10 melhores cursos extracurriculares gratuitos em 2024

Olá queridos leitores, o texto de hoje foi feito para você que está em busca de dar aquela alavancada na sua carreira, ou que está a procura de um novo curso. Falo isso porque no texto de hoje irei falar sobre os 10 melhores cursos extracurriculares gratuitos para fazer em 2024. As atividades extracurriculares são aquelas que vão muito além do que se espera quando está se fazendo um curso específico. Muito embora essas atividades extracurriculares não façam parte da sua experiencia profissional propriamente dita, elas podem contar muito na hora de conseguir um emprego. No passado, o próprio acesso à educação de qualidade era mantido restrito apenas a um pequeno grupo de pessoas. Atualmente, existe um grande número de cursos sendo oferecidos de maneira totalmente gratuita. A democratização da educação foi impulsionada pelo avanço e disseminação das tecnologias digitais. O mundo digital tornou possível fazer um curso ou se especializar em qualquer área de maneira totalmente remota. Várias coisas podem ser determinantes na hora de escolher os melhores cursos extracurriculares. Um deles é a instituição que está oferecendo esse curso, aliás, ter boas instituições em seu currículo é uma ótima estratégia.

1- Escola Virtual – Fundação Bradesco

O Escola Virtual é uma iniciativa da Fundação Bradesco, um espaço totalmente digital criado em 2001. O principal foco desse espaço é promover a democratização do conhecimento através da oferta de cursos totalmente online. O portal fornece cursos de introdução à Gestão de Projetos e Administração, que é dividido em 5 módulos. A plataforma torna possível que o aluno estude no próprio ritmo, sem um prazo para concluir o aprendizado.

melhores-cursos-extracurriculares 10 melhores cursos extracurriculares gratuitos em 2024

2- Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A FGV Online constitui o OEC (Open Education Consortium, ou Consórcio de Educação Aberta). Em outras palavras, é uma organização que reúne várias instituições de ensino de todo o mundo. A FGV foi a primeira instituição de educação brasileira a fazer parte do consórcio, em 2008. A plataforma oferece diversos cursos nas áreas de Marketing e Vendas, Finanças, Planejamento Familiar, Direito, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social, entre muitos outros. Os cursos tem duração média de 12 horas, todos com certificado.

3- Sistema FINDES

O FINDES é um sistema que contém o SESI e o SENAI no estado do Espírito Santo, e isso não é um impedimento geográfico. Isso mesmo, não precisa viajar para o estado para acessar os cursos oferecidos. O SESI disponibiliza cursos de Matemática Básica, Redação Administrativa, Comunicação Efetiva, Comunicação Organizacional, entre muitos outros. O SENAI, por outro lado, dispõe cursos de Educação Ambiental, Desenho Arquitetônico, Finanças Pessoais, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, entre muitos outros.

4- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas

O SEBRAE criou uma plataforma online que oferece diversos cursos totalmente gratuitos para pessoas que querem empreender e investir. Além disso, o curso auxilia na obtenção de conhecimento e aprimoramento do currículo. Os cursos oferecidos são de Gestão Empresarial Integrada, Empreendedorismo como Opção de Carreira, Planejamento Estratégico para Empreendedores, entre muitos outros. Além disso, a plataforma oferece cursos mais específicos como Receita de Sucesso, voltado para quem quer empreender a área alimentícia.

5- Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade do Brasil, e figura entre uma das melhores do mundo. A instituição fornece mais de 1400 horas de videoaulas totalmente gratuitas sobre temas variados. Apesar disso, esse canal não emite certificados, entretanto, é bom lembrar que todo o conhecimento é bom.

melhores-extracurriculares-cursos 10 melhores cursos extracurriculares gratuitos em 2024

6- Learncafe

A plataforma Learncafe oferece mais de 2300 opções de cursos extracurriculares de forma totalmente gratuita e online. Não bastasse essa variedade, todos os cursos emitem certificados. Os cursos possuem variadas carga horárias que dependem do tipo de curso. Os cursos são das áreas de tecnóloga, marketing, idiomas, comunicação, arte e cultura, além de muitas outras opções.

7- Cursos Rápidos Grátis

Estes é um site que oferece uma grande quantidade de cursos gratuitos nas mais diversas áreas do conhecimento. Um grande diferencial da plataforma é que os conteúdos são totalmente voltados para a capacitação profissional e para a inclusão social. Os cursos são os mais variados, como Noções Básicas de Primeiros Socorros, Monitor de Transporte Escolar, Porteiro, Televendas, Marketing, entre outros

8- Unieducar

Muito embora seja um site que oferece cursos pagos, o portal conta também com os cursos gratuitos. Essas opções gratuitas são videoaulas com uma duração um pouco mais reduzida, mas que também garante emissão de certificados. As categorias são divididas em áreas e contém cursos de cada área.

9- Cursos Online Educa

Outra opção para quem quer uma variedade de cursos gratuitos é a plataforma Cursos Online Educa. São diversas alternativas nas mais variadas áreas do conhecimento, todas com certificação gratuita. Os cursos são de informática e programa, aprimoramento de cozinha, soluções sustentáveis para o meio ambiente, entre muitos outros.

10- Instituto Nacional de Ensino a Distância

O INEAD oferece cursos extracurriculares e totalmente gratuitos nas mais diversas áreas do conhecimento. Entretanto, a plataforma cobra uma taxa para emissão do certificado, que corresponde à validação e envios através do Correios. No portal você encontrará cursos com carga horária de até 100 horas.

cursos-melhores-extracurriculares 10 melhores cursos extracurriculares gratuitos em 2024

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 melhores cursos extracurriculares gratuitos em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário