É verdade que a Pfizer cria mutações da covid-19 para vender vacinas?
Nos últimos dias tem circulado nas redes, um suposto vídeo onde Jordan Trishton Walker, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pfizer afirma que a empresa tem criado mutações da Covid-19 com intuito de vender ainda mais vacinas. No entanto, não se sabe se é verdade que a Pfizer cria mutações da covid-19 para vender vacinas, então, veja a seguir se essa história é verdadeira ou se trata de mais uma fake news.
É verdade que a Pfizer cria mutações da covid-19 para vender vacinas?
Alguns anos após a pandemia, podemos ver um cenário bem menos preocupante sobre o vírus atualmente, mas, mesmo assim, ainda tem aqueles que criticam a vacina. Além disso, com essa onda de fake news dos últimos tempos é preciso ficar atento com as informações espalhadas, sobretudo, nas redes sociais. Pois, muitas dessas pessoas tentam fazer as pessoas acreditarem que as vacinas são algo ruim.
Além disso, muitos ainda continuam dizendo que o melhor é pegar o vírus ou tomar remédios sem eficácia comprovada pela ciência. Dessa forma, esses pensamentos estão sendo usadas para espalhar esse vídeo do suposto diretor, onde ele admite que a Pfizer está criando mutações do covid para comercializar mais vacinas.
Além de tudo, esses vídeos estão se espalhando com bastante força nas mídias sociais, mas, ao pesquisar a fundo sobre o tema, você percebe que não há nada que comprove o que está sendo propagado. Outra consideração importante, é que as fake news a respeito de vacinas da Pfizer tem sido algo bem constante. Portanto, é mais um motivo para desconfiar de qualquer notícia relacionada à vacina.
Veja o que suposto diretor da Pfizer disse sobre as vacinas:
Sendo assim, ao buscar por fonte segura da informação, o cenário só piora, pois o tal vídeo foi criado por conta de um “projeto” famoso em propagar informações falsas e duvidosas sobre política e pandemia. Para ficar ainda pior ao pesquisar sobre Jordan Trishton Walker ou outras variáveis do nome, não se encontra nada em relação à empresa farmacêutica. Pois, se esse tal Jordan fosse alguém que falasse em nome empresa, certamente ele seria uma figura pública e já teria aparecido em algum momento.
Além do mais, ao buscar pela lista de quem são os diretores da empresa é possível chegar a diversos tipos de nomes e nenhum deles se chama Jordan Trishton Walker, como citado no vídeo. Sendo assim, esse homem provavelmente, não é um “diretor” ou simplesmente não está no primeiro escalão da empresa. Sendo assim, ele não deveria nem falar pela empresa, caso trabalhe mesmo nela.
É verdadeira a informação que está circulando na internet?
Por fim, ao ir em busca de informações sobre o assunto não foram encontradas fontes confiáveis a respeito, pelo contrário, existem diversas matérias desmentindo essa informação. Além disso, esse dito vídeo possui diversas partes cortas e não prova nada sobre o que dizem da empresa Pfizer sobre as vacinas.
Portanto, essa é uma notícia com informações falsa, pois, além de não haver dentro da empresa nenhum diretor com esse nome, ainda o vídeo apresentado está cheio de cortes. Além do mais, não existe nenhuma prova de que o vídeo é verdadeiro, pelo contrário, só há provas de que ele se trata de mais uma fake news espalhada pela intenet.
O site mais atualizado de 2024!
Deveriam buscar melhor as informaçoes. Creio que se a Foxnews aqui nos USA divulgou e fez uma matéria a respeito, o video é real. Pq se negam a acreditar que a industria farmaceutica cria estratégias deste tipo?
A propria pfizer e demais empresas dizem que a eficacia ainda nao pode ser mensurada pq não ha dados suficientes. O que se provou é que muitos mesmo apos a vacina pegaram o varios vezes, provando sim que não estao imunizados de fato.