Filho do Lula, Lulinha foi preso por posse de drogas no Paraguai?
Sem dúvidas, nos últimos dias, a propagação de Fake News tem diminuído significativamente, mas, ainda assim volta e meia surge algumas por aí. Portanto, a última notícia que tem circulado diz que filho do Lula, Lulinha foi preso por posse de drogas no Paraguai. Então, se quiser saber se essa notícia é verdadeira ou falsa, basta ler esse artigo até o final. Além disso, embora seja proibida a propagação de notícias falsas, mesmo assim elas ainda acontecem, então, é preciso ficar atento.
Filho do Lula, Lulinha foi preso por posse de drogas no Paraguai
Para começar, está circulando na internet nos últimos dias, um print onde diz que Lulinha, filho do presidente Lula havia sido preso no Paraguai portando 32 kg de drogas. Além disso, de acordo com a notícia, essa matéria teria sido publicada pelo g1. Na mensagem que está circulando na internet, passa o seguinte texto:
“Lulinha preso no Paraguai De posse de entorpecentes, foi flagrado pela guarda nacional do PY. Por Joana Mota Atualizado há 17 minutos Preso hoje em Pedro Juan Caballero no Paraguai Fábio Luiz lula da Silva (Lulinha), com aproximadamente 32 kg de pasta base de cocaína, o mesmo fica em poder da guarda nacional aguardando procedimentos diplomáticos, presidente ainda não se manifestou sobre o ocorrido.”
Obviamente o que não faltou foram pessoas compartilhando essa imagem com essa tal matéria, sobretudo no WhatsApp. Entretanto, se trata de apenas mais uma informação falsa com intuito de espalhar que o “Lulinha” foi preso no Paraguai. Mas, assim como em outras notícias falsas, essa também é uma daquelas que fazem desconfiar assim que é lida.
Primeiro, a mensagem possui inúmeros erros de português, outro ponto é que o g1 não menciona em reportagens o Paraguai como “PY”. Além disso, ao checar informações sobre a notícia, não é possível encontrar nada que prove a suposta prisão. Ao invés disso, foi verificado dois pontos interessantes que configuram a mensagem como mais uma fake news.
Antes de tudo, existe um histórico de fake news feitas em páginas alteradas do g1, isso é feito alterando o código-fonte para printar em seguida o conteúdo modificado. Dessa forma, são muitas as fake news que são atribuídas ao g1 usando essa tática.
Logo depois, a imagem compartilhada do homem preso, na verdade não é do filho do Lula, na verdade, o homem da foto é Adriano de Nóbrega. O homem se trata de um miliciano que foi morto em operação na Bahia e inclusive tem ligação com a família Bolsonaro.
Sendo assim, essa se trata de uma informação falsa, onde dizem que Lulinha, filho do presidente Lula tinha sido preso no Paraguai por portar drogas. Além disso, essa é uma notícia do g1 que foi adulterada e o homem na foto em questão não se trata do Lulinha.
É verdade que filho de Lula foi preso no Paraguai?
O site mais atualizado de 2024!