Moeda Stellar: Vale a Pena, o que pode oferecer
A Stellar é uma rede descentralizada popular, criada em 2014 na esperança de facilitar uma transação de fundos no universo das criptomoedas. Essencialmente, é um dos primeiros serviços P2P modernos para cripto, e a maioria das outras plataformas deste tipo tomou o lugar da Stellar. Então, o que ela oferece, com toda sua influência?
O que é a Stellar?
Há dois lados nesta rede. Um deles é um sistema completo peer-to-peer (P2P), que um cliente comum utilizaria. A outra é uma plataforma para desenvolvedores que querem se aprofundar nos processos por trás da Stellar.
P2P
O lado P2P é o que mais pessoas estão familiarizadas. Ele basicamente permite que as pessoas troquem dinheiro pessoalmente, sem muita mediação. Uma pessoa cria uma oferta sob a forma de uma ordem. Está disponível em acesso aberto, e qualquer um pode aceitar esta oferta. É exatamente por isso que é chamado de peer-to-peer (entre pares) – não há bolsa entre eles.
As moedas disponíveis para trocas incluem criptomoedas, naturalmente. As moedas e tokens maiores e menores são trocados o tempo todo dentro da Stellar. No entanto, você também pode trocar dinheiro fiduciário (moedas nacionais) e até mesmo títulos negociáveis. As transações não estão limitadas a um único tipo, também. Você pode trocar todos os três livremente.
Por exemplo, é possível trocar uma rupia indonésia por Ethereum, uma coroa norueguesa por um rublo russo, ou Bitcoin Cash por ouro. Muitos itens com os quais os traders de ações lidam estão disponíveis (é isso que eles querem dizer com “títulos”). Todas essas transações são normalmente rápidas, transparentes e convenientes.
Para desenvolvedores
Desenvolvedores de cripto de todos os tipos apreciam a Stellar por seus protocolos flexíveis e abertos e guias abrangentes para utilizá-los. Existem muitas outras redes – a maioria soluções de pagamento – que utilizaram os protocolos e códigos da Stellar. Algumas das mais conhecidas incluem: Coinvest, SatoshiPay, Securrency, entre outros.
Se você deseja criar uma rede descentralizada, um dApp ou uma transação em blockchain própria, você pode fazer isso aqui. A Stellar, no entanto, incentiva você a aprender primeiro sobre o processo. Há muitos materiais didáticos oferecidos em seu site oficial. É produzido de forma abrangente e demonstrativa que deixa pouco espaço para a confusão se você realmente se comprometer a aprender os algoritmos.
Você pode fazer muito, mas a blockchain local é focada principalmente nas transações. Por exemplo, mesmo com algum conhecimento insignificante de desenvolvimento, você pode criar transações personalizadas com muitos parâmetros, operações e configurações diferentes. Você pode então enviar e usar tudo em aberto.
O único problema é que há tantos materiais que muitas vezes não dá para saber por onde começar. É isso, se você é novo nesta área. Se você já sabe uma ou duas coisas sobre desenvolvimento descentralizado, não será um grande problema para você. Resumindo, estes materiais são bons para aprender sobre a Stellar, mas não são bons para aprender sobre protocolos de cripto em geral. É um material mais ou menos avançado.
Uma vez que você aprendeu o básico, porém, a Stellar é um bom lugar para iniciar seu primeiro projeto descentralizado – especialmente se você quiser que seja sobre finanças, transações e pagamento. A Stellar é perfeita para isso.
O site mais atualizado de 2024!