Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Meu INSS Carta de Concessão: Emissão, Imprimir

Publicado

em

Usada para comprovar determinado benefício, a Carta de Concessão INSS  é extremamente importante. Compreender como esse documento é emitido, qual a função dele e em que casos deve ser utilizado, é essencial para qualquer tipo de segurado. Por isso, neste artigo, você terá acesso a informações fundamentais sobre este documento. Confira!

emissao-carta-concessao-inss Meu INSS Carta de Concessão: Emissão, Imprimir

Emissão Carta de Concessão INSS

O que é a Carta de Concessão? Emitido pelo INSS, este é um documento de extrema importância, e deve receber a devida aprovação. Nesta carta, estão contidas todos os dados referentes a solicitação feita. O Correio é o responsável por entregar este documento na casa da pessoa que obteve direito ao benefício. Se o indivíduo realizar um pedido de aposentadoria e ele for deferido, ele deve receber este documento em um período de 20 dias corridos, depois do deferimento. Esse é o critério informado pelo órgão responsável.

Do mesmo modo, o indivíduo que fizer uma solicitação para receber o auxílio-doença, também deverá receber este documento, depois de passar por todas as etapas necessárias de perícia médica. Por meio dessa carta, o beneficiário tem acesso a todos os dados referentes aos cálculos dos valores do benefício.

Por meio deste documento, o beneficiário também tem acesso ao valor que vai receber e onde poderá pegar o dinheiro. Além disso, também é possível pedir que os valores sejam revisados, se eles estiverem abaixo do esperado pelo beneficiário, ou seja, identificada qualquer incoerência nos cálculos. Esse é um documento gratuito e que serve como comprovação do benefício.

Além disso, a carta é um documento muito importante para comprovar o benefício em processos judiciais, principalmente nos casos em que o benefício é contestado, ou até mesmo quando um pedido de rescisão é feito. Esse é um documento muito útil para servir como prova em qualquer processo judicial, caso queiram revisar os valores recebidos no INSS.

É sempre importante lembrar que cada um dos benefícios possui uma Carta de Concessão própria. Por isso, se o indivíduo tiver direito a dois benefícios, por exemplo, cada um possuirá uma carta com suas próprias características.

Continue lendo a matéria até o final para saber detalhes de como emitir carta concessão INSS e outras informações importantes.

emitir-carta-concessao-inss Meu INSS Carta de Concessão: Emissão, Imprimir

Imprimir Meu INSS Carta de Concessão

Se você não sabe como pedir este documento de comprovação de um benefício ao INSS, neste tópico, nós vamos explicar como é feito o processo, tanto online quanto offline. A seguir, confira como fazer a consulta pelo site e também pelas agências (como obter a Carta de Concessão pela Internet e na Agência):

  • Como obter pela Internet –  Para que você possa fazer o pedido desse documento pela Internet, confira os passos a seguir:
  1. O primeiro passo é acessar o portal do Meu INSS. Depois disso, seja pelo site ou pelo aplicativo, você deve fazer login com o seu CPF e a sua senha cadastrada no portal Gov.br.
  2. O próximo passo é selecionar a opção de “Carta de Concessão”, que se encontra na tela inicial. Você poderá ver essa opção logo depois do botão de “Certidão por Tempo de Contribuição”.
  3. Após realizar todo este processo, o próximo passo é abrir e imprimir a sua Carta de Concessão. Se ela tiver sido aprovada, você terá acesso a ela na tela do seu computador ou aparelho móvel. Depois de conferir se está tudo certo, basta fazer o download do arquivo e deixar salvo no seu computador, ou imprimir.

imprimir-carta-concessao-inss Meu INSS Carta de Concessão: Emissão, Imprimir

Meu INSS Carta de Concessão

  • Como obter na Agência

Se você não souber ou não quiser realizar o pedido pela Internet, ou caso o sistema estiver instável, também é possível obter este documento em uma das agências, de forma presencial. Confira os passos:

  1. Entre no site do Meu INSS: Para obter o documento presencialmente em uma agência, você precisa agendar o seu atendimento com antecedência pelo site. Para agendar, você deve entrar no Meu INSS.
  2. Criar um requerimento: Na página inicial, você terá acesso a opção de “Agendamentos/Solicitações”, clique nela e depois em “Novo Requerimento”. Após isso, basta clicar no botão de “Agendar para Retirada de Extratos”. Em seguida, deve-se escolher a opção de “Carta de Concessão do Benefício – Atendimento Presencial”. Por fim, o indivíduo receberá uma informação de que este documento pode ser visualizado e impresso. Entretanto, se a pessoa ainda quiser ir buscar em uma agência, ela pode.
  3. Selecione uma data e um horário para pegar a carta: Neste último passo deste processo, você deve selecionar uma data para ir no INSS para buscar o documento. Contudo, você pode escolher um procurador para fazer esse trabalho.

Gostou das dicas apresentadas até aqui? Então não deixe de acompanhar nosso site oficial, atualizado diariamente, para ficar por dentro de dicas sobre inscrição para vestibular, vagas de jovem aprendiz, vagas de emprego, concursos públicos, oportunidades de trabalho, dicas de estudos, dentre outras informações importantes para o seu dia a dia e o de sua família.

 

 

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Meu INSS Carta de Concessão: Emissão, Imprimir em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência em treinamentos online e elaboração de artigos dos mais diversos temas para portais de notícias online.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.