República;
- Nome do servidor;
- Cargo do servidor;
- Número da identidade funcional;
- Foto;
- Assinatura do Presidente do CREA SP.
Caso seja percebida alguma irregularidade, você poderá fazer uma denuncia para que seja confirmada a veracidade do documento.
Como fazer e quem pode fazer denúncia ao CREA SP?
Se você observar alguma irregularidade em algum profissional que se diz inscrito no CREA SP, saiba que é possível realizar uma denúncia para que seja investigada a situação dele.
A denúncia pode ser feita tanto por pessoas físicas ou jurídicas sendo de direito publico ou privado, por entidades de classe e até por instituições de ensino.
Além disso, não há um modelo específico de requerimento para denunciar o profissional irregular, o que se tem até então são recomendações.
Para que o CREA SP considere a denúncia é preciso constar as seguintes informações:
- Denunciante identificado – nome, endereço, CPF ou CNPJ;
- Provas que comprovem o fundamento da denúncia;
Você pode fazer a consulta pelo nome do agente pelo site do CREA SP para confirmar se ele está inscrito ou não.
Quando a denúncia for em relação a profissionais, poderá ser protocolada nas Unidades de Atendimento do CREA SP, em qualquer localidade.
No entanto, se a denúncia for referente a obras e serviços, é possível fazer pelo próprio site ou aplicativo, acessando a opção Fiscalização -> Denúncia online.
Como fazer a consulta por nome no CREA SP
Após falar sobre as consequências que sofrem os profissionais e serviços irregulares, é preciso mostrar como é fácil fazer a consulta por nome de profissionais para confirmar a inscrição deles no CREA SP.
Não é nada complexo e você pode fazer a consulta sem sair de casa, basta acessar o site do CREA SP.
Dessa forma, entre no CREANet e selecione a opção “Consulta Pública”, em seguida selecione “Atendimento” e “Serviços Online”.
Logo depois, você deverá selecionar “Pesquisa Pública de Profissionais ou Pesquisa Pública de Empresas”, ao escolher você será redirecionado para a página de pesquisa e poderá preencher as informações solicitadas no formulário.
Além disso, existe a possibilidade de fazer essa consulta por nome por meio do aplicativo CREA SP, porém só se você for um profissional já inscrito.
Quais são as atribuições do CREA SP
Diante tudo que foi falado, cabe ressaltar que algumas atribuições que a princípio a tendência é associá-las ao CREA SP, não são de responsabilidade do Conselho.
Apesar de ser um órgão de fiscalização como foi falado anteriormente, o CREA SP não tem autorização para fiscalizar e embargar as obras que apresentarem irregularidades.
Além disso, muitas pessoas acham que o CREA pode fazer avaliações sobre as normas de construção civil, enquanto na verdade essa responsabilidade cabe a Prefeitura Municipal de cada lugar.
Por mais que o CREA SP tenha o objetivo de garantir a segurança e a qualidade na prestação de serviço, o Conselho não é responsável por apurar danos causados por profissionais.
Por fim, não cabe ao CREA avaliar as condições e inspeções em edificações, o que é possível é contratar algum profissional que esteja inscrito no CREA SP para realizar esse serviço.
O site mais atualizado de 2024!