INSS Reclamações: Telefone, Ouvidoria

Em todos os serviços oferecidos para uma população, é muito importante que tenha a possibilidade da pessoa que recebe esse serviço dar sua opinião. Dessa forma, é possível que esse serviço melhore com o tempo e as próximas pessoas tenham uma experiência bem melhor. No caso do INSS, que atende praticamente todos os brasileiros, especificamente aqueles que são trabalhadores, a ouvidoria também é muito importante, visto que auxilia a avaliar o atendimento do órgão, tanto internamente, quanto por parte do governo.

Por isso, se você usou algum dos serviços do INSS recentemente e quer registrar uma reclamação através da Ouvidoria do INSS pelo Telefone, é só continuar a leitura que nós te ensinaremos como você pode fazer isso.

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O que é a Ouvidoria do INSS 2024?

Basicamente, para quem não sabe, a Ouvidoria do INSS 2024, é a forma de atendimento para que a pessoa que precisa dos serviços do INSS possa entrar em contato e registrar suas reclamações, dúvidas e sugestões. Dessa forma, se você não gostou ou tem coisas para reclamar sobre algum serviço do INSS, basta entrar em contato pela ouvidoria. Em termos gerais, através da ouvidoria do INSS 2024 você pode registrar:

  • O bom atendimento recebido, dando sua opinião satisfatória, e assim contribuindo para que o INSS continue oferecendo o serviço dessa forma. Com certeza, esse não é o maior uso da ouvidoria, mas saiba que você pode fazer isso.
  • Sugestões para que os serviços possam ser melhorados. Assim, a próxima pessoa que precisar pode encontrar uma situação diferente.
  • Reclamações, no caso de você ter ficado insatisfeito com algum serviço oferecido. Você pode reclamar por exemplo se algum serviço atrasou muito para ser realizado, se houve atraso no pagamento de benefício, entre outras questões;
  • Denúncias, caso algum funcionário do INSS tenha tido atitudes suspeitas em seu atendimento. Ou ainda, caso você saiba de algum caso de fraude por exemplo, em que a pessoa recebe um benefício que não é compatível com a sua situação. Enfim, várias podem ser as denúncias realizadas.

Como funciona Ouvidoria INSS 2024?

O que acontece é que a pessoa que possui algo para reclamar, denunciar ou elogiar envia o que tem a dizer para o INSS através dos canais de comunicação que citaremos abaixo. Dessa forma, o INSS pode analisar o que você registrou. No caso de uma reclamação ou denúncia, a central do INSS irá passar para o setor responsável e depois de uma verificação, encaminhar a resposta para você.

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Reclamações Ouvidoria do INSS 2024

Dessa forma, há algumas maneiras de você registrar sua reclamação na ouvidoria do INSS. Isso porque o INSS oferece diferentes canais para que todas as pessoas possam ser atendidas. Entre os canais e a forma de registrar sua reclamação estão:

  • Telefone;
    • Para isso, basta ligar no número 135 e apertar a tecla 4 do seu teclado e assim pode registrar sua reclamação ou denúncia. Vale lembrar que as denúncias são feitas de forma anônima, então não há receio nesse momento. O horário de funcionamento é das 7 as 10 da noite de segunda a sábado.
  • Site;
    • Para registrar seu contato pelo site, basta inicialmente entrar no site. Já no site, preencha todos os campos com as informações solicitadas e assim você poderá registrar sua reclamação.
  • Presencialmente;
    • De forma presencial, é recomendado que você confira o horário de funcionamento da agência que você irá comparecer. Verifique também a situação da pandemia da Covid-19 na sua cidade e se o atendimento presencial está funcionando em decorrência disso.
  • Carta;
    • É possível enviar uma carta para a ouvidoria do INSS, registrando sua reclamação. É importante lembrar que nesse caso você deve colocar o endereço da central que é: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Sede, Térreo, Sala 45, CEP 70059-900 – Brasília/DF.
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Consulta Reclamação Ouvidoria INSS 

Então, se você realizou a reclamação, denúncia ou elogio através da Ouvidoria do INSS, chegou a hora de você conferir como está o andamento do seu contato. Isto é, se algo foi feito em relação ao que você registrou. Para isso, basta entrar no site da ouvidoria que foi colocado mais acima. Dentro do site, você irá na aba “Espelho”. Assim, por meio da aba “Histórico” você conseguirá consultar o status da sua solicitação e verificar o que foi feito em relação ao que você registrou. Entre os status possíveis de aparecer estão:

  • Aceita: Mostra que o INSS aceitou o que você registrou mais ainda está realizando os trâmites necessários para analisar;
  • Em Análise: Nesse caso, a análise do que você registrou está na etapa de análise e logo o INSS passará para o setor responsável;
  • Encaminhado para Área Técnica Solucionadora: Nessa etapa, o INSS encaminhou a sua reclamação para o setor envolvido;
  • Revisão de Resposta Final: Basicamente, depois de todos os passos anteriores, um servidor do INSS irá verificar se está tudo certo para enviar para você;
  • Concluído: Nesse caso, você está na última fase e a resposta para a sua solicitação deve estar disponível.
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Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]
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