Detran PR Transferir propriedade de veículo

A falta de transferência de propriedade de veículo dentro do prazo de 30 dias, é algo que ficou no topo do ranking de multas aplicadas de competência do Departamento de Trânsito do Estado do Paraná (DETRAN- PR)

Com base nisso, organizamos neste post os passos necessários para transferir a propriedade de veículo no Detran. Continue lendo abaixo e evite as multas!

o-que-e-trasferencia-de-propriedade-de-veiculo.jpg-300x185 Detran PR Transferir propriedade de veículo
O que é transferência de propriedade de veículo?

Este é o procedimento em que um veículo (carro, moto, caminhão, etc.) muda de proprietário e precisa atualizar seus arquivos.

Com a transferência do veículo, será emitido um novo CRV (Certificado de Registro de Veículo) e CRLV (Carta de Registro e Licença de Veículo) com o nome do novo proprietário. Portanto, é o comprador do veículo ou seu advogado quem deve fazer essa alteração.

Antes de iniciar as etapas de transferência do veículo, o atual proprietário deve estar ciente de possíveis pendências relacionadas ao seu veículo, tais como:

  • Pagamento do licenciamento do automóvel
  • Quitar todos os impostos obrigatórios
  • A possíveis multas que ainda não foram pagas
  • Outros tipos de restrições envolvendo o veículo

Checar todos esses pontos é algo pode ser feito no próprio site do Detran PR ou do seu estado.

como-transferir-propriedade-de-veiculo.jpg-300x192 Detran PR Transferir propriedade de veículo
Como transferir propriedade de veículo?

O procedimento para conseguir transferir a propriedade de veículo é composto das seguinte etapas:

  • Coletar e validar os documentos necessários de acordo com as especificações do Detran do seu Estado
  • Realizar o pagamento da taxa de transferências, do cartório e da placa, se for preciso
  • Agendar e realizar a vistoria do veículo em alguma empresa credenciada pelo Detran PR ou do seu Estado
  • Realizar o comunicado de venda do veículo

Coletar e validar os documentos

Uma série de documentos são necessários para transferir um veículo para um novo proprietário. Os mais comuns são documentos de identificação pessoal (RG, CNH e CPF), comprovante de residência, certificado de registro de veículo (CRV), certificado de vistoria veicular, etc.

Como o Detran PR é o órgão responsável pelo controle das transferências de veículos, a lista de documentos pode variar de estado para estado.

Um pouco mais abaixo, o Gringo preparou uma lista geral que pode servir de referência para os vendedores, bem como uma lista específica de documentos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, de acordo com suas respectivo departamento de trânsito.

Além da separação dos documentos obrigatórios, há também uma taxa para a transferência do veículo.

taxas-para-transferir-propriedade-de-veiculo.jpg-300x160 Detran PR Transferir propriedade de veículo
Taxas para transferir propriedade de veículo

A principal delas é a taxa de transferência do veículo, que está disponível em todos os estados e varia de estado para estado. Por exemplo, em São Paulo, o preço é de 212,60 reais, enquanto no Rio de Janeiro, o preço é de 157,00 reais.

Vale ressaltar que esses valores levam em consideração que a habilitação do veículo está em dia. Caso contrário, você terá que pagar extra.

Além desta taxa, a pessoa envolvida na transferência será reconhecida em cartório ou tabelião, por exemplo, se for necessário um sinal público.

As placas também podem apresentar custos adicionais às operações. Caso o veículo não possua placa que atenda às especificações vigentes ou condições mínimas de uso, será necessário solicitar um novo par de placas.

Agendamento de vistoria do veículo

Não faltam inspeções de carros, é um processo muito simples que geralmente leva menos de uma hora. Você também precisa pagar uma taxa para realizar o serviço.

As inspeções devem ser realizadas em empresa nacional credenciada pelo Detran. Para isso, basta acessar o site do Detran do seu estado e procurar a empresa cadastrada mais próxima.

Além disso, também será necessário realizar o comunicado de venda do veículo, sendo um documento que transfere a responsabilidade e propriedade de determinado automóvel na situação de venda dele.

Essa é uma formalização importante, por parte do vendedor, durante o processo de transferência de veículos.

Qual a documentação necessária?

Após analisar as possíveis pendências com o veículo e entender as principais etapas do processo de transferência veicular, conforme descrito no tópico acima, passamos à lista de documentos necessários para a transferência do veículo.

Vale ressaltar que alguns estados exigem documentos específicos durante o processo de transferência, então aqui está uma lista geral de documentos necessários.

  • RG ou CNH – Cópia e documento original
  • CPF (caso o seu RG não possuía este número) – cópia e original
  • Comprovante de residência atualizado – últimos 6 meses e nome do proprietário do veículo (original e cópia)
  • Caso você não possua um comprovante de residência em seu nome, é necessário reconhecer firma junto ao proprietário do imóvel
  • Laudo de vistoria feito por uma empresa credenciada em seu estado (Documento original)
  • Certificado de pagamento dos débitos do veículo
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), preenchido, datado e com assinatura com firma reconhecida, do vendedor e comprador (original)
  • Comprovante de pagamento das taxas de transferência
  • Possível entrado do formulário do Renavam, variando de acordo com seu estado, apresentando duas vias originais

Para mais informações e dar início ao processo para Transferir propriedade de veículo, acesse o site oficial do Detran PR.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Detran PR Transferir propriedade de veículo O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário