Grêmio História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

O Grêmio Futebol Clube Porto Alegrense foi fundado em 15 de setembro de 1903.

O time foi fundado pelo paulista Cândido Dias da Silva e seus amigos. Poucos dias antes da formação do time, Silva, que sempre carrega uma bola de futebol debaixo do braço, foi assistir às atuações de jogadores da Inglaterra e da Alemanha na seleção gaúcha. Durante a manifestação, a bola murchou e Silva correu para pegar a bola emprestada. Depois do jogo, ele foi conversar com jogadores de futebol para aprender mais sobre futebol e como montar um time, e uma semana depois nasceu o Grêmio.

Um dos maiores clubes de futebol do Rio Grande do Sul tem uma longa história com muitos títulos, mas também algumas decepções e derrotas, como todo grande time. Pelo time já passaram muitos jogadores, uns mais famosos que outros.

 10 maiores jogadores da história do Grêmio

gremio Grêmio História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

. Confira essa seleção abaixo!

10. Tarciso

É um dos maiores atacantes da história do clube desde a conquista da Libertadores e da Copa do Mundo de 1983. Marcou gols importantíssimos, como na vitória da semifinal da Libertadores sobre o Estudiantes em 1983. É o jogador com mais participações com a camisa gaúcha, com 721 partidas e 226 gols.

9. Hugo de León

O uruguaio tornou-se zagueiro e capitão do Uruguai em 1983 e era tão cheio de caráter e determinação que uma foto marcante o mostra erguendo a Copa Libertadores com o rosto coberto de sangue. Com tanta força, a torcida tricolor saiu vitoriosa. Mas não se trata apenas de raça, trata-se também da habilidade dos defensores. Não durou muito no Grêmio, mas sua passagem pelo clube foi extraordinária.

8. Adilson Batista

Ele foi apelidado de “Capitão América” ​​​​por sua vitória na Copa Libertadores de 1995. Ele e seu companheiro Rivarola formaram uma das defesas mais fortes que o clube gaúcho já produziu. Ele jogou com muita habilidade e teve a liderança que o time precisava naquele momento. Seu modo de jogar encantou muitos torcedores.

7. Yurico Lara

Foi um goleiro tão marcante para o time que é citado até no hino do clube. Foi considerado o goleiro do time e defendeu o tricolor por 16 anos, de 1920 a 1935. Disseram que ele é um dos únicos goleiros que pode impedir Arthur Friedenreich.

6. Jardel

Um dos centrais mais famosos do time gaúcho. Sua reputação estava em frangalhos quando chegou ao clube por empréstimo do Vasco. Porém, com tempo e gols, ele provou o contrário. Ele fez o que um central lhe pediu: pegou a bola que lhe foi passada. Sua especialidade é cabecear, e o cruzamento costuma ser feito pelo companheiro de ataque Paul Nunes.

5.Baltasar

Quando chegou ao clube, já havia vencido dois gaúchos e era artilheiro das duas competições. Ele é um centroavante matador com alta capacidade de pontuação. Cada movimento seu garantiu ao Tricolor o primeiro título brasileiro contra o São Paulo, no Morumbi, apesar de ter perdido um pênalti no jogo de ida, no Estádio Olímpico. Ele é considerado um dos maiores artilheiros do time com 131 gols.

4. Paulo Nunes

É um atacante com muita personalidade, atrevido e provocador com os adversários, mas também um jogador muito bom e com uma técnica muito boa. Paul Nunes e Jardell formaram uma grande dupla ofensiva, que trouxe muita alegria aos torcedores na década de 90. A jogada mais jogada entre os dois foi: Paul Nunes na linha de base sempre passava na cabeça de Jardell.Del. Mas não foram só assistências, ele também marcou gols muito importantes para o clube e conquistou muitos títulos.

3. Dinho

Também foi destaque da década de 1990, conhecido como “Cangaceiro dos Pampas” pela forma dura e violenta de marcar os adversários. O sergipano sempre deu segurança à defesa do Grêmio e é um meio-campista determinado. Ele se tornou um dos ídolos de seus fãs. Em 1995, ele marcou contra o Atlético Nacional, na Colômbia, para ajudar o Grêmio a conquistar o título da Copa Libertadores.

2.Dan Lei

Também foi destaque da década de 1990, conhecido como “Cangaceiro dos Pampas” pela forma dura e violenta de marcar os adversários. O sergipano sempre deu segurança à defesa do Grêmio e é um meio-campista determinado. Ele se tornou um dos ídolos de seus fãs. Em 1995, ele marcou contra o Atlético Nacional, na Colômbia, para ajudar o Grêmio a conquistar o título da Copa Libertadores.

gremio Grêmio História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos

1. Renato Gaúcho

Este é sem dúvida o maior deles. Conquistou a Copa Libertadores e a Copa do Mundo de 1983 pelo clube, título mais importante do Tricolor. Foi o melhor jogador do time nesses jogos, marcando dois gols na final da Copa do Mundo contra o Hamburgo. Porém, além do personagem fantástico, Renato também é extremamente reverente e polêmico, o que faz com que os fãs o amem ainda mais. Hoje técnico do time, que participou da Copa do Brasil 2016 e ajudou o time a escapar de uma ausência de 15 anos, ele é sem dúvida o mais destacado da lista.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Grêmio História do time: Curiosidades e 10 maiores ídolos O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário