Fiscalização Aduaneira Finalizada Correios: Como saber se fui taxado e valor

A fiscalização aduaneira acontece frequentemente quando trata-se de objetos despachados. Este artigo, trará informações valiosas sobre como funciona esse procedimento, que pode ser primordial para facilitar seu entendimento sobre o desembaraço aduaneiro.

Além disso, será possível identificar se houve alguma taxa e também o valor da mesma. Acompanhe a leitura para não perder nenhum detalhe sobre o assunto.

fiscalizacao-aduaneira-finalizada-correiros-como-saber-se-fui-taxado Fiscalização Aduaneira Finalizada Correios: Como saber se fui taxado e valor

O que é a fiscalização Aduaneira

A primeira coisa que você deve entender é o que é a fiscalização aduaneira. Esse processo não se dá quando há uma importação de algum produto.

Basicamente, quando você realiza uma compra Internacional, existe a necessidade de parar no desembaraço aduaneiro para realizar a fiscalização do seu produto.

Quando a mercadoria que você comprou Internacional chega ao Brasil, o status da sua encomenda tende a aparecer como fiscalização aduaneira em andamento.

Após a realização dela, com o seu status concluído, ao rastrear a sua encomenda é possível encontrar a informação fiscalização aduaneira finalizada.

A partir daí, será necessário identificar se a mercadoria foi liberada, se é necessária alguma documentação para a sua liberação ou se Ela Foi retida por algum outro motivo.

Quando mercadoria é liberada assim que realizar a sua fiscalização, chama-se de canal verde. Quando ela é retida por alguma questão documental, o canal é amarelo.

O canal o sinal vermelho é quando além de analisar a questão documental também é necessário analisar minuciosamente a mercadoria.

O sinal ou canal cinza passa por um procedimento mais rigoroso. Por isso, é importante ficar atento a todos as tramitações para evitar surpresas negativas ao longo do desembaraço aduaneiro.

fiscalizacao-aduaneira-finalizada-correiros-como-saber Fiscalização Aduaneira Finalizada Correios: Como saber se fui taxado e valor

Como saber se fui taxado

O pagamento de taxas quando acontece a fiscalização aduaneira pode ser bem comum se a sua mercadoria não passar pelo canal verde.

Como dito acima, o canal verde libera sua mercadoria sem preocupações e os demais canais precisam que seja avaliada não só a documentação como também a mercadoria em si.

Qualquer procedimento na fiscalização aduaneira que implique em realizar novas Ações, pode ser um fator preocupante. Geralmente, ocorre o pagamento de taxas para todos os outros canais que não sejam o canal verde.

Além disso, é necessário atentar-se para a cobrança das taxas das compras que são realizadas fora do Brasil. Acontece que, em geral, existe um limite para as compras de produtos importados e ele não pode ser acima do que 100 dólares.

Como o dólar americano está em aproximadamente 5,20 reais, 100 dólares dá uma média de 519,97 reais. Ultrapassando este valor, existe a possibilidade da cobrança de taxas em cima do valor dos produtos.

Caso as encomendas ultrapassem o valor de 500 dólares, será necessário realizar uma declaração simplificada de importação. Apesar da declaração, ainda existe a possibilidade de ser taxada após a fiscalização aduaneira finalizada.

Todas as informações sobre sua encomenda e a fiscalização aduaneira finalizada podem ser encontradas no status de rastreio da sua encomenda.

É possível conferir realizando o acesso ao site www.correios.com.br e acompanhar os status da sua mercadoria.

fiscalizacao-aduaneira-finalizada-correiros-como-saber-se-fui-taxado-e-valor- Fiscalização Aduaneira Finalizada Correios: Como saber se fui taxado e valor

Quais documentos são exigidos para comprovação na fiscalização aduaneira

Alguns documentos são imprescindíveis para realizar o chamado desembaraço aduaneiro, que nada mais é do que a fiscalização aduaneira.

Quando acontece a retenção de algum produto pela fiscalização aduaneira, Alguns documentos podem ser solicitados.

Dentre os documentos necessários para fazer a comprovação ao longo do processo de fiscalização são necessários: o comprovante de pagamento do ICMS, a licença na importação, o certificado de origem, o documento que comprove e declare a importação, algo equivalente a nota fiscal e outros.

Não pode ser que ao longo da fiscalização sejam exigidos documentos específicos, que não foram elencados acima e para isso é necessário realizar o acompanhamento para obter todas as informações necessárias.

Um fato importante, é que não existe um prazo específico para realizar toda a fiscalização aduaneira até que ela seja finalizada. Assim que a sua mercadoria ingressa no Brasil, pode ser um tempo curto ou pode levar dias para que tudo seja realizado.

Em alguns casos, a fiscalização pode acontecer durante meses até que toda a tramitação seja completa.

Ademais, alguns casos, só podem ser retirados mediante o pagamento das taxas aplicadas em decorrência da fiscalização. O não pagamento delas pode impedir a retirada dos seus objetos.

Mas, afinal de contas, onde podem ser pagas as taxas que implicam no recebimento da mercadoria?

O pagamento das taxas pode ser realizado Pelo aplicativo dos Correios através de boleto bancário. Existe a possibilidade de realizar o pagamento pelo cartão de crédito.

A emissão do boleto pode acontecer através do site dos Correios na aba minhas importações.

A partir dessas informações, entender um pouco sobre a fiscalização aduaneira finalizada e como saber se fui taxado será mais simples do que parece.

Desmistificando esse processo, basta você aguardar a tramitação da sua documentação para verificar se foi ou não taxado efetuar o pagamento das possíveis taxas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Fiscalização Aduaneira Finalizada Correios: Como saber se fui taxado e valor O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário