Índios Yanomamis fotografados com desnutrição eram venezuelanos?

Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais postagens alegando que os índios yanomamis fotografados com desnutrição eram venezuelanos. Essas publicações acumulam várias curtidas e já foram compartilhado diversas vezes. Dessa forma, diante da repercussão, veja agora se essa é uma notícia verdadeira ou apenas mais uma fake news.

Indios-Yanomamis-com-desnutricao-era-venezuelanos Índios Yanomamis fotografados com desnutrição eram venezuelanos?

Índios Yanomamis com desnutrição eram venezuelanos?

Para começar é preciso deixar claro que as imagens divulgadas pela imprensa dos indígenas yanomami com desnutrição grave, na verdade não eram de venezuelanos refugiados. Nas redes estão circulando a tese de que se tratava de Venezuelanos com o intuito de isentar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da culpa de ter deixado esses povos abandonados.

No entanto, o Ministério da saúde negou que esses índios eram venezuelanos que estão no Brasil buscando por socorro. Na verdade, essa crise humanitária de fato está acontecendo em terras brasileiras e já foi denunciada há bastante tempo. Pois, invasões de terras e garimpos ilegais nessa regiões acontecem com bastante frequência e aumentaram nos últimos anos. A localização dessas terras está entre os estados do Amazonas e Roraima, região onde vivem esses povos, na divisa entre Venezuela e Brasil.

Mas, mesmo assim informações falsas ainda circulam sobre a situação, veja a seguir um desses textos que tem ganhado força nas redes e já tiveram vários acessos: “A narrativa dos Yanomami famintos é uma das coisas mais demoníacas que a quadrilha criou recentemente… Usar pobres índios venezuelanos subnutridos, que já perderam a força para toda e qualquer coisa, para atacar o governo Bolsonaro, é descer o mais baixo na escala de um ser humano.”

Foram divulgadas na mídia que yanomamis sofrem com desnutrição e doenças há muito tempo, mesmo tendo sido enviado diversos alertas ao governo federal, nada foi feito. Com isso, começou a surgir essas publicações nas redes para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro. Essas publicações afirmam que as fotos dos indígenas são de Venezuelanos buscando ajuda no Brasil. Mas, como visto anteriormente, o Ministério da saúde já negou essas informações.

O que está acontecendo com os Índios Yanomamis:

Primeiro, para quem não sabe esses índios yanomamis fotografados vivem em território brasileiro, localizados em uma região ao norte dos estados do Amazonas e Roraima, na fronteira entre Venezuela e Brasil. Apesar disso, não existe registros de nenhum refugiado venezuelano no meio dos indígenas nessa situação. Além disso, as notícias que afirmam essa tese não possuem respaldo de nenhuma autoridade brasileira.

Pois, notas oficiais do Ministério dos povos indígenas, Ministério da Casa Civil e Ministério da saúde, afirmaram que não havia venezuelanos junto com esses povos desassistidos. Na realidade, foi constatado que as equipes médicas foram em missões apenas nas regiões de Xitei e Surucucu, ambas no Brasil.

Além do mais, também é válido lembrar que diversos relatos da imprensa provam que essa crise humanitária está localizada em território brasileiro. Em alguns deles, foi publicado que povos da região de Auaris, localizado no extremo norte de Roraima, vem sofrendo com a malária e o garimpo.

Além do mais, foi registrada no ano de 2023 a morte de seis crianças por motivos que poderiam ser evitados. Algumas notícias e fotos que também mostram situações emergenciais nas regiões de Xitei e Homoxi, localizadas no Brasil.

Denúncias de emergência dos Índios Yanomamis:

Por fim, essas denúncias relatas de negligência à saúde dos índios yanomamis, fizeram o Ministério da Saúde declarar estado de emergência a esses povos. Além disso, essas denúncias não são tão atuais como pensam, pois, na verdade denúncias sobre a situação dos povos indígenas tem sido feita há tempos.

Por exemplo, em 2023, a Associação dos Povos indígenas do Brasil (Apib), denunciou o aumento de violência aos povos dessas regiões e pediu que retirassem das terras dos Munduruku e Yanomami esses invasores garimpeiros. Na mesma época, foi publicada fotografias de crianças desnutridas em Roraima, na aldeia Maimasi.

Sendo assim, os Índios Yanomamis fotografados com desnutrição não eram venezuelanos e sim brasileiros, de acordo com os órgãos competentes. Ou seja, essa se trata de mais uma fake news espalhada com intuito de enganar as pessoas desinformadas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Índios Yanomamis fotografados com desnutrição eram venezuelanos? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário