Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino 2024: Data
O empreendedorismo é um tema que está bastante comum no dia a dia, tanto de palestras quanto de escolas e notícias na TV. Isso porque hoje em dia saber empreender, é também uma forma de se sustentar e conseguir uma alternativa importante para não depender de empregadores.
Assim também surge a questão da mulher como protagonista da sociedade. Afinal de contas durante muitos e muitos anos, elas ficaram de fora do mercado por conta do machismo e da nossa cultura patriarcal. Assim surge o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que vem justamente para dar voz e debater as oportunidades voltadas para elas no dia a dia.
Então neste post, vamos falar um pouco mais sobre o Dia Mundial do Empreendedorismo em 2024. E falar um pouco mais da importância desta data e também deste assunto não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade brasileira de um modo geral.
Que data se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino?
O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino se comemora no dia 19 de novembro. E essa data foi oficialmente definida pela ONU (Organização das Nações Unidas). Desde 2014 se comemora essa data, que serve muito também para uma reflexão. Sobre o papel da mulher na sociedade, que muitas vezes a exclui das tarefas que os homens também fazem.
Para a ONU a ideia é sempre ajudar a combater o preconceito, e fazer com que as mulheres possam ter acesso aos principais meios de trabalho e com o mesmo direito que o homem.
Mais importante que isso a mulher também teria que ter o mesmo salário dos homens, garantindo que poderá ter uma condição realmente de igualmente. Atualmente poucos países do mundo, realmente ajudam as mulheres.
No momento o melhor exemplo disso é a Islândia, considerado o país mais igualitário do mundo quando o assunto é direitos e deveres para homens e mulheres. Assim consequentemente por lá, é mais provável que as mulheres empreendedoras tenham mais sucesso e mais chances de se dar bem na vida.
Outro país que leva isso muito a sério é a Ruanda na África, mesmo sendo um país subdesenvolvido. Mas nesse aspecto de valorizar as mulheres, é um país que nos últimos 20 anos, também conseguiu dar um passo importante para isso.
Os desafios do empreendedorismo feminino
Apesar de toda a movimentação a favor das mulheres, se sabe também que não é fácil conseguir com que todas tenham acesso aos mesmos direitos dos homens. E esse trabalho de formiguinha, que acontece no mundo todo. Visa criar uma sociedade mais igualitária no futuro, apesar de toda a dificuldade e de todos os obstáculos enfrentados.
Mas entre outras coisas o grande desafio para o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, é fazer com que as mulheres consigam conciliar os seus trabalhos com a vida pessoal. E principalmente os cuidados com os filhos.
Muitas vezes a mulher empreendedora também encontra esse obstáculo, onde fica mais difícil conseguir fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Mas a cobrança é sempre muito forte para a mulher, até mais do que acontece com o homem. Por isso e por outras situações que o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, busca uma melhoria da situação delas.
O que pode até mesmo melhorar a vida de todas as pessoas. Afinal de contas com mais mulheres empreendedoras atuando, mais emprego e mais oportunidade vão existir no dia a dia.
Empreendedorismo feminino ganhou força na Segunda Guerra Mundial
Agora o que também é importante ressaltar que o empreendedorismo feminino ganhou força durante a Segunda Guerra Mundial e nos anos seguintes. Principalmente nos países envolvidos nos conflitos. E isso tudo porque a maioria dos homens, foi convocada para lutar e ir ao conflito na Europa. Inclusive os homens europeu e norte-americanos.
Desta maneira como as mulheres ficaram em casa e cuidando dos filhos, também precisavam se sustentar e produzir de alguma forma. Assim elas também começaram a tomar à frente, surgindo o empreendedorismo feminino. Especialmente nos Estados Unidos, um país onde o papel delas foi muito importante no serviço de retaguarda na Segunda Guerra Mundial.
Consequentemente elas já foram mostrando força e capacidade de conseguir gerir negócios e produzir riquezas, tanto o mais que os homens. Desta maneira as mulheres começaram naquele momento, a protagonizarem um papel dos mais importantes para a sociedade.
E com essa capacidade toda exibida passaram a ser mais respeitadas, embora ainda muito aquém do ideal e do esperado. Mas de certa forma esse empreendedorismo feminino que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, foi uma semente plantada para que hoje elas tenham um protagonismo mais consistente.
E ainda assim falta muito para que as mulheres realmente tenham um espaço merecido. E o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, é um momento dos mais importantes para conseguirmos fazer essa reflexão e dar mais espaço a elas na sociedade.
O site mais atualizado de 2024!