É verdade que sangue de boi é colocado em café a vácuo no Brasil?

Para começar, recentemente passou a circular nas redes sociais, principalmente, em grupos de WhatsApp áudios afirmando que diversas fábricas de café estariam colocando sangue de boi no produto moído. Desse modo, passaram a surgir vários burburinhos na internet sobre o assunto. Mas, será que é verdade que sangue de boi é colocado e café a vácuo no Brasil? Confira a seguir se a história é verdadeira ou falsa e de onde surgiu essa afirmação que está sendo espalhada.

cafe-a-vacuo-no-Brasil É verdade que sangue de boi é colocado em café a vácuo no Brasil?

É verdade que sangue de boi é colocado em café a vácuo no Brasil?

Além disso, a mensagem espalhada possui um áudio, onde um homem afirma ser motorista de uma dessas empresas. O suposto funcionário diz que o tal sangue bovino chega “talhado” em todos os caminhões, através de um processo para aquecer o sangue. Logo depois, o ele virá tornaria líquido para ser torrado e misturado junto com o café em pó.

Além do mais, de acordo com informações, essa notícia teve bastante repercussão em diversas redes sociais. No entanto, causou bastante desconfiança para aqueles que amam o café. Pois, a bebida é bastante popular e se trata de uma das mais consumida pelos brasileiros, perdendo apenas para a água. Desse modo, aqueles que estranharam, estava certo, pois, a informação é falsa.

Desse modo, não existe nenhuma comprovação de que o café brasileiro em pó brasileiro possui a adição de sangue de boi torrado em sua composição. Além do mais, é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que seja utilizado todo e qualquer produto com origem animal para fabricar o café em pó.

Veja o pronunciamento oficial da ABIC sobre o caso:

Desse modo, recentemente a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), se pronunciou publicamente para informar através de uma nota que essas informações não possuem fundamentos. Veja: “Recebemos, por meio das redes sociais, um áudio de um suposto carregador de café afirmando que o café moído e embalado a vácuo teria adição de sangue de boi para dar peso e volume.

Tais informações SÃO FALSAS. Reforçamos a necessidade dos industriais, profissionais do agronegócio e dos consumidores de não compartilhar informações que possuam origem duvidosa ou que não sejam fidedignas, tendo em vista a crescente distribuição deliberada de desinformação e boatos, as fake news (notícias falsas).

Com o advento da internet, a pulverização de informações falsas produz percepções equivocadas sobre a realidade e, em tempos de redes sociais, boatos são divulgados como se fossem fatos, sendo desmistificados posteriormente em sites de monitoramento de fake news, como no caso “café com sangue de boi”

Destacamos mais uma vez que o áudio em questão trata-se de FAKE NEWS e salientamos que os cafés certificados pela ABIC são analisados e monitorados periodicamente com a garantia da pureza e qualidade do produto.”

O que se sabe sobre esse tipo de café?

Portanto, é válido ressaltar que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o estado principal de produção é Minas Gerais. Por isso, lá é o local que mais tem história para contar sobre o assunto, por conta do aumento satisfatório da produtividade nas últimas décadas. Bem como, o avanço da utilização de tecnologias e a conquista de mercados internacionais ao produzir cafés certificados.

Além disso, ano passado o café mineiro conseguiu ser exportado para 87 países, gerando divisas no total de R$ 3,23 bilhões. Segundo o Mapeamento do Parque Cafeeiro, feito através do Governo de Minas, a cafeicultura atua em cerca de 463 municípios em lavouras comerciais (ou seja, em 55% do estado). Além disso, um fator importante são as boas condições de clima e solo. Isso, sem falar na ligação histórica e cultural que existe entre o mineiro e o famoso ‘cafezinho’.

Desse modo, essas mensagens espalhadas nas redes com informações falsas fazem ter ainda mais certeza da necessidade de desconfiar de áudios compartilhados em em redes sociais. Principalmente, em relação a mensagens que possuem caráter sensacionalistas. Pois, mensagens como essas precisam estar acompanhadas de provas sempre por parte de quem está compartilhando.

Nesse caso, por exemplo, não existe nenhuma comprovação dos fatos que faça a mensagem parecer confiável. Além disso, apenas o fato do áudio relatar que o sangue coagulado vira líquido novamente, já faz duvidar da veracidade. Pois, o sangue coagulado não se transforma em líquido novamente ao ser aquecido. Sendo assim, a mensagem se trata de mais uma fake news sem qualquer comprovação.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news É verdade que sangue de boi é colocado em café a vácuo no Brasil? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário