Currículo de Estágio pronto: Como Fazer e o que colocar

Quando pensamos em encontrar uma vaga de emprego, seja ela efetiva ou temporária, jovem aprendiz ou estágio, independente do nível, capacitação e qualificação são sinônimo de contratação. Como você deve saber a melhor maneira de demonstrar essas características é através de um currículo.

No artigo de hoje, você poderá aprender a como fazer e o que colocar em um currículo, inclusive quando o objetivo for alcançar uma vaga de estágio.

curriculo-de-estagio-pronto Currículo de Estágio pronto: Como Fazer e o que colocar

O que eu devo colocar em um currículo?

Quando o assunto é preparar um currículo, a primeira dúvida que surge na mente de alguém é “O que devo colocar?”. Isso acontece, principalmente quando se trata de um iniciante em busca do primeiro emprego.

O currículo funciona como uma vitrine e nessa vitrine são expostas as qualidades de um concorrente a uma vaga de emprego. Normalmente, uma única vaga de emprego desperta o interesse de muitas e muitas pessoas, e por isso, é preciso que a empresa ou o responsável por ela consiga avaliar as melhores ou a melhor opção disponível.

Essa avaliação acontece principalmente através do documento que chamamos de currículo. Digo principalmente porque existem outras formas, é claro, de avaliar alguém que desejamos contratar.

Isso pode acontecer através de entrevistas, testes, atividades em grupo, dinâmicas, entre outras.

O cartão de visita, no entanto, é o currículo. E por isso, para causar uma boa impressão, é necessário saber  o que colocar no documento.

É preciso reconhecer quais as informações importantes e quais as informações desnecessárias, encontrando um equilíbrio para não falar de mais, nem deixar uma informação importante de fora.

O currículo deve conter informações pessoais, como nome completo, idade, estado civil e também dados para contato, como e-mail e telefone.

Informar quais são os objetivos e vaga desejada também é indispensável, tanto quanto experiências anteriores e também a qualificação, como cursos profissionalizantes, cursos técnicos ou superiores.

O candidato também pode citar possíveis trabalhos e ações temporárias.

curriculo-de-estagiario-pronto Currículo de Estágio pronto: Como Fazer e o que colocar

Como fazer um currículo: passo a passo

Agora que você já sabe o que colocar em um currículo, é importante saber onde colocar cada uma das informações e como fazer um currículo.

Os dados pessoais, por exemplo, devem ser os primeiros a ser utilizados. Coloque o seu nome completo, seguido de sua nacionalidade, estado civil e idade.

Em seguida, informe os meios de entrar em contato com você, como um e-mail e um número de telefone. Você também pode informar o seu endereço, contendo nome da rua, bairro, cidade, estado e país.

O próximo passo deve ser informar qual o objetivo profissional. No objetivo deve ser informado qual ou quais as áreas em que o candidato deseja atuar.

Logo após, você pode informar qual a sua formação acadêmica, ou quais são elas, caso tenha mais de uma. Isso é, você deve informar se está no nível fundamental ou médio, curso técnico, se possui uma graduação, pós graduação, mestrado ou até mesmo um possível doutorado.

Feito isso, o próximo passo deve ser informar cursos complementares. É uma ótima oportunidade  para informar um curso de inglês ou outros idiomas, curso de informática, administração, entre outros.

Para  convencer, de fato, o seu possível contratante, é necessário informar suas experiências. Informe quais foram os seus trabalhos anteriores, juntamente com as funções que exercia nas respectivas empresas.

Se a lista for muito extensa, informe os mais relevantes, que possam ter alguma ligação com a vaga que almeja. Você pode aproveitar a oportunidade também para informar possíveis experiências como voluntário.

Trabalhos com ONG’S, crianças carentes, animais abandonados, entre outros trabalhos do gênero pode ser citado, como forma de enriquecer o currículo que você está apresentando e também apresentar um pouco mais das suas qualidades.

como-fazer-e-o-que-colocar-no-curriculo Currículo de Estágio pronto: Como Fazer e o que colocar

Currículo de estágio pronto

O currículo de estágio tem características bastante parecidas com um currículo comum. Nesse caso, pode ser ainda mais importante focar na sua qualificação na área em que deseja atuar no estágio.

Considerando, principalmente, que por se tratar de uma procura por estágio é provável que o candidato possua poucas experiências profissionais.

A empresa precisa sentir que não apenas o estagiário poderá contribuir com o crescimento da empresa, mas que a empresa pode contribuir com o crescimento e formação do estagiário.

Especialmente se tratar-se da procura por um emprego por parte de um estudante acadêmico, em fase de formação.

É preciso acrescentar que além de usar todas as dicas e o passo a passo contidos nesse artigo, é possível também encontrar alguns modelos de currículos de estágio prontos.

Assim como currículo para outros objetivos também.

É possível localizar os modelos em sites, blogs e também nos aplicativos do Word. Ao encontrar um dos modelos que te agradem, basta salvar o modelo e colocar os seus dados nos locais indicados no modelo que escolheu.

São diversos modelos disponíveis, alguns mais clássicos e simples, enquanto outros podem possuir mais detalhes e fugirem um pouco mais da personalização comum. Escolha com inteligência e boa sorte na conquista o seu estágio.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Currículo de Estágio pronto: Como Fazer e o que colocar Em 2024 teremos novidades!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário