Detran RJ: 2ª Via da Carteira de Identidade
Para se inserir e fazer parte ativamente da sociedade como um cidadão brasileiro, a carteira de identidade é essencial e necessária.
A carteira de identidade é a identificação civil dos brasileiros. É um documento que garante a identificação e individualidade em diversas áreas de sua vida em sociedade.
Portanto, é extremamente necessária, desde recém-nascidos até os idosos. É através da carteira de identidade que é definido o número de Registro Geral válido em todo o país. E, é na identificação pessoa que o CPF é gerado.
Saiba agora como realizar a emissão da 2ª via da carteira de identidade no DETRAN RJ.
Mas o que é o CPF e para que serve?
O CPF – Cadastro de Pessoa Física – é o documento emitido pela receita federal para identificar cidadãos, quer sejam contribuintes ou não.
Este documento serve como identificação para contribuintes no Imposto de Renda. Todos os cidadãos brasileiros devem ter o próprio CPF até, no máximo, os 12 anos de idade.
No entanto, o CPF não serve apenas para averiguar os contribuintes. Ele é um acréscimo a vida em sociedade.
Para prestar serviço público, se matricular em uma escola ou universidade, abrir contas poupança ou corrente em bancos, fazer compras pela internet ou até pedir um cartão de crédito, é necessário do número do CPF.
Por ser um número único e individual, é aceito em todo país e não existe outro igual, ou seja, seu número de CPF é apenas seu para o resto da sua vida.
Por ser um número de documento necessário para todas as áreas da vida, o CPF pode, também, acarretar pendências em seu nome, e é através do número do CPF que estas pendências são contabilizadas.
Uma dívida, um processo ou impedimentos judiciais são contados no CPF do cidadão, portanto, é necessário conferir sempre se seu nome está limpo e CPF completamente válido.
Por se tratar de um número de identificação pessoal, tenha cuidado e não passe este número para nenhum estranho. Previna-se de fraude e outros crimes relacionados a identidade.
Agora que você já sabe para que serve o CPF, confira abaixo como realizar a emissão da 2ª via da carteira de identidade no DETRAN RJ.
Como faço para emitir a minha carteira de identidade no rio de janeiro?
Cada estado é responsável por assinar um órgão para fazer a emissão de tal documento. No estado do Rio de Janeiro, o órgão emissor é o DETRAN – Departamento de Trânsito.
Para realizar o processo de emissão pela primeira vez, não é necessário pagar nada. Por ser um documento oficial e necessário, a primeira emissão é feita de forma gratuita.
Para tanto é necessário de alguns documentos originais ou com cópias autenticadas, sendo eles: certidão de nascimento, certidão de casamento (para pessoas casadas), certificado de naturalização para brasileiros naturalizados.
Alguns documentos são opcionais, dentre eles: PIS – programa de integração social; Número do SUS; título de eleitor. Número da CNH – Carteira nacional de habilitação; Número da Carteira de Trabalho e Previdência Social; certificado militar.
A foto para a carteira de identidade é capturada durante o atendimento. Menores de 12 anos devem comparecer acompanhados pelos responsáveis, e apresentar documentos comprovatórios.
Desde 2019, é possível inserir o nome social na carteira de identidade para maiores de 12 anos. Para isso, basta manifestar este desejo durante o atendimento. O menor entre 12 e 17 anos só pode fazer a solicitação do nome social acompanho de pai, mãe ou responsável legal para autorizar.
O prazo de entrega para emissão do documento é de 7 dias uteis a partir da data do atendimento. Para realizar o agendamento, basta acessar este link: www.detran.rj.gov.
Minha carteira de identidade foi perdida ou roubada, o que eu faço?
Caso a carteira de identidade tenha sido roubada, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência e comunicar os órgãos de proteção ao crédito, para evitar fraudes e compras em seu nome.
Após feito isso, será necessário fazer um agendamento para a retirada da segunda via da carteira de identidade.
Caso a carteira seja perdida, entre em contato com órgãos de proteção ao crédito para evitar fraudes no caso de alguém ter achado sua identidade. Também será necessária a retirada da segunda via.
Para tanto, basta solicitar, no site do DETRAN, um agendamento para a emissão da segunda via. Para a retirada da segunda via, há algumas observações, sendo elas:
Se não houver alteração nos dados do cidadão em relação à carteira anterior, não será exigida apresentação da certidão de nascimento ou do certificado de casamento. A foto continua sendo capturada durante o atendimento.
A taxa do serviço, para a segunda via, é no valor de R$ 46,15. O pagamento deve ser efetuado através de sites bancários e não podem ser agendados, devem ser pagos a vista e imediatamente.
Alguns cidadãos estão isentos da taxa da segunda via, desde que tenham documentos comprovatórios, tais são: Aqueles que recebem até um salário-mínimo e os desempregados.
Em caso de roubo ou furto, o usuário também está isento da taxa de pagamento, desde que apresente o documento original de Registro de Ocorrência. Nestes casos, não é preciso fazer o agendamento online, desde que o cidadão apresente o registro emitido.
O prazo de entrega para a segunda via também é de 7 dias uteis.
Para mais informações sobre a emissão da 2º via da carteira de identidade no DETRAN RJ, acesse este site Clicando Aqui.
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